Parlamento do Egito debaterá lei que pode criminalizar homossexualidade

Um projeto de lei que pela primeira vez criminaliza a homossexualidade no Egito será debatido no parlamento nas próximas semanas, em meio a uma campanha de repressão contra os gays suscitada depois que uma bandeira do arco-íris foi exibida em um show no Cairo.

O autor da proposta, o parlamentar Riad Abdelsatar, do partido liberal Egípcios Livres, afirmou à EFE que sua proposta, que pretende “preservar a moral e princípios da sociedade egípcia”, conta com o apoio de 450 dos 596 deputados do país.

Atualmente, a homossexualidade não é considerada um crime no Egito, mas as autoridades reprimiram dezenas de membros da comunidade LGBT com a lei que castiga a “libertinagem”, com penas de até três anos de prisão, e em alguns casos também com a lei contra a prostituição.

Desde o final de setembro, pelo menos 75 gays foram detidos sob acusações de libertinagem, 20 deles foram condenados em julgamentos rápidos e pelo menos cinco sofreram análise retal nas delegacias, uma prática análoga à tortura, segundo dados da ONG Iniciativa Egípcia para Direitos Pessoais, reproduzidos pela Anistia Internacional.

No entanto, Abdelsatar considera que o crime de libertinagem “não é suficiente” porque “não criminaliza o ato e os detidos não são sancionados”.

A nova lei, se for aprovada, estabelece penas de até três anos de prisão para duas pessoas do mesmo sexo que tenham uma relação sexual “invertida” e até cinco anos se forem reincidentes.

Além disso, fixa um castigo de três anos de prisão para aqueles que publicitem ou anunciem eventos ou reuniões de homossexuais mediante qualquer meio de comunicação.

Se tal encontro acontecer, o organizador e os participantes podem ser condenados à mesma pena de prisão, mesmo não incorrendo em atos homossexuais, segundo o texto legal.

A minuta da nova lei foi formulada depois da polêmica suscitada em setembro deste ano quando o público do show da banda libanesa Mashrou’ Leila, conhecida por ser “gay friendly”, exibiu uma bandeira do arco-íris, o que provocou uma grande polêmica e deu início à campanha de detenções.

O deputado disse que, se sua nova lei for aprovada, no Egito não voltará a acontecer shows de “nenhum destes grupos de desviados“.

A iniciativa, segundo Abdelsatar, procura frear “a difusão do vício e da obscenidade na sociedade” egípcia, que tem valores e princípios que não têm “nada a ver com os países ocidentais”.

Além disso, afirmou que as autoridades egípcias estão abertas ao diálogo com os jovens “intelectuais, criativos e cientistas, não com os bichas”, apenas com aqueles que “constroem os países e não os destroem”.

O projeto de lei foi duramente criticado por ONGs egípcias e estrangeiras, entre elas a Anistia Internacional, que o qualificou de “profundamente discriminatório”.

A Aliança de Organizações de Homossexuais do Egito (AQEO, na sigla em inglês) lançou uma campanha na internet contra o projeto que, segundo eles, “constitui a pior lei do mundo que criminaliza a orientação sexual“.

A AQEO especificou que o projeto “viola diretamente o Pacto Internacional de Direito Civil e Político assinado pelo Egito”, em particular os artigos relacionados com a não discriminação e perseguição de grupos determinados, segundo disse à EFE um representante deste grupo de ONG que pediu anonimato.

O representante denunciou que a proposta de lei se propõe a envergonhar publicamente os condenados publicando seus nomes nos meios de comunicação, o que representa “uma violação da privacidade das vítimas” e uma “promoção do ódio contra uma determinada comunidade”.

Ciberia // EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …