Para Le Figaro, “Neymar está em busca do tempo perdido”

A imprensa francesa desta sexta-feira aproveitou o retorno de Neymar a Paris e aos treinos nessa quinta-feira, para abordar o futuro do jogador do PSG. “Neymar em busca do tempo perdido” é o título de um artigo publicado pelo Le Figaro.

O jornal consevador diz que o futuro do atacante brasileiro é incerto e que a atuação dele, tanto no PSG quanto na Seleção em 2020, é aguardada com expectativa.

Le Figaro diz que o retorno ao inverno e aos dias cinzentos parisienses poderia alimentar uma saudade legítima, após as festas de final de ano no verão brasileiro, ao lado da família e dos amigos. Mas a melancolia não tem mais espaço quando se trata de Neymar, “craque que tem a imagem ofuscada e tenta recuperar o tempo perdido”, afirma o texto.

Para o jogador mais caro do mundo, comprado por € 222 milhões do Barcelona há dois anos, 2019 vai ficar na memória como uma péssima lembrança. O ano que termina foi marcado por contusões, uma acusação de estupro, uma briga com um torcedor no Stade de France e o desejo de deixar o clube francês, lembra o diário.

Luz no fim do túnel

Mas a luz começa a aparece no fim do túnel. Depois das manifestações hostis dos torcedores do PSG, indignados com os caprichos e as declarações deselegantes do atacante durante o verão, o brasileiro parece ter dado a volta por cima no segundo semestre, graças a seu desempenho brilhante em campo.

Em 12 jogos, ele marcou nove gols e fez 6 passes decisivos, além de mostrar um bom entrosamento com o francês Mbappé e com o argentino Icardi.

A estratégia de comunicação do atacante também ajudou na reconquista dos torcedores. “Darei tudo em campo para que o PSG triunfe” garantiu Neymar recentemente à imprensa francesa, cita Le Figaro. Na mesma entrevista, o craque brasileiro evitou falar do futuro.

Por que falar em partir? Ainda tenho dois anos de contrato e a equipe continua a progredir”, declarou. O “individualismo não tem espaço no futebol” é o atual mantra de Neymar, novo defensor do jogo coletivo, completa o texto.

Mas apesar de todas essas declarações, as especulações continuam na Espanha sobre sua volta ao país. Neymar não teria abandonado a ideia de vestir de novo a camisa do Barcelona, ainda sonha e estaria negociando sua transferência para a Catalunha, onde seu nome é bem cotado.

Só uma coisa poderia incitá-lo a ficar em Paris, acredita Le Figaro: um primeiro sucesso do PSG na Liga dos Campeões. Eliminado sempre nas oitavas de final da competição, o clube francês espera que seu atacante vedete esteja, desta vez, em forma e consiga acabar com a maldição.

Reconquista do Brasil

O Brasil conseguiu levantar a Copa América sem ele, em 2019, após 12 anos de espera, alfineta o artigo. Mas, como haverá uma nova edição da competição americana em 2020, na Argentina e na Colômbia, o santista terá a ocasião de dar a volta por cima também com a seleção. Os torcedores brasileiros tinham deixado de apoiar o jogador desde seu triunfo nas Olimpíadas há quatro anos, salienta o artigo.

A mudança de comportamento do atacante foi ressaltada pelo Le Parisien. O diário destacou que ao contrário da pausa do meio do ano, quando ficou uma semana a mais de férias que os outros jogadores do PSG, Neymar voltou ontem ao trabalho como prometido, junto com todo mundo, e com um novo corte de cabelo oxigenado.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …

Em último vídeo do mandato, Merkel pede que população se vacine

A chanceler alemã Angela Merkel, que deixará o poder na próxima quarta-feira (8), voltou a defender neste sábado (4) a vacinação contra a Covid-19, no último de uma série de mais de 600 vídeos …

Descobrem na China ferramenta de marfim de 99 mil anos, possivelmente a mais antiga do país

Pesquisadores desenterraram uma pá de marfim datada de há cerca de 99.000 anos em um sítio arqueológico do Paleolítico na província chinesa de Shandong. Acredita-se que o objeto seja uma das primeiras ferramentas de osso utilizadas …