Papa manifesta solidariedade a Lula em carta

Ricardo Stuckert / Instituto Lula

Em mensagem a ex-presidente, pontífice lamenta “as duras provas” enfrentadas pelo petista e pede que não desanime. Francisco diz ainda que relatos de Lula sobre cenário político do Brasil lhe serão “de grande utilidade”.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou nesta quarta-feira (29/05), em seu site oficial, uma carta que recebeu do papa Francisco. No texto, datado de 3 de maio, o pontífice lamenta “as duras provas” vividas pelo petista nos últimos tempos e o encoraja a “não desanimar”.

A correspondência é uma resposta a uma carta escrita por Lula em 5 de abril, em que ele agradece o apoio de Francisco ao povo brasileiro na defesa dos direitos dos mais pobres, além de relatar seu estado de ânimo sobre o atual contexto sócio-político do país – “o que me será de grande utilidade”, escreve o papa na mensagem.

Embora não comente a situação judicial do ex-presidente – que foi condenado em dois casos de corrupção e está preso há mais de um ano –, o pontífice manifesta solidariedade a Lula e lamenta as recentes perdas sofridas por ele na prisão.

“Tendo presente as duras provas que o senhor viveu ultimamente, especialmente a perda de alguns entes queridos – sua esposa Marisa Letícia, seu irmão Genival Inácio e, mais recentemente, seu neto Arthur de somente 7 anos –, quero lhe manifestar minha proximidade espiritual e lhe encorajar pedindo para não desanimar e continuar confiando em Deus“, diz o texto.

Francisco também escreve sobre o papel dos líderes, afirmando que “a responsabilidade política constitui um desafio permanente para todos aqueles que recebem o mandato de servir o seu país, de proteger as pessoas que habitam nele e de trabalhar para criar as condições de um futuro digno e justo”.

“Estou convencido de que a política pode tornar-se uma forma eminente de caridade, se for implementada no respeito fundamental pela vida, a liberdade e a dignidade das pessoas”, completa o chefe do Vaticano.

Na mensagem enviada ao papa, além de agradecer a ele pela contribuição para a defesa dos direitos dos mais desfavorecidos, Lula disse ter consciência de que só está preso porque “os poderosos querem destruir toda a rede de proteção e cuidado” que ele e seu governo também construíram para os “excluídos”.

Escrevendo no início de maio, Francisco mencionou ainda as celebrações pela ressurreição de Jesus Cristo e descreveu a Páscoa como a “esperança da humanidade”.

“Graças a Ele, podemos passar da escuridão para a Luz; das escravidões deste mundo para a liberdade da Terra prometida; do pecado que nos separa de Deus e dos irmãos para a amizade que nos une a Ele; da incredulidade e do desespero para a alegria serena e profunda de quem acredita que, no final, o bem vencerá o mal, a verdade vencerá a mentira, e a Salvação vencerá a condenação.”

O papa encerra a carta assegurando orações a Lula “a fim de que, neste tempo pascal de júbilo, a Luz de Cristo ressuscitando o cumule de esperança”. “Peço-lhe que não deixe de rezar por mim. Que Jesus lhe abençoe e a Virgem Santa lhe proteja”, conclui o texto.

Segundo o Instituto Lula, esta é a segunda vez que Francisco se comunica com o ex-presidente desde que ele foi preso, em abril de 2018. No ano passado, o pontífice teria enviado um rosário abençoado e uma mensagem de paz escrita na versão italiana do livro A verdade vencerá: o povo sabe por que me condenam, escrito por Lula.

Na carta enviada em abril deste ano ao líder religioso, o petista diz que segue lutando para provar sua inocência e conta que tem “sido provado com muitas dores”, mas que não desiste. “O amor ao meu povo e minha fé me animam, mesmo que às vezes as provações, como a morte de meu irmão e do meu neto Arthur, de apenas 7 anos, me façam duvidar de tudo”, escreve.

// DW

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Crânio achado em tumba submarina revela aparência de homem da Idade da Pedra

Oscar Nilsson, um artista forense sueco, reconstruiu virtualmente a aparência de um homem da Idade da Pedra, cujo crânio sem mandíbula foi encontrado em uma estaca dentro de uma tumba submarina de aproximadamente oito mil …

Alemanha quer eliminar extremismo de direita de tropa de elite

Com reforma, Ministério da Defesa alemão pretende "apertar o botão de reset" no KSK, unidade de elite das Forças Armadas abalada por escândalos sobre envolvimento de seus membros com extremismo de direita. A ministra alemã da …

Putin, presidente "eterno"? Para mais de 75% dos russos, a resposta é sim

Vladimir Putin, presidente "vitalício"? Essa é uma das apostas da votação que termina hoje na Rússia, e que vem sendo apoiada por cerca de 73,55% dos eleitores, que até agora votaram “SIM” neste referendo. Se …

Funcionários da Tesla são demitidos por ficarem em casa

Quando a fábrica da Tesla na Califórnia (EUA) reabriu em meados de maio, o CEO, Elon Musk, tranquilizou os trabalhadores dizendo que não precisariam ir à fábrica se "se sentissem desconfortáveis". No entanto, apesar do comunicado, …

Brasil supera marca de 60 mil mortes por covid-19

Segundo dados das secretarias estaduais e do Ministério da Saúde, total acumulado de óbitos no país é de 60.632, com 1.448.753 infecções. Brasil tem ainda 826.866 pessoas recuperadas. O painel do Conselho Nacional de Secretários de …

Especialista pode ter encontrado a resposta para estátuas egípcias com nariz quebrado

Na arte e na simbologia religiosa do antigo Egito, a representação da figura humana era celebrada como possível receptáculo de nossas almas ou mesmo de um Deus, em estátuas que possuíam profunda função ritualística. Passados alguns …

Estrela massiva desapareceu sem deixar traços

Um objeto espacial integrante da galáxia anã Kinman desapareceu de nossas vistas, de acordo com uma pesquisa publicada na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society. Essa estrela excepcionalmente grande foi descrita em 2001 …

Vacina da covid-19 produzida no Brasil será distribuída em dezembro, se aprovada

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) pode começar a distribuir a vacina contra a COVID-19 em dezembro deste ano, caso os testes finais se mostrem efetivos para evitar a propagação da doença. A vacina vem sendo …

Hong Kong: um dia após adoção da lei de segurança nacional, polícia prende 180 manifestantes

Um homem que carregava uma bandeira a favor da independência de Hong Kong se tornou nesta quarta-feira (1°) a primeira pessoa presa com base na nova lei de segurança do território, promulgada na véspera …

Brasil tem 1.280 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas

A contagem das vítimas da epidemia do novo coronavírus no Brasil, divulgada pelo painel do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e pelo Ministério da Saúde, voltou a registrar mais de mil mortes pela …