Papa manifesta solidariedade a Lula em carta

Ricardo Stuckert / Instituto Lula

Em mensagem a ex-presidente, pontífice lamenta “as duras provas” enfrentadas pelo petista e pede que não desanime. Francisco diz ainda que relatos de Lula sobre cenário político do Brasil lhe serão “de grande utilidade”.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou nesta quarta-feira (29/05), em seu site oficial, uma carta que recebeu do papa Francisco. No texto, datado de 3 de maio, o pontífice lamenta “as duras provas” vividas pelo petista nos últimos tempos e o encoraja a “não desanimar”.

A correspondência é uma resposta a uma carta escrita por Lula em 5 de abril, em que ele agradece o apoio de Francisco ao povo brasileiro na defesa dos direitos dos mais pobres, além de relatar seu estado de ânimo sobre o atual contexto sócio-político do país – “o que me será de grande utilidade”, escreve o papa na mensagem.

Embora não comente a situação judicial do ex-presidente – que foi condenado em dois casos de corrupção e está preso há mais de um ano –, o pontífice manifesta solidariedade a Lula e lamenta as recentes perdas sofridas por ele na prisão.

“Tendo presente as duras provas que o senhor viveu ultimamente, especialmente a perda de alguns entes queridos – sua esposa Marisa Letícia, seu irmão Genival Inácio e, mais recentemente, seu neto Arthur de somente 7 anos –, quero lhe manifestar minha proximidade espiritual e lhe encorajar pedindo para não desanimar e continuar confiando em Deus“, diz o texto.

Francisco também escreve sobre o papel dos líderes, afirmando que “a responsabilidade política constitui um desafio permanente para todos aqueles que recebem o mandato de servir o seu país, de proteger as pessoas que habitam nele e de trabalhar para criar as condições de um futuro digno e justo”.

“Estou convencido de que a política pode tornar-se uma forma eminente de caridade, se for implementada no respeito fundamental pela vida, a liberdade e a dignidade das pessoas”, completa o chefe do Vaticano.

Na mensagem enviada ao papa, além de agradecer a ele pela contribuição para a defesa dos direitos dos mais desfavorecidos, Lula disse ter consciência de que só está preso porque “os poderosos querem destruir toda a rede de proteção e cuidado” que ele e seu governo também construíram para os “excluídos”.

Escrevendo no início de maio, Francisco mencionou ainda as celebrações pela ressurreição de Jesus Cristo e descreveu a Páscoa como a “esperança da humanidade”.

“Graças a Ele, podemos passar da escuridão para a Luz; das escravidões deste mundo para a liberdade da Terra prometida; do pecado que nos separa de Deus e dos irmãos para a amizade que nos une a Ele; da incredulidade e do desespero para a alegria serena e profunda de quem acredita que, no final, o bem vencerá o mal, a verdade vencerá a mentira, e a Salvação vencerá a condenação.”

O papa encerra a carta assegurando orações a Lula “a fim de que, neste tempo pascal de júbilo, a Luz de Cristo ressuscitando o cumule de esperança”. “Peço-lhe que não deixe de rezar por mim. Que Jesus lhe abençoe e a Virgem Santa lhe proteja”, conclui o texto.

Segundo o Instituto Lula, esta é a segunda vez que Francisco se comunica com o ex-presidente desde que ele foi preso, em abril de 2018. No ano passado, o pontífice teria enviado um rosário abençoado e uma mensagem de paz escrita na versão italiana do livro A verdade vencerá: o povo sabe por que me condenam, escrito por Lula.

Na carta enviada em abril deste ano ao líder religioso, o petista diz que segue lutando para provar sua inocência e conta que tem “sido provado com muitas dores”, mas que não desiste. “O amor ao meu povo e minha fé me animam, mesmo que às vezes as provações, como a morte de meu irmão e do meu neto Arthur, de apenas 7 anos, me façam duvidar de tudo”, escreve.

// DW

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Brasil ultrapassa Índia e volta a ser líder mundial em mortes diárias por coronavírus

Em meio ao avanço da terceira onda da pandemia, o Brasil ultrapassou a Índia e voltou à liderança do número de mortes diárias por covid-19 registradas, em média. São mais de 2.000 óbitos registrados por …

Rajadas rápidas de rádio ajudarão a mapear distribuição de matéria no universo

O novo levantamento dos dados coletados pelo radiotelescópio CHIME (Canadian Hydrogen Intensity Mapping Experiment) resultou em mais de 500 rajadas rápidas de rádio devidamente catalogadas, todas feitas durante o primeiro ano de atuação do telescópio. Agora, …

Lider da UE chama lei húngara anti-LGBT de vergonha

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, afirma que vai usar poderes de que dispõe para garantir direitos de todos os cidadãos do bloco. Países pediram à UE que agisse. A presidente da Comissão Europeia, …

Apesar de ter vacinado mais da metade da população, Israel teme 2ª onda de Covid

O primeiro-ministro israelense, Naftali Bennett, alertou nesta terça-feira que o país pode enfrentar uma nova onda de coronavírus. Segundo ele, o aumento do número de doentes, causado pela chegada da variante Delta, “importada” por …

Cientistas resolvem enigma de esculturas de pedra de 3.200 anos da Turquia

Um recente estudo permitiu descobrir finalmente o significado e a função dos relevos em pedra criados há 3.200 anos no santuário de Yazilikaya, na Turquia, após 200 anos de conjeturas. No século XIII a.C., a alguns …

EUA não devem esperar retomada do diálogo com Pyongyang, diz irmã de Kim Jong-un

As expectativas de retomada do diálogo entre os EUA e a Coreia do Norte são erradas, podendo levar a uma "decepção ainda maior", declarou a irmã do líder norte-coreano. Na terça-feira (22), Kim Yo Jong, alta …

Ministro da Saúde diz que não há mudança de estratégia para a Coronavac

No início desta segunda-feira (21), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, revelou que não haverá qualquer mudança de estratégia para a aplicação da CoronaVac. A declaração do ministro foi feita em audiência ao Senado Federal, revelando …

Há 80 anos, Hitler invadia a URSS – e começava a perder a guerra

Adolf Hitler e seus generais vinham planejando há meses para este momento. No domingo, 22 de junho de 1941, havia chegado a hora: às 3h15 da manhã, a Wehrmacht, forças armadas nazistas, atacou a União …

Com apenas 2% da população imunizada, África quer fabricar suas próprias vacinas anticovid

A África do Sul anunciou nesta segunda-feira a primeira etapa para capacitar seu continente na produção de vacinas anticovid. A conclusão do projeto ainda não tem data prevista, mas a iniciativa já é vista …

Pessoas feias superestimam drasticamente suas aparências

Pessoas pouco atraentes parecem menos capazes de julgar com precisão sua própria atratividade, e tendem a superestimar sua aparência. Não faltam disparidades entre pessoas atraentes e pouco atraentes. Estudos mostram que os mais belos entre nós …