Austríacos vão demolir a casa onde Hitler nasceu

Michael Kranewitter / Wikimedia

A casa onde nasceu Adolf Hitler, no nº 15 da Salzburger Vorstadt, em Braunau am Inn, Áustria

A casa onde nasceu Adolf Hitler, no nº 15 da Salzburger Vorstadt, em Braunau am Inn, Áustria

A casa onde Hitler nasceu em 1889 em Braunau am Inn, na Áustria, vai ser demolida. O anúncio foi feito essa segunda-feira (17) pelo ministro do Interior austríaco, Wolfgang Sobotka, após um longo período de indecisão quanto ao destino da casa.

“A casa de Hitler vai ser demolida. Vão ser mantidas as infraestruturas e um novo edifício vai ser erguido”, afirmou o ministro do Interior, segundo a BBC. “O novo edifício vai ser usado por uma instituição de caridade ou autoridade local”.

O governo austríaco pretendia há meses expropriar a casa onde nasceu Adolf Hitler, para impedir que prédio se torne local de peregrinação de neonazistas, depois ter tentado durante anos comprar o imóvel, desocupado desde 2011.

O primeiro passo vai ser dado em breve. Ainda esse mês, o parlamento austríaco deverá aprovar a expropriação do edifício das mãos de Gerlinde Pommer, a dona da casa. A casa onde Hitler nasceu pertence à família de Pommer há mais de um século.

O prédio está vazio desde 2011, o que criou uma oportunidade para neonazistas de todo o mundo o usarem como local de adoração e peregrinação.

Todos os anos, a 20 de abril, data do aniversário de Hitler, vários apoiantes de extrema-direita se reúnem à porta do edifício para tirar fotografias, segundo a Deutsche Welle.

A demolição da casa não é bem vista por todos os 17 mil habitantes da cidade de Braunau am Inn e tem provocado um debate no país.

Se uns acreditam ser o melhor para afastar os neonazistas do local, outros dizem que não vai fazer diferença.

Rotraud Steiger vive em frente à casa de Hitler há mais de 50 anos e é contra a demolição. “Não vai mudar a história, não é? Acho que não tem sentido”, contou a mulher à Deutsche Welle.

Steiger disse ainda que Hitler apenas viveu na casa durante alguns dias quando era bebê e que preferia que esta se tornasse um memorial.

Martin Simbock, dono da tabacaria que se encontra perto da casa, também acredita que o edifício deveria ser transformado num memorial e que demoli-lo será inútil.

“Mesmo que eles transformem o edifício num buraco as pessoas vão continuar a saber o que era antes”, afirmou Martin à Deutsche Welle. “O edifício não deveria ser derrubado mas sim usado de forma responsável, para educar pessoas”.

Na frente da casa está uma placa retirada do campo de concentração de Mauthausen, que diz “Pela paz, liberdade e democracia. Fascismo nunca mais. Milhares de mortos são um aviso”.

A casa foi comprada pelo regime Nazista e, depois da 2ª Guerra Mundial, foi devolvida à família de Pommer, em 1952.

Em 1972, o governo austríaco assinou um contrato de cedência para o edifício ser transformado num centro para pessoas com deficiências, mas em 2011 Gerlinde Pommer cancelou o contrato devido a uma disputa sobre as renovações necessárias para tornar o prédio mais acessível a pessoas com dificuldades motoras.

Nos últimos anos, Gerlinde Pommer tem pago uma renda mensal de 4.800 euros (cerca de R$ 17 mil) pela casa de Hitler, e o facto de o estado querer retirar a sua propriedade também está indignando os austríacos.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …