Paradoxo complexo sobre o Sol é resolvido após 20 anos

NASA

Um estranho paradoxo encontrado nas análises do Sol deixou cientistas intrigados durante 20 anos, levando alguns até mesmo a questionar a teoria quântica da interação entre radiação e matéria.

Felizmente, um artigo publicado na revista Physical Review Letters mostrou a solução do problema e forneceu uma importante peça para compreender os mecanismos da física solar.

Foi em 1998 que um artigo da revista Nature concluiu haver um sinal de polarização na luz emitida pelos átomos de sódio na atmosfera solar. Isso chocou os pesquisadores, porque significaria que a cromosfera do Sol — uma camada irregular que se estende por mais de 10 mil quilômetros acima da fotosfera, fazendo a transição entre a fotosfera e a coroa solar — está praticamente desmagnetizada.

O problema é que isso desafia todo o conhecimento que havia a respeito da nossa estrela, “porque há evidências substanciais de outros tipos de observação para ambos os tipos de campo (campos magnéticos turbulentos e campos horizontais)”, diz o artigo de 1998. Nesse mesmo artigo, foi proposto um mecanismo que explicava muito bem as observações da luz de sódio, mas esse mecanismo implicava que não ocorre a despolarização na cromosfera solar.

Acontece que o mecanismo proposto naquela ocasião exclui a existência de campos magnéticos turbulentos e de campos horizontais — campos que já haviam sido observados antes. “Obviamente, há aspectos da atmosfera do Sol que permanecem muito mal compreendidos”, conclui o texto.

Esse paradoxo levou cientistas a realizarem experimentos de laboratório e pesquisas teóricas que, ao invés de fornecer uma solução, levantaram novas questões. Agora, um artigo publicado por Ernest Alsina Ballester, Luca Belluzzi e Javier Trujillo Bueno mostra uma solução para o paradoxo desconcertante.

Um primeiro avanço para a resolução do problema veio em 2013, quando Luca Belluzzi e Javier Trujillo Bueno descobriram um novo mecanismo através do qual a polarização linear pode ser produzida na linha espectral do sódio conhecida como D1, sem envolver desequilíbrios estranhos. Porém, aquele estudo foi feito para um modelo idealizado da atmosfera solar, sem campos magnéticos.

Dessa vez, a dupla, junto de Ballester, mostrou uma solução definitiva: eles conseguiram reproduzir as observações da polarização da linha D1 na presença de campos magnéticos, provando que isso é possível. Para alcançar este resultado, foi necessário realizar a modelagem teórica mais completa já feita deste sinal de polarização, contabilizando a ação conjunta de mecanismos físicos extremamente complexos.

O resultado tem consequências muito importantes, porque os sinais de polarização — como estes observados na linha D1 do sódio — oferecem informações fundamentais sobre os campos magnéticos presentes na cromosfera solar. Essa camada do Sol é, por sua vez, uma das principais “chaves” para a compreensão da física solar, incluindo a busca pela capacidade de prever as tempestades solares que podem danificar a nossa tecnologia eletrônica.

Em última instância, a solução do paradoxo da polarização prova também a atual teoria quântica da polarização da linha espectral. Isso abre novas possibilidades para explorar o magnetismo da atmosfera da nossa estrela.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …