Para provar que a Terra é plana, “Mad” Hughes se lançará ao céu a bordo de foguete caseiro

Há pessoas que acreditam tanto nas suas causas que arriscariam a vida por elas. Esse é o caso de Mike Hughes, um cientista autodidata que se lançará ao espaço a bordo de um foguete caseiro – para provar a Terra é plana.

Não é a primeira vez que alguém arrisca a vida para “provar” uma causa em que acredita.

Mas mesmo assim continua assustador, ou até mesmo preocupante, ler notícias como a do entusiasta da “teoria da Terra Plana”, “Mad” Mike Hughes, o cientista autodidata de 61 anos planeja seu primeiro lançamento de um foguete caseiro para provar que uma conspiração de astronautas fabricou a forma do planeta.

No próximo sábado, Hughes pretende se lançar a 805 km/h até uma altura de 549 metros por 1,6 quilômetro de comprimento através do Deserto de Mojave, na Califórnia, e, um foguete construído pelo próprio com material de sucata, pousando de paraquedas.

Assumindo que não morrerá, a jornada de Hughes deve marcar apenas a primeira fase do ambicioso programa espacial do grupo “Research Flat Earth” (algo como “Pesquisa da Terra Plana”).

O que ou como Hughes vai provar isso, ninguém sabe.

Embora não haja nenhuma hipótese de como a Terra Plana deve parecer, muitos crentes preveem um disco plano rodeado por gelo do mar, que naturalmente mantém os oceanos no lugar. O que está além do gelo do mar, se provada a Terra plana, está falta descobrir.

Hughes, um motorista de limusine, tem um histórico de aventuras com resultados mistos. Segundo o portal Ars Technica, o entusiasta detém o recorde mundial Guinness reconhecido em 2002 por saltar cerca de 31 metros em uma limusine.

O homem também já sobreviveu a um voo de foguete tripulado em 2014, no qual alcançou uma altitude de 418 metros e percorreu cerca de 250 metros, mas passou três dias se recuperando das pressões exercidas pela força gravitacional e duas semanas andando de muletas.

Tudo isso baseado na tecnologia da boa e velha Terra redonda, visto que só recentemente Hughes se tornou adepto da conspiração da moda deste ano.

Contraditoriamente, Hughes alegou “não acreditar na ciência”, e disse que ainda tinha muito para aprender sobre a ciência dos foguetes, apesar de possuir conhecimentos de aerodinâmica e dinâmica dos fluidos.

Em entrevistas a colegas também crentes da Terra Plana, Hughes concordou com noções conspiratórias do tipo “a NASA está nos enganando” e “Elon Musk faz foguetes falsos”.

Hughes prometeu à comunidade que ia expor a mentira com o foguete de sucata, que será lançado a partir de Amboy, uma cidade abandonada no deserto.

O entusiasta não será capaz de testar o foguete antes, e, mesmo que o lançamento seja um sucesso, já prometeu aos patrocinadores outro ainda mais arriscado no próximo ano.

“É muito assustador, mas nenhum de nós sairá vivo deste mundo”, disse Hughes à Associated Press. Ironicamente, ao invés de defender uma conspiração, Hughes pode acabar morrendo em nome da ciência.

Ciberia // HypeScience / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …