China aprova presidência por tempo indefinido para Xi Jinping

(dr) Xinhua

Xi Jinping, presidente da China (centro), em congresso do Partido Comunista Chinês

A sessão plenária da Assembleia Nacional Popular da China aprovou neste domingo (11) uma emenda constitucional que estabelece uma presidência por tempo indefinido para o atual chefe de Estado, Xi Jinping.

A Assembleia Nacional Popular da China aprovou com um único voto um conjunto de 21 emendas constitucionais propostas, entre as quais a eliminação do limite de dois mandatos consecutivos de cinco anos para os presidentes do país.

O presidente da China, Xi Jinping, está no cargo desde março de 2013. A Constituição chinesa previa um limite de dois mandatos para o presidente do país, fazendo com que o governante não pudesse ficar além de 2023.

No entanto, o Partido Comunista da China (PCC) propôs uma alteração à lei fundamental do país, retirando a proibição, para que tanto o presidente como o vice possam ficar nos respectivos cargos por tempo indefinido.

“O comitê central do Partido Comunista da China propôs remover da Constituição a expressão onde se diz que o presidente e o vice-presidente da República Popular da China não devem servir mais de dois mandatos consecutivos”, pode ler-se em um anúncio feito pela agência de informação estatal Xinhua.

De acordo com o Público, a proposta de alteração à lei surge no momento em que Xi Jinping tem assumido um lugar de destaque na galeria dos líderes chineses das últimas décadas. Segundo o jornal, o presidente seria nomeado para o segundo mandato de cinco anos, no início de março.

A alteração na lei é decidida pelo comitê central do PCC, de que Xi Jinping é secretário-geral, não havendo assim oposição no Parlamento, uma vez que os membros da instituição são escolhidos pela lealdade ao partido.

Mas esta não é a única medida aplicada por Xi Jinping. Em outubro do ano passado, ficou decidido no congresso do PCC que o pensamento político do presidente seria incluído na Constituição, consagrando assim os “Pensamentos de Xi Jinping”, algo que até agora só foi conseguido por Mao Tse Tung.

Trump “talvez tente” também

O presidente norte-americano, Donald Trump, declarou que acha “ótimo” que o Presidente da China possa se manter no poder de forma vitalícia e fez referência à hipótese de os Estados Unidos um dia fazerem o mesmo.

“Ele agora é presidente vitalício. Presidente vitalício. E é ótimo, acho que isso é ótimo. Talvez tentemos fazer o mesmo um dia desses”, comentou Trump.

Para justificar sua opinião, Donald Trump criticou novamente sua adversária presidencial democrata Hillary Clinton, repetindo que “o sistema está viciado”. Ele classificou a invasão do Iraque como “a pior decisão já tomada”, referindo-se ao ex-presidente George W. Bush como “outro verdadeiro gênio”.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Água líquida em Marte: descobertas mais reservas no polo sul do Planeta Vermelho

Em 2018, pesquisadores italianos anunciaram que haviam encontrado evidências da existência de água líquida em Marte, abaixo da calota polar sul. Agora, a equipe voltou em mais uma série de informações que não apenas sustentam essa …

Cientistas russos encontram nova forma de tratamento para covid-19

Uma equipe de cientistas russos sugeriu tratar os pacientes gravemente afetados pelo coronavírus SARS-CoV-2 da mesma maneira que são tratados alguns casos de intoxicação. De acordo com os especialistas do Instituto de Pesquisa de Medicina de …

Covid-19 já causou a morte de um milhão de pessoas no mundo

Nove meses após seu surgimento na China, a pandemia de Covid-19 superou, neste domingo (27), o número simbólico de um milhão de mortos no mundo. No total, o coronavírus causou 1.000.009 mortes e 33.018.877 casos …

Homem que comia alcaçuz todos os dias morre e médicos alertam sobre riscos à saúde

Um homem de 54 anos morreu após consumir alcaçuz em excesso. Segundo os médicos do Hospital Geral de Massachussets (EUA), após duas semanas ingerindo alcaçuz preto em excesso, o homem teve uma overdose de uma …

Conflito armado se acirra na fronteira entre Armênia e Azerbaijão

A Armênia e o Azerbaijão se acusaram mutuamente neste domingo (27/09) de iniciar confrontos mortais na região separatista de Nagorno-Karabakh, na fronteira entre os dois países, em meio a uma disputa territorial de décadas. Ao …

Grande depósito de ovos de dinossauro é descoberto na Espanha

O norte de Espanha foi palco de uma nova descoberta paleontológica. Foram encontrados ovos de 68 milhões de anos atrás, que podem conter embriões desses enormes répteis. José Manuel Gasca estava fazendo jogging um dia no …

Uma cidade brasileira pode ter atingido imunidade de grupo ao Covid-19 a um terrível custo

Um surto explosivo de COVID-19 em Manaus pode ter contaminado pessoas suficientes para que a imunidade coletiva tenha se manifestado, sugerem estudos iniciais. Exames de anticorpos mostram que até dois terços da população pode ter contraído …

O raro pedido de desculpas de Kim Jong-un pela morte de sul-coreano na Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, divulgou um raro pedido de desculpas pessoal pelo assassinato de um cidadão sul-coreano, segundo o governo da Coreia do Sul. Kim disse a seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, …

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …