Pesquisadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveram uma técnica para criar filmagens falsas, mas super-realistas.
Eles testaram o algoritmo em imagens de discursos de Barack Obama e mostraram que é possível colocar palavras falsas na boca do ex-presidente americano.
O grupo analisou mais de 14 horas de discursos dele e conseguiu chegar a um modelo que imita as formas da boca do democrata para gerar o efeito. “Esses resultados nunca tinham sido obtidos antes”, afirmou em um comunicado Ira Kemelmacher-Shlizerman, professora-assistente da universidade.
O sistema converte arquivos de áudio de um indivíduo falando em formas sincronizadas e realistas do movimento dos lábios.
“A conversão realista de áudio para vídeo tem aplicações práticas, como melhorar as reuniões por videoconferência, além de aplicações futurísticas como ser capaz de gerar uma conversa com uma figura histórica em realidade virtual ao se criar imagens a partir de áudio”, diz Kemelmacher-Shlizerman.
E então, qual é a novidade? Em 2015, o canal baracksdubs do YouTube já tinha conseguido algo muito parecido com isso: Obama Singing Sexy And I Know It. Muito mais divertido, não?
Ciberia // BBC