China aprova presidência por tempo indefinido para Xi Jinping

(dr) Xinhua

Xi Jinping, presidente da China (centro), em congresso do Partido Comunista Chinês

A sessão plenária da Assembleia Nacional Popular da China aprovou neste domingo (11) uma emenda constitucional que estabelece uma presidência por tempo indefinido para o atual chefe de Estado, Xi Jinping.

A Assembleia Nacional Popular da China aprovou com um único voto um conjunto de 21 emendas constitucionais propostas, entre as quais a eliminação do limite de dois mandatos consecutivos de cinco anos para os presidentes do país.

O presidente da China, Xi Jinping, está no cargo desde março de 2013. A Constituição chinesa previa um limite de dois mandatos para o presidente do país, fazendo com que o governante não pudesse ficar além de 2023.

No entanto, o Partido Comunista da China (PCC) propôs uma alteração à lei fundamental do país, retirando a proibição, para que tanto o presidente como o vice possam ficar nos respectivos cargos por tempo indefinido.

“O comitê central do Partido Comunista da China propôs remover da Constituição a expressão onde se diz que o presidente e o vice-presidente da República Popular da China não devem servir mais de dois mandatos consecutivos”, pode ler-se em um anúncio feito pela agência de informação estatal Xinhua.

De acordo com o Público, a proposta de alteração à lei surge no momento em que Xi Jinping tem assumido um lugar de destaque na galeria dos líderes chineses das últimas décadas. Segundo o jornal, o presidente seria nomeado para o segundo mandato de cinco anos, no início de março.

A alteração na lei é decidida pelo comitê central do PCC, de que Xi Jinping é secretário-geral, não havendo assim oposição no Parlamento, uma vez que os membros da instituição são escolhidos pela lealdade ao partido.

Mas esta não é a única medida aplicada por Xi Jinping. Em outubro do ano passado, ficou decidido no congresso do PCC que o pensamento político do presidente seria incluído na Constituição, consagrando assim os “Pensamentos de Xi Jinping”, algo que até agora só foi conseguido por Mao Tse Tung.

Trump “talvez tente” também

O presidente norte-americano, Donald Trump, declarou que acha “ótimo” que o Presidente da China possa se manter no poder de forma vitalícia e fez referência à hipótese de os Estados Unidos um dia fazerem o mesmo.

“Ele agora é presidente vitalício. Presidente vitalício. E é ótimo, acho que isso é ótimo. Talvez tentemos fazer o mesmo um dia desses”, comentou Trump.

Para justificar sua opinião, Donald Trump criticou novamente sua adversária presidencial democrata Hillary Clinton, repetindo que “o sistema está viciado”. Ele classificou a invasão do Iraque como “a pior decisão já tomada”, referindo-se ao ex-presidente George W. Bush como “outro verdadeiro gênio”.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Inclinação de Saturno pode ser explicada pela migração de suas luas; entenda

Em um novo estudo, cientistas do French National Centre for Scientific Research (CNRS) e da Sorbonne University perceberam que a inclinação de Saturno pode ser causada pela influência da migração de suas luas — principalmente …

A verdade sobre as pessoas que "ouvem" os mortos: estudo

Cientistas identificaram os traços que podem tornar uma pessoa mais propensa a afirmar que ouve as vozes dos mortos. De acordo com novas pesquisas, uma predisposição a altos níveis de absorção em tarefas, experiências auditivas incomuns …

OMS diz não ter conhecimento de mortes relacionadas ao uso da vacina da Pfizer

A OMS não tem conhecimento de qualquer morte relacionada ao uso da vacina contra a COVID-19 produzida pelos laboratórios Pfizer e BioNTech, disse hoje (20) a diretora-geral adjunta da organização, a brasileira Mariângela Simão. "Temos uma …

QAnon ganha cada vez mais força na Alemanha

O ataque ao Capitólio nos EUA ilustrou o perigo que teorias da conspiração podem representar. Na Alemanha, o movimento tem cada vez mais adeptos – que se mantêm fiéis ao agora ex-presidente americano Donald Trump. A …

Coronavírus em Manaus: "Meu irmão morreu de covid em hospital particular, e a conta é de R$ 180 mil"

A tragédia familiar vivida pelo advogado Amaury Andreoletti ilustra o impacto emocional e também financeiro do colapso no sistema de saúde de Manaus (AM). Andreoletti, que chegou a ficar quatro dias internado e se recuperou, viu …

Biden reverte medidas de Trump e volta ao Acordo do Clima de Paris; entidades comemoram

Horas depois de assumir a Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, cumpriu a promessa de reverter uma série de medidas tomadas pelo antecessor, Donald Trump. No total, foram 17 decretos assinados …

Avião com vacinas contra covid-19 entra em rota de colisão com jato após curva errada

  Essa foi por pouco! Na manhã desta terça-feira (19), um avião monomotor com vacinas contra a covid-19 a bordo fez uma curva errada após a decolagem, e acabou entrando em rota de colisão com um …

Emaranhamento quântico é transmitido a drones separados por 1 km de distância

Fótons emaranhados foram transmitidos entre dois drones pairando a um quilômetro de distância um do outro, demonstrando tecnologia que poderia ser a base de uma internet quântica. Quando dois fótons são emaranhados quanticamente, você pode deduzir …

Joe Biden empossado 46.º Presidente dos EUA

Joe Biden tomou posse, esta quarta-feira, como Presidente dos Estados Unidos, e Kamala Harris foi empossada a primeira vice-presidente norte-americana. No seu discurso, Biden disse que "este é o dia da América, da democracia …

Covid-19: Brasil deve enfrentar pior fase da pandemia nas próximas semanas

Nos últimos dias, a pandemia no Brasil foi marcada por imagens de dor e de esperança. De um lado, a falta de oxigênio em Manaus mostrou a tragédia causada pela falta de coordenação contra a …