Partes perdidas de antigo continente são encontradas no norte do Canadá

Cientistas canadenses identificaram restos do cráton do Atlântico Norte, que faz parte das estruturas mais antigas da litosfera terrestre.

A descoberta ocorreu por mero acaso, quando os geólogos pesquisavam quimberlitos, informou em 19 de março o portal Heritage Daily.

Quimberlitos são rochas que podem conter diamantes e que foram formadas há milhões de anos a profundidades de 150 a 400 quilômetros, tendo sido trazidas à superfície por forças geológicas e químicas.

Carregam consigo, assim, muitos dados geológicos de nosso planeta. Mal iniciaram a recolha de amostras de quimberlitos na região, os cientistas se aperceberam imediatamente de algo fora do comum.

“A composição mineral era tão única que não havia como enganar”, afirmou a geóloga Maya Kopylova, citada pelo portal, que acrescentou que foi como juntar uma peça perdida de um quebra-cabeças.

Os crátons são estruturas geológicas antigas de bilhões de anos, partes estáveis de núcleos da crosta continental que ancoram e reúnem outros blocos continentais ao seu redor. Alguns destes núcleos ainda estão presentes no centro das placas continentais existentes, como a placa da América do Norte, mas outros continentes antigos dividiram-se em partes menores.

A placa continental do cráton do Atlântico Norte pulverizou-se em fragmentos há 150 milhões de anos, estendendo-se atualmente pelo norte da Escócia, a parte sul da Groenlândia até à província canadiana de Labrador.

O fragmento recentemente identificado no sul da ilha Baffin adiciona cerca de 10 por cento à extensão do cráton do Atlântico Norte.

“Com esta descoberta somos agora capazes de reconstruir as formas dos antigos continentes com base nas rochas mais profundas do manto terrestre”, disse Kopylova.

O artigo termina referindo que a descoberta é preciosa não só para a ciência mas também para as empresas diamantíferas.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Superlua Rosa: satélite atinge proximidade máxima com a Terra

Na próxima terça-feira (7), os entusiastas da astronomia vão poder testemunhar um conhecido e belo fenômeno dos céus que acontece anualmente. A Superlua Rosa é o momento em que o satélite atinge proximidade máxima com a …

Empresas brasileiras lançam manifesto contra demissões

Dezenas de empresas assinam texto pedindo que companhias se comprometam a não demitir nos próximos dois meses, mesmo diante dos impactos econômicos provocados pelas medidas de isolamento para conter o coronavírus. Um grupo de 41 empresas …

Bill Gates vai financiar sete pesquisas de vacina contra COVID-19

Bill Gates, o fundador, ex-CEO e atual filantropo, anunciou durante entrevista no talk show norte-americano Daily Show With Trevor Noah que, por meio de sua própria fundação, estará financiando sete pesquisas clínicas que buscam descobrir …

Bolsonaro é denunciado no TPI por “crime contra a humanidade”

A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) denunciou o presidente Jair Bolsonaro por crime contra a humanidade no Tribunal Penal Internacional.  A denúncia foi protocolada nesta quinta-feira (2) na corte de Haia. Segundo …

O primeiro ‘autor’ do mundo era uma mulher

Enheduanna viveu no século 23 antes da nossa era na Mesopotâmia. Princesa, sacerdotisa e poeta, ela pode se orgulhar de ter sido a primeira autora do mundo a ter seu nome conhecido em uma época …

Maduro envia carta ao povo dos EUA pedindo "cessação das sanções"

Nicolás Maduro enviou uma carta ao povo dos Estados Unidos expressando uma mensagem de solidariedade e paz, e pedindo fim das ameaças militares e das sanções contra Venezuela. No documento, o chefe de Estado venezuelano exprime …

Governo dos EUA alerta população para novo "11 de Setembro" devido à covid-19

Chefe da Saúde Pública do país prevê que próxima semana será "a mais difícil e mais triste da vida da maioria dos americanos". Ele compara repercussão a dois dos maiores traumas da história dos Estados …

Quarentena em todo o mundo deixou a crosta terrestre mais "silenciosa"

As medidas de isolamento social adotadas para conter o novo coronavírus (SARS-CoV-2) estão deixando a Terra mais silenciosa - ao menos para os “ouvidos” sensíveis dos sismógrafos. É que as atividades humanas, tais como a circulação …

IA sincronizada com música cria rostos falsos, o resultado pode se aterrorizante

As pessoas ainda aprendem a melhor forma de empregar as redes neurais artificiais, aprendizado de máquina e avanços em inteligência artificial. Entre as pesquisas práticas há a busca por empregar essas técnicas de forma a …

Coronavírus: 92% das mães nas favelas dizem que faltará comida após um mês de isolamento

"Muitas pessoas entraram na linha de pobreza da noite para o dia. O casal que trabalhava no shopping na semana retrasada, que recebia por semana, fez a compra da semana passada e nesta semana já …