Peru: escândalo gera demissão de ministros que furaram fila da vacina contra a Covid-19

Osnei Restio / Prefeitura de Nova Odessa

O “vacinagate”, nome dado ao escândalo envolvendo personalidades do Peru, suscitou uma onda de indignação no país. Em plena epidemia, os peruanos descobriram, neste domingo, que vários representantes do governo conseguiram se vacinar discretamente, quando o imunizante ainda não estava nem mesmo disponível para o público.

A ministra das Relações Exteriores peruana, Elizabeth Astete, anunciou sua demissão neste domingo, depois de ter reconhecido que furar a fila da vacinação, antes do início da campanha, em janeiro, foi “um erro grave”. A demissão foi aceita pelo presidente interino Francisco Sagasti, que disse estar “indignado e furioso.”

A chefe da diplomacia peruana foi a segunda ministra a pedir demissão. Na sexta-feira (12), o ex-presidente Martin Vizcarra declarou que ele e sua família conseguiram se vacinar no mês de outubro, pouco antes de sua destituição do Parlamento.

Na época ele argumentou que teria participado dos testes clínicos, o que foi desmentido pela universidade encarregada dos estudos do imunizante do laboratório chinês Sinopharm. De acordo com a imprensa peruana, o ex-chefe de Estado teria sido vacinado antecipadamente.

Duas mil doses foram fornecidas pelo laboratório para a imunização dos profissionais da saúde encarregados dos testes clínicos.

Um inquérito foi aberto para esclarecer o caso. O presidente peruano também assegurou que todos os funcionários envolvidos seriam demitidos.

Novo ministro

Neste sábado (13), O médico Oscar Ugarte assumiu o cargo de ministro da Saúde do Peru, após a renúncia de Pilar Mazzetti em meio à polêmica. Ugarte, de 76 anos, foi empossado pelo presidente interino Francisco Sagasti em uma breve cerimônia. Ele é o quinto responsável pela pasta de Saúde desde o início da pandemia no Peru, há 11 meses.

“Quando há uma situação de crise, o que se tenta fazer é trazer um jogador experiente“, explicou Sagasti ao canal RPP, referindo-se ao fato de Ugarte ter ocupado o mesmo cargo em 2008-2011, durante o segundo mandato do falecido presidente Alan García.

Minutos antes de Ugarte tomar posse, Sagasti confirmou a renúncia de sua antecessora. “A ministra Pilar Mazzetti apresentou sua renúncia na noite passada“, disse o presidente, confirmando uma versão divulgada na noite de sexta-feira na televisão pública e em outros meios de comunicação peruanos.

Ugarte assume o cargo enquanto o Peru tenta lidar com a segunda onda da pandemia. Segundo o balanço oficial, o país registra o recorde de 14.333 pacientes com Covid-19 em seus hospitais.

O próprio Ugarte foi infectado em junho passado. “A Covid-19 bate forte. Você se sente como se estivesse em um buraco porque está dependendo das coisas mais básicas, o oxigênio e a capacidade de respiração”, revelou, após superar a doença.

O Peru atravessa uma grave crise sanitária, com hospitais saturados e falta de oxigênio. O país recebeu, até agora, apenas um milhão de doses da vacina chinesa e lançou sua campanha na última terça-feira (9), com prioridade para os profissionais da saúde.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …