Polícia encontra tumba vazia no Vaticano e mistério sobre garota desaparecida continua

Uma busca da polícia italiana em um cemitério do Vaticano não conseguiu resolver um misterioso desaparecimento há 36 anos que tem causado grande especulação na mídia, que aguardava, com grande expectativa, a abertura das tumbas de duas princesas alemãs do século 19.

Na quinta-feira, a polícia italiana exumou os dois túmulos no cemitério Teutônico, tidos como possíveis peças-chaves para resolver o desaparecimento, em 1983, de uma menina de 15 anos chamada Emanuela Orlandi.

A família tinha recebido uma foto, enviada anonimamente, sugerindo que fosse realizada uma busca nestas tumbas. Após uma petição, o Vaticano autorizou que os túmulos, no pequeno cemitério localizado na área – hoje, escondida atrás dos altos muros à sombra da Basílica de São Pedro – em que ficava o circo nos tempos do imperador Nero, fossem examinados.

As sepulturas eram de duas nobres alemãs, a princesa Sofia von Hohenlohe, que morreu em 1836, e a princesa Carlota Federica, de Mecklenburg, que morreu em 1840.

Mas, para surpresa da polícia, os túmulos estavam vazios. Nem os restos mortais das duas mulheres supostamente enterradas ali foram encontrados.

O que aconteceu com Emanuela?

No dia 22 de junho de 1983, Emanuela voltava para casa depois de uma aula de flauta. Ela foi vista pela última vez em um ponto de ônibus no centro de Roma. A garota, de 15 anos, nunca mais foi vista.

Ao longo das últimas três décadas, surgiram várias especulações em torno do caso, entre elas, a de que a adolescente fora sequestrada e assassinada. Outra, dizia que o desaparecimento poderia estar ligado ao Vaticano, porque Emanuela era filha de um funcionário da cidade-Estado.

A polícia e a família de Emanuela tiveram de lidar com diversos rumores e pistas. “Muitas pessoas me disseram: esqueça, aproveite a sua vida e não pense mais nisso”, disse seu irmão mais velho, Pietro, à BBC. “Mas eu não posso. Eu não posso ficar em paz até que isso seja resolvido.”

Por que o interesse mudou para o cemitério?

Em março de 2019, a família Orlandi recebeu uma carta anônima. Nela havia a foto de um anjo sobre a lápide dedicada à princesa Sofia no cemitério Teutônico do Vaticano, e os dizeres “Busquem onde indica o anjo”. Aquilo era uma pista de onde Emanuela poderia estar enterrada?

A família queria ajuda do Vaticano. Mas não teve sorte em tentativas anteriores. “Para eles, o caso estava encerrado”, diz Pietro. “Com o papa Francisco, o muro ficou mais alto. Eu o conheci poucos dias depois de ele ser eleito (em 2013) e ele me disse: ‘Emanuela está no céu'”.

“Eu pensei: ‘Bem, o papa Francisco sabe de alguma coisa’. Então eu preenchi todos os tipos de pedidos para encontrá-lo novamente, para obter uma explicação. Mas ele nunca mais quis me ver novamente.” Portanto, não havia caminho direto até o papa.

A família teve que fazer uma petição geral ao Vaticano para abrir o túmulo no cemitério Teutônico, e um tribunal estatal da Cidade do Vaticano aceitou a petição.

A última lembrança de um irmão

Falando à BBC antes da abertura das tumbas no Vaticano, Pietro disse se recusar a descartar a remota possibilidade de que sua irmã esteja viva. E se lembra da última vez que a viu.

“Éramos muito próximos. A gente amava música. Ela estava tentando me ensinar uma peça de Chopin. A gente só tinha visto duas páginas quando ela desapareceu. Espero que um dia ela volte para me ensinar o resto.”

Há um pensamento que não sai da cabeça dele. “A última vez que a vi não é exatamente uma bela lembrança”, explica ele. “Tivemos uma briga porque ela tinha uma aula de música. Estava muito quente, eu me recusei a ir com ela porque eu tinha outras coisas para fazer. Ela bateu a porta e saiu, e essa é a última vez que nos vimos.”

“Eu sempre penso: o que teria acontecido se eu tivesse ido com ela?

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Quentin Tarantino diz que seu Star Trek será um “Pulp Fiction no espaço”

O cineasta ainda não sabe se ele fará o filme, mas se diz empolgado com o material. Se o projeto for produzido, terá classificação indicativa para maiores, e será um Pulp Fiction no espaço. As …

EUA dizem ter abatido drone iraniano no Estreito de Ormuz

Trump afirma que navio americano adotou medida defensiva após ser ameaçado por aeronave não tripulada iraniana. Teerã nega e sugere que americanos podem ter derrubado um de seus próprios drones. O presidente dos Estados Unidos, Donald …

Netflix lança jogo com a 3ª temporada de Stranger Things e expande universo da série

A Netflix estreou, no início de julho, a 3ª temporada do bem-sucedido seriado Stranger Things. Com temas e referências dos anos 80 e 90, a produção é um dos maiores sucessos de audiência que a …

Alemanha aprova obrigatoriedade de vacina contra sarampo

Governo dá luz verde para lei que prevê multa de até 2,5 mil euros para pais que não vacinarem filhos em idade escolar contra sarampo. Obrigatoriedade se estende a adultos que trabalham em creches e …

Trump sugere que congressistas "extremistas" deixem os EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elevou o tom de suas críticas a quatro congressistas liberais do Partido Democrata, menosprezando a repercussão negativa da série de comentários considerados racistas feitos por ele nos últimos …

Nanodispositivo controlará qualidade da comida e melhorará diagnóstico médico

Uma equipe composta por cientistas de três países criou um novo tipo de sensor que pode revolucionar uma série de áreas da atividade humana, principalmente a biomedicina. No artigo, publicado na revista Advanced Functional Materials, os …

Bióloga da vida selvagem observa água-viva do tamanho de um ser humano

Durante um mergulho na costa de Cornwall, na Inglaterra, a bióloga Lizzie Daly e o operador de câmera subaquático Dan Abbott se depararam com uma inacreditável água-viva gigante, da espécie Rhizostoma pulmo. Daly e Abbott avistaram …

Elon Musk revela seus planos para hackear cérebros humanos

Uma das empresas do multi-empresário Elon Musk, a Neuralink, está trabalhando em uma tecnologia inovadora baseada em “fios” ou eletrodos que serão implantados no cérebro humano. O objetivo de tal tecnologia? Conectar nossos cérebros a potenciais …

Procuradoria francesa acusa Air France por queda de avião em 2009

Dez anos após a queda do voo AF447, que partiu do Rio de Janeiro com destino a Paris, a Procuradoria da capital francesa acusou a companhia aérea Air France pelo acidente, que provocou a morte …

OMS declara emergência internacional no Congo devido a ebola

Caso registrado numa das maiores cidades do país acende alerta da Organização Mundial de Saúde. Epidemia já deixou mais de 1,6 mil mortos em menos de um ano. A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou nesta …