Preso pai de família que vivia isolada na Holanda

Ex-membro de culto de 67 anos viveu quase uma década recluso, com os seis filhos, numa zona rural. Polícia suspeita privação de liberdade. Antes fora detido um austríaco, presumível locatário do sítio.

Está detido o pai de uma família que viveu isolada por pelo menos nove anos numa zona rural da Holanda, comunicaram as autoridades locais nesta quinta-feira (17/10). O homem de 67 anos está sob suspeita de privar de liberdade seus filhos, segundo a polícia de Assen, na província de Drenthe, no nordeste do país.

“Temos motivos para suspeitar que as seis pessoas envolvidas não estavam na casa […] por vontade própria”, informou a polícia em comunicado. “Estamos investigando se alguma forma de culto religioso ou filosófico é a causa de suas situações de vida.”

“Esta investigação gira em torno de uma situação ímpar”, comentou uma porta-voz. “Essas pessoas talvez tenham vivido juntas na casa, separadas da sociedade, desde 2010.”

Os agentes invadiram na segunda-feira o sítio próximo do vilarejo de Ruinerwold, numa área rural 130 quilômetros a nordeste de Amsterdã, depois que o suposto filho mais velho, identificado localmente como “Jan”, pediu ajuda num café do lugarejo próximo, onde pedira cinco cervejas para si.

Os policiais encontraram seis adultos, que afirmaram pertencer à mesma família. Eles viviam em quartos improvisados e se alimentavam de vegetais e animais produzidos no sítio. Imagens feitas por drones mostram a propriedade como um conjunto de edifícios com uma grande horta num lado, rodeada por uma cerca viva e amplamente obscurecida por árvores.

Segundo a imprensa holandesa, o homem e os seis jovens, contando entre 18 e 25 anos, estavam aparentemente esperando o fim do mundo. Há indicações de que o pai da família fora membro de um culto. Um porta-voz da Igreja da Unificação, conhecida coloquialmente como “Moonies” e que críticos classificam como culto, confirmou que ele integrara a congregação durante certo período.

A mãe morreu há vários anos, segundo o prefeito de Ruinerwold. A polícia ainda investiga o parentesco exato entre os seis jovens reclusos, já que nenhum parece ter sido registrado. Eles estão sendo atendidos por especialistas, enquanto uma equipe de 30 investigadores vasculha a propriedade em busca de indícios.

No início da semana foi preso um austríaco de 58 anos, identificado como Josef B., sem parentesco com a família holandesa. Ele pagava o aluguel da propriedade, e foi acusado de envolvimento em “privação de liberdade, prejudicar a saúde de outros e lavagem de dinheiro”. Na quinta-feira feira, um juiz decidiu estender sua detenção, a fim de dar à polícia mais tempo para reunir provas.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Holanda reduzirá limite de velocidade para combater poluição

O governo da Holanda reduzirá o limite máximo de velocidade nas rodovias do país como parte de uma série de medidas para combater as emissões de óxido de nitrogênio, geradas em grande parte por veículos …

A polêmica sobre campos de extermínio nazistas que opôs a Polônia ao Netflix

O primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, enviou uma carta ao Netflix insistindo em mudanças no documentário The Devil Next Door (o diabo ao lado), sobre campos de extermínio nazistas. Na carta enviada no domingo, 10, e …

O único problema de ser filho único é o estigma

Filhos únicos possuem uma péssima reputação. Quantas vezes você não observou algum pai ser criticado por escolher ter apenas um pimpolho? “Ele vai ficar mimado, muito sozinho, egoísta, etc. etc. etc”. É um senso comum. Parece, …

Epidemia mundial: Pneumonia mata uma criança de menos de 5 anos a cada 39 segundos

O Dia Mundial da Pneumonia é comemorado em 12 de novembro. A data foi proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção da doença, …

Senadora se declara presidente da Bolívia

A parlamentar oposicionista e segunda vice-presidente do Senado Jeanine Áñez declarou-se presidente da Bolívia nesta terça-feira (12). Ela também afirmou que o país terá novas eleições após a formação de uma nova comissão eleitoral. "De acordo …

Bolsonaro anuncia saída do PSL

Em meio à crise por disputa de poder na legenda, presidente afirma que pretende criar novo partido. Cerca de 30 parlamentares aliados de Bolsonaro devem seguir exemplo e deixar o PSL. O presidente Jair Bolsonaro anunciou …

Israel mata comandante da Jihad Islâmica em ataque aéreo

Forças israelense bombardeiam casa de líder extremista na Faixa de Gaza. Militantes palestinos reagem disparando dezenas de mísseis contra Israel. Autoridades pedem que população fique em casa. Um importante comandante militar do grupo extremista palestino Jihad …

Cão aprende a falar usando máquina de escrever e já sabe 29 palavras

Stella tem 18 meses e, apesar de ser um cachorro, já sabe “falar” mais do que muitos humanos da sua idade. Através de uma máquina criada por sua tutora, o animal consegue se comunicar usando …

Saída de Lula da prisão pode ser “oportunidade” para Bolsonaro, diz especialista ao Le Monde

O jornal Le Monde deste domingo e segunda-feira, feriado em que a França comemora o Armistício da Primeira Guerra Mundial, traz uma reportagem de página inteira sobre a liberação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da …

Evo Morales deixa a Bolívia rumo ao México

O agora ex-presidente Evo Morales deixou a Bolívia na noite desta segunda-feira (11) e pegou um avião em direção ao México. Em comunicado via Twitter, Evo Morales disse que estava agradecido ao México por ter lhe …