Potência agrícola da Europa, Itália enfrenta falta de mão de obra para manter cadeia produtiva de alimentos

“Existe o risco de escassez de alimentos no mercado mundial, devido a perturbações derivadas da COVID-19 no comércio internacional e nas cadeias de suprimentos” . Este foi o alarme lançado na quarta-feira (1) em conjunto pelas chefias de três agências internacionais, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Mundial do Comércio (OMC).

Na Itália, epicentro da epidemia na Europa e também primeiro país em produção agrícola da União Europeia, as autoridades estão preocupadas com as diversas dificuldades, entre elas, a falta de mão-de-obra em diversos setores da cadeia produtiva.

No país ainda não faltam alimentos frescos nos mercados e feiras, mas os agricultores s enfrentam problemas para recrutar trabalhadores nas lavouras, no transporte e na distribuição.

A Itália é o primeiro país em produção agrícola da União Europeia e movimenta um mercado de quase 132 bilhões de euros para o consumo interno e exportação.

E’ na Lombardia, a região mais afetada pela epidemia, que se concentra a maior produção agrícola do país. Cerca de 70% do território é destinado à agricultura, o primeiro produtor italiano de arroz, vegetais embalados, carne de porco e leite, com 500.000 vacas leiteiras.

Segundo o especialista em agricultura , Carlo Triarico, presidente da associação do produtores de alimentos orgânicos biodinâmicos, os produtos frescos em geral estão mais expostos ao risco de escassez.

Segundo ele, as pessoas agora podem sair pouco para comprar alimentos, com longas filas nos supermercados e, portanto, preferem comprar produtos em conserva, que duram vários dias.

Em relação ao leite, por exemplo, se houvesse apenas um caso de infecção entre fazendas ou fábricas, isso significaria ter de colocar em quarentena os trabalhadores, higienizar tudo e depois parar de trabalhar. Isso para o produto fresco perecível significaria fechamento e colapso para vários agricultores.

Queda no consumo

A agricultura nos últimos anos já tem enfrentado dificuldades com as mudanças climáticas. Com o maior número de produtos típicos, a Itália também é líder mundial na produção de alimentos orgânicos e biodinâmicos . Este é o setor que mais sofre. Os trabalhadores agrícolas já são poucos e, se uma parte ficasse em casa, o sistema não aguentaria mais.

Os grandes produtores também alertam para riscos provocados pela epidemia. Segundo Ivano Vancodio, presidente da Ferderalimentare, órgão que representa e tutela a indústria dos alimentos e bebidas na Itália, o consumo diminuiu cerca de 20%. Principalmente porque os restaurantes e bares estão fechados, e o consumo familiar evita desperdício.

O risco é que a crise possa abrir as portas para crime organizado, as chamadas máfias. Mais do que nunca, os produtores pedem a presença de um Estado forte para ajudá-los a combater as dificuldades. Eles reivindicam também incentivos bancários e, principalmente, ajudas da União Europeia.

Alerta das agências internacionais

As agências internacionais FAO, OMS e OMC, lançaram um amplo alarme a nível mundial. Segundo essas entidades, as incertezas geradas sobre a disponibilidade de alimentos podem desencadear uma onda de restrições à exportação, o que, por sua vez, causaria uma “escassez no mercado global“.

Nesses cenários, alguns países exportadores de grãos podem reter suas colheitas por medo de escassez, enquanto no outro extremo da cadeia alimentar globalizada, outros países mais frágeis e pobres correm o risco de padecer devido à penúria dos produtos.

Para essas três organizações multilaterais, é importante garantir o comércio , o que inclui o transporte e a distribuição.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …