Revelado predador marinho pré-histórico antecessor dos crocodilos

(dr) Fabio Manucci

O “monstro de Melksham”

O “monstro de Melksham”, uma nova espécie de réptil pré-histórico, lança luzes sobre as origens dos parentes distantes dos crocodilos modernos.

Paleontólogos da Universidade de Edimburgo, na Escócia, identificaram uma nova espécie de réptil pré-histórico. A descoberta foi possível através da análise de fóssil que se encontrava no Museu de História Natural de Londres desde 1875.

O réptil, que habitou nosso planeta há 163 milhões de anos, foi batizado de Ieldraan melkshamensis e apelidado de “Monstro de Melksham” em homenagem à cidade onde foi encontrado.

O animal tinha cerca de três metros de comprimento e vivia em mares quentes e pouco profundos, onde atualmente está localizado o território europeu. Tinha grandes mandíbulas e dentes cruzados, fazendo com que os cientistas concluíssem que o monstro caçava calamares pré-históricos.

“O espécime estava completamente encerrado em uma rachadura de rocha superdura com veias de calcite que atravessavam e que se formaram em torno dele durante o processo de fossilização. O trabalho demorou muitas horas, dentro de um período de semanas, e foi preciso ter grande cuidado para evitar danificar o crânio e os dentes quando ficaram expostos”, explica Mark Graham, preparador paleontológico-sênior do museu.

Até agora, os cientistas pensavam que a subfamília dos Geosaurini – grupo extinto de crocodilos pré-históricos a que pertence este animal – tinham se originado no período Jurássico Superior, entre 152 a 157 milhões de anos atrás. Agora, a descoberta mostra que teriam começado a evoluir milhões de anos antes, no Jurássico Médio.

O estudo, em parceria com o Museu de História Natural de Londres, foi publicado no Journal of Systematic Palaeontology.

“Não é o fóssil mais bonito do mundo, mas o ‘Monstro de Melksham’ nos conta uma história muito importante sobre a evolução destes crocodilos antigos e como se tornaram predadores no seu ecossistema. Sem o incrível trabalho de preparação realizado pelos nossos colaboradores no Museu de História Natural, não teria sido possível elaborar a anatomia deste espécime desafiador”, diz o pesquisador Davide Foffa.

Ciberia // Sputnik News / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Médica adverte sobre síndrome inflamatória multissistema em pacientes que superaram covid

A médica-chefe de um hospital de Moscou, Mariana Lysenko, declarou em uma entrevista ao canal RT que alguns dos pacientes que superaram a COVID-19 podem desenvolver uma síndrome inflamatória multissistema. De acordo com a médica, a …

Militares abrem fogo contra manifestantes em Mianmar

Forças de segurança reforçam repressão aos protestos contra golpe de Estado e deposição do governo democraticamente eleito. Relatos de mortes surgem de várias cidades. ONU condena violência e o uso de força excessiva. As forças de …

LEGO lança quiz online para educar a criançada sobre cyberbullying

O sentido educacional que os brinquedos da LEGO oferecem ganha nova e ainda maior dimensão com o lançamento do Safer Internet Day (ou Dia da Internet mais Segura, em tradução livre), um quiz virtual desenvolvido …

Covid-19: Peru prorroga suspensão de voos do Brasil até 14 de março

O governo do Peru anunciou neste domingo (29) a prorrogação até 14 de março da suspensão de voos procedentes do Brasil. A medida preventiva visa evitar a entrada de passageiros que podem estar infectados …

Ex-funcionários do McDonald's revelam "estratégia de espionagem" da rede de fast-food

A revista Vice analisou testemunhos de supostos trabalhadores anônimos do McDonald's que tinham conhecimento direto da vigilância, e vazou documentos que explicam as táticas de espionagem. Uma equipe de analistas de inteligência da cadeia de fast-food …

Bolsonaro usa pesquisa alemã distorcida para criticar uso de máscaras

O presidente Jair Bolsonaro usou sua live de quinta-feira (26/02) para mais uma vez desestimular o uso de máscaras contra a covid-19. No mesmo dia em que o Brasil registrou a segunda pior marca de mortes …

Cientistas congelam sêmen de corais para tentar salvar espécie da extinção no Brasil

Estima-se que até 50% dos recifes de corais já desapareceram dos oceanos. A previsão para o futuro também não é animadora: uma projeção da Unesco apontou que, caso as mudanças climáticas não sejam revertidas, eles …

Esqueletos descobertos podem revelar a história do mais rico pirata da historia, morto há 300 anos

No início do século XVIII, quem mandava nos mares sem lei do Caribe, da América Central e da América do Norte era o grande pirata inglês Samuel Bellamy, imortalizado pelo apelido de “Black Sam”. Um dos …

Biden isola príncipe saudita, provável alvo de relatório da CIA sobre morte de jornalista

O presidente americano, Joe Biden, falou pela primeira vez por telefone nesta quinta-feira (25) com o rei Salman, da Arábia Saudita, na iminência da publicação de um aguardado relatório de inteligência sobre o assassinato …

O estudo que vacinará uma cidade inteira com a Coronavac

Serrana (SP), com 45 mil habitantes, se torna um dos laboratórios mundiais para analisar o coronavírus. Instituto Butantan quer avaliar impacto da imunização em massa na transmissão da covid-19. Wuhan é a cidade onde a pandemia …