Peru: escândalo gera demissão de ministros que furaram fila da vacina contra a Covid-19

Osnei Restio / Prefeitura de Nova Odessa

O “vacinagate”, nome dado ao escândalo envolvendo personalidades do Peru, suscitou uma onda de indignação no país. Em plena epidemia, os peruanos descobriram, neste domingo, que vários representantes do governo conseguiram se vacinar discretamente, quando o imunizante ainda não estava nem mesmo disponível para o público.

A ministra das Relações Exteriores peruana, Elizabeth Astete, anunciou sua demissão neste domingo, depois de ter reconhecido que furar a fila da vacinação, antes do início da campanha, em janeiro, foi “um erro grave”. A demissão foi aceita pelo presidente interino Francisco Sagasti, que disse estar “indignado e furioso.”

A chefe da diplomacia peruana foi a segunda ministra a pedir demissão. Na sexta-feira (12), o ex-presidente Martin Vizcarra declarou que ele e sua família conseguiram se vacinar no mês de outubro, pouco antes de sua destituição do Parlamento.

Na época ele argumentou que teria participado dos testes clínicos, o que foi desmentido pela universidade encarregada dos estudos do imunizante do laboratório chinês Sinopharm. De acordo com a imprensa peruana, o ex-chefe de Estado teria sido vacinado antecipadamente.

Duas mil doses foram fornecidas pelo laboratório para a imunização dos profissionais da saúde encarregados dos testes clínicos.

Um inquérito foi aberto para esclarecer o caso. O presidente peruano também assegurou que todos os funcionários envolvidos seriam demitidos.

Novo ministro

Neste sábado (13), O médico Oscar Ugarte assumiu o cargo de ministro da Saúde do Peru, após a renúncia de Pilar Mazzetti em meio à polêmica. Ugarte, de 76 anos, foi empossado pelo presidente interino Francisco Sagasti em uma breve cerimônia. Ele é o quinto responsável pela pasta de Saúde desde o início da pandemia no Peru, há 11 meses.

“Quando há uma situação de crise, o que se tenta fazer é trazer um jogador experiente“, explicou Sagasti ao canal RPP, referindo-se ao fato de Ugarte ter ocupado o mesmo cargo em 2008-2011, durante o segundo mandato do falecido presidente Alan García.

Minutos antes de Ugarte tomar posse, Sagasti confirmou a renúncia de sua antecessora. “A ministra Pilar Mazzetti apresentou sua renúncia na noite passada“, disse o presidente, confirmando uma versão divulgada na noite de sexta-feira na televisão pública e em outros meios de comunicação peruanos.

Ugarte assume o cargo enquanto o Peru tenta lidar com a segunda onda da pandemia. Segundo o balanço oficial, o país registra o recorde de 14.333 pacientes com Covid-19 em seus hospitais.

O próprio Ugarte foi infectado em junho passado. “A Covid-19 bate forte. Você se sente como se estivesse em um buraco porque está dependendo das coisas mais básicas, o oxigênio e a capacidade de respiração”, revelou, após superar a doença.

O Peru atravessa uma grave crise sanitária, com hospitais saturados e falta de oxigênio. O país recebeu, até agora, apenas um milhão de doses da vacina chinesa e lançou sua campanha na última terça-feira (9), com prioridade para os profissionais da saúde.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …