Países doam bilhões para financiar vacina contra coronavírus

Narendra Shrestha / EPA

Lideradas pela UE, nações e entidades lançam iniciativa internacional para financiar pesquisas voltadas à imunização e tratamento da covid-19. Comissão Europeia doa 1 bilhão de euros. EUA não participam dos esforços.

Líderes internacionais anunciaram contribuições milionárias durante um evento internacional nesta segunda-feira para arrecadar fundos para o desenvolvimento de vacinas e tratamentos contra a covid-19.

A iniciativa realizada em uma conferência online com a participação de várias lideranças internacionais tem como objetivo arrecadar 7,5 bilhões de euros.

O evento, liderado pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, visa reunir recursos de governos e organizações filantrópicas em todo o mundo para desenvolver a imunização e disponibilizar os tratamentos de modo universal e a preços acessíveis.

Os organizadores da iniciativa, que incluem, além da União Europeia (UE), Reino Unido, Noruega, Canadá, Japão e Arábia Saudita, têm como objetivo arrecadar recursos durante as próximas semanas ou meses, com o apoio do Banco Mundial e da Fundação Bill e Melinda Gates e doadores privados.

A Comissão Europeia deu início ao evento prometendo doar 1 bilhão de euros para a iniciativa. Em seguida, o presidente da França, Emmanuel Macron, e a chanceler federal da Alemanha, Angela Merkel, anunciaram doações no valor de 500 milhões e 525 milhões de euros, respectivamente, e a Itália, outros 140 milhões.

A Arábia Saudita se comprometeu a doar 500 milhões de dólares. O Canadá anunciou a doação de 850 milhões de dólares, enquanto o Reino Unido (482 milhões de dólares), África do Sul (1,3 milhão) e Israel (16 milhões) também anunciaram contribuições.

Segundo Von der Leyen, as doações já somam 7,4 bilhões de euros. Entretanto, não foi esclarecido quanto dos valores arrecadados nesta segunda-feira podem ser considerados como novos financiamentos e quanto seria de contribuições habituais dos países.

“Acredito que o dia 4 de maio ficará marcado como um momento de uma virada em nossa luta contra o coronavírus, porque, hoje, o mundo está se unindo”, disse a chefe da Comissão Europeia. Ela ressaltou que a doação de Bruxelas é um “esforço da equipe Europa”, o que significa que inclui contribuições de Estados-membros da UE.

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, afirmou que “o alcance de nossa reação deve igualar o alcance da crise. Estes são dias obscuros, mas que também revelam nossa humanidade”.

Uma carta a ser assinada pelos líderes dos países que integram a iniciativa reafirma o apoio à Organização Mundial de Saúde (OMS) e à Fundação Bill e Melinda Gates. O documento explica que os recursos serão inicialmente destinados a organizações internacionais de saúde e de pesquisa, e visam “dar início a uma cooperação global sem precedentes entre cientistas e reguladores, indústria e governos, organizações e fundações profissionais de saúde internacionais”.

Segundo a carta, mesmo que o alvo da arrecadação de fundos seja atingido, ainda mais recursos serão necessários para fazer com que a vacina esteja “disponível, acessível e viável para todos”. “Se conseguirmos desenvolver uma vacina que seja produzida para todo o mundo, este será um bem público global singular para o século 21”, afirma o documento.

O Global Preparedness Monitoring Board, uma organização apoiada pela ONU que monitora crises de saúde, estima que serão necessários ao menos 3 bilhões de dólares para desenvolver, produzir e distribuir uma vacina contra a covid-19.

Segundo as estimativas, 2,5 bilhões de dólares devem ser destinados ao desenvolvimento de tratamentos antivirais eficazes contra a doença, além de 750 milhões para kits de testes, e outros 750 milhões para abastecer os estoques de equipamentos de proteção essenciais, como as máscaras.

Por fim os 1,25 bilhão de dólares restantes previstos no financiamento inicial da iniciativa deverão ser entregues à OMS, para serem utilizados nos países mais vulneráveis.

O papa Francisco expressou apoio à conferência dos doadores e pediu que ainda mais doações sejam feitas para o desenvolvimento de tratamentos. “Quero apoiar e encorajar a colaboração internacional que ocorre através de várias iniciativas para dar uma resposta adequada e eficiente à grave crise que vivenciamos”, afirmou.

No sábado, Merkel já havia feito um apelo por maior colaboração internacional no desenvolvimento de uma vacina e na garantia de que ela seja disponibilizada a todas as pessoas. “Somente através de ações conjuntas, internacionais e multilaterais podemos superar essa pandemia”, defendeu a chefe de governo alemã.

Os Estados Unidos, o país mais afetado pela pandemia de covid-19, não tomaram parte na iniciativa. Recentemente, o presidente americano, Donald Trump, anunciou a suspensão do apoio financeiro de seu país à OMS, criticando o modo como a entidade lidou com a crise gerada pela doença.

A primeira-ministra da Noruega, Erna Solberg, lamentou a ausência dos EUA. “É uma pena que os Estados Unidos não sejam parte disso. Quando se está em uma crise, deve-se lidar com ela, o que se faz em conjunto”, afirmou.

“Todos, certamente, vão avaliar seus trabalhos e, em certa altura, ver se poderiam tê-lo feito de modo diferente”, observou a norueguesa. “Mas isso se faz posteriormente, e não em meio à crise.”

A Noruega doou 1 bilhão de dólares à Aliança Global por Vacinas e Imunizações (Gavi, na sigla em inglês), um fundo financiado pelo país que se dedica a projetos desse tipo desde sua fundação, no ano 2000. O país também anunciou uma doação adicional de 4,8 milhões de dólares à OMS, além de sua contribuição habitual ao financiamento da entidade.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …