Revelado predador marinho pré-histórico antecessor dos crocodilos

(dr) Fabio Manucci

O “monstro de Melksham”

O “monstro de Melksham”, uma nova espécie de réptil pré-histórico, lança luzes sobre as origens dos parentes distantes dos crocodilos modernos.

Paleontólogos da Universidade de Edimburgo, na Escócia, identificaram uma nova espécie de réptil pré-histórico. A descoberta foi possível através da análise de fóssil que se encontrava no Museu de História Natural de Londres desde 1875.

O réptil, que habitou nosso planeta há 163 milhões de anos, foi batizado de Ieldraan melkshamensis e apelidado de “Monstro de Melksham” em homenagem à cidade onde foi encontrado.

O animal tinha cerca de três metros de comprimento e vivia em mares quentes e pouco profundos, onde atualmente está localizado o território europeu. Tinha grandes mandíbulas e dentes cruzados, fazendo com que os cientistas concluíssem que o monstro caçava calamares pré-históricos.

“O espécime estava completamente encerrado em uma rachadura de rocha superdura com veias de calcite que atravessavam e que se formaram em torno dele durante o processo de fossilização. O trabalho demorou muitas horas, dentro de um período de semanas, e foi preciso ter grande cuidado para evitar danificar o crânio e os dentes quando ficaram expostos”, explica Mark Graham, preparador paleontológico-sênior do museu.

Até agora, os cientistas pensavam que a subfamília dos Geosaurini – grupo extinto de crocodilos pré-históricos a que pertence este animal – tinham se originado no período Jurássico Superior, entre 152 a 157 milhões de anos atrás. Agora, a descoberta mostra que teriam começado a evoluir milhões de anos antes, no Jurássico Médio.

O estudo, em parceria com o Museu de História Natural de Londres, foi publicado no Journal of Systematic Palaeontology.

“Não é o fóssil mais bonito do mundo, mas o ‘Monstro de Melksham’ nos conta uma história muito importante sobre a evolução destes crocodilos antigos e como se tornaram predadores no seu ecossistema. Sem o incrível trabalho de preparação realizado pelos nossos colaboradores no Museu de História Natural, não teria sido possível elaborar a anatomia deste espécime desafiador”, diz o pesquisador Davide Foffa.

Ciberia // Sputnik News / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

O primeiro ‘autor’ do mundo era uma mulher

Enheduanna viveu no século 23 antes da nossa era na Mesopotâmia. Princesa, sacerdotisa e poeta, ela pode se orgulhar de ter sido a primeira autora do mundo a ter seu nome conhecido em uma época …

Maduro envia carta ao povo dos EUA pedindo "cessação das sanções"

Nicolás Maduro enviou uma carta ao povo dos Estados Unidos expressando uma mensagem de solidariedade e paz, e pedindo fim das ameaças militares e das sanções contra Venezuela. No documento, o chefe de Estado venezuelano exprime …

Governo dos EUA alerta população para novo "11 de Setembro" devido à covid-19

Chefe da Saúde Pública do país prevê que próxima semana será "a mais difícil e mais triste da vida da maioria dos americanos". Ele compara repercussão a dois dos maiores traumas da história dos Estados …

Quarentena em todo o mundo deixou a crosta terrestre mais "silenciosa"

As medidas de isolamento social adotadas para conter o novo coronavírus (SARS-CoV-2) estão deixando a Terra mais silenciosa - ao menos para os “ouvidos” sensíveis dos sismógrafos. É que as atividades humanas, tais como a circulação …

IA sincronizada com música cria rostos falsos, o resultado pode se aterrorizante

As pessoas ainda aprendem a melhor forma de empregar as redes neurais artificiais, aprendizado de máquina e avanços em inteligência artificial. Entre as pesquisas práticas há a busca por empregar essas técnicas de forma a …

Coronavírus: 92% das mães nas favelas dizem que faltará comida após um mês de isolamento

"Muitas pessoas entraram na linha de pobreza da noite para o dia. O casal que trabalhava no shopping na semana retrasada, que recebia por semana, fez a compra da semana passada e nesta semana já …

Dois anos após mortes de Marielle e Anderson, Anistia Internacional cobra identificação de mandantes

Dois anos após os assassinatos da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e do motorista Anderson Gomes, em 14 de março de 2018, o crime permanece sem solução e ilustra a impunidade no combate à violência …

Coronavírus poderia ser a 1ª de muitas outras pandemias futuras, adverte cientista

Apesar do registro de mais de um milhão de infectados à escala mundial, a doença poderia ser suplantada por patologias bem mais perigosas. Comparando com as doenças que poderiam reaparecer como resultado do aquecimento global, o …

Pesquisadores portugueses revelam que os neandertais foram pioneiros na exploração de recursos marinhos

Um novo estudo liderado por pesquisadores da Universidade de Lisboa (Portugal) descobriu que a familiaridade dos hominídeos com o mar e os seus recursos é muito mais antiga do que se pensava – ao que …

Filipinas: presidente Duterte diz que polícia deve matar quem perturbar confinamento

O presidente filipino, Rodrigo Duterte, disse que as forças de ordem podem abater qualquer pessoa que provoque “transtornos” nas regiões onde o confinamento da população foi decretado. As autoridades do país tentaram minimizar as declarações …