Após um aquecimento de cerca de 9 ºC nas últimas décadas, a Milne, considerada “a última plataforma de gelo completa” no mundo, perdeu uma grande parte, formando um iceberg.
Uma das maiores plataformas de gelo no mundo desde 2005, chamada de Milne, e localizada no Canadá, perdeu cerca de metade do seu tamanho, criando um iceberg gigante, segundo relatos no domingo (9) do departamento de Ambiente e Mudança Climática Canadá. O iceberg tem aproximadamente 79 quilômetros quadrados, quase o tamanho de Vitória, capital do Espírito Santo, Brasil.
Com quatro mil anos, a plataforma de gelo se encontra na Ilha Ellesmere, um dos territórios mais setentrionais do Canadá, e o evento provavelmente ocorreu em 30 de julho ou 31 de julho, de acordo com a analista de gelo Adrienne White, do Serviço de Gelo do Canadá. Em 2005, Milne era “realmente a última plataforma de gelo completa”, explicou White à agência AP.
Como resultado, foi perdido um campo de pesquisa local, bem como um lago de água doce, ladeado por gelo, que fica sobre a água do oceano.
Uma das razões para o evento, afirma Luke Copland, professor de glaciologia da Universidade de Ottawa, Canadá, à agência, é a temperatura do local, que é 9 ºC mais quente que a média entre 1980 e 2010.
Na opinião de cientistas, o Ártico está aquecendo muito mais rápido do que o resto do mundo, um fenômeno conhecido como amplificação polar, e essas temperaturas quentes estão provocando o derretimento do gelo. Hoje, indicam, as calotas polares estão derretendo seis vezes mais rápido do que nos anos 1990.
// SputnikNews