Preso pai de família que vivia isolada na Holanda

Ex-membro de culto de 67 anos viveu quase uma década recluso, com os seis filhos, numa zona rural. Polícia suspeita privação de liberdade. Antes fora detido um austríaco, presumível locatário do sítio.

Está detido o pai de uma família que viveu isolada por pelo menos nove anos numa zona rural da Holanda, comunicaram as autoridades locais nesta quinta-feira (17/10). O homem de 67 anos está sob suspeita de privar de liberdade seus filhos, segundo a polícia de Assen, na província de Drenthe, no nordeste do país.

“Temos motivos para suspeitar que as seis pessoas envolvidas não estavam na casa […] por vontade própria”, informou a polícia em comunicado. “Estamos investigando se alguma forma de culto religioso ou filosófico é a causa de suas situações de vida.”

“Esta investigação gira em torno de uma situação ímpar”, comentou uma porta-voz. “Essas pessoas talvez tenham vivido juntas na casa, separadas da sociedade, desde 2010.”

Os agentes invadiram na segunda-feira o sítio próximo do vilarejo de Ruinerwold, numa área rural 130 quilômetros a nordeste de Amsterdã, depois que o suposto filho mais velho, identificado localmente como “Jan”, pediu ajuda num café do lugarejo próximo, onde pedira cinco cervejas para si.

Os policiais encontraram seis adultos, que afirmaram pertencer à mesma família. Eles viviam em quartos improvisados e se alimentavam de vegetais e animais produzidos no sítio. Imagens feitas por drones mostram a propriedade como um conjunto de edifícios com uma grande horta num lado, rodeada por uma cerca viva e amplamente obscurecida por árvores.

Segundo a imprensa holandesa, o homem e os seis jovens, contando entre 18 e 25 anos, estavam aparentemente esperando o fim do mundo. Há indicações de que o pai da família fora membro de um culto. Um porta-voz da Igreja da Unificação, conhecida coloquialmente como “Moonies” e que críticos classificam como culto, confirmou que ele integrara a congregação durante certo período.

A mãe morreu há vários anos, segundo o prefeito de Ruinerwold. A polícia ainda investiga o parentesco exato entre os seis jovens reclusos, já que nenhum parece ter sido registrado. Eles estão sendo atendidos por especialistas, enquanto uma equipe de 30 investigadores vasculha a propriedade em busca de indícios.

No início da semana foi preso um austríaco de 58 anos, identificado como Josef B., sem parentesco com a família holandesa. Ele pagava o aluguel da propriedade, e foi acusado de envolvimento em “privação de liberdade, prejudicar a saúde de outros e lavagem de dinheiro”. Na quinta-feira feira, um juiz decidiu estender sua detenção, a fim de dar à polícia mais tempo para reunir provas.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Japão lembra 75 anos de bomba de Hiroshima e pede união contra armas nucleares

Esta quinta-feira (6) marca o 75º aniversário do primeiro ataque com bomba atômica do mundo. Cerca de 140 mil pessoas morreram no bombardeio à cidade japonesa, realizado pelo Estados Unidos no fim da Segunda Guerra …

Donald Trump determina bloqueio do TikTok e WeChat nos EUA em 45 dias

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump assinou na noite de ontem (6) uma ordem executiva determinando o fim de relações com as empresas responsáveis pelos apps TikTok e WeChat no país norte-americano. Em comunicado emitido …

Brasil caminha para ter 200 mil mortes pelo coronavírus até outubro, diz especialista

Na semana em que o Brasil deverá registrar 100 mil mortes pelo novo coronavírus, um especialista brasileiro indica que o país caminha para dobrar esse número em dois meses, atingindo 200 mil óbitos pela pandemia …

Petição defende que França assuma controle do Líbano

Suspeita de que desastre em Beirute foi causado por negligência eleva indignação dos libaneses, que pedem mandato francês pelos próximos dez anos no país. Apelo recebe mais de 50 mil assinaturas após visita de Macron. Quase …

Macron visita Beirute devastada e cobra reformas no Líbano

Presidente francês visita local da explosão e ouve apelos por mudanças por parte da população, para quem o desastre é consequência de anos de corrupção, caos público e má gestão. O presidente da França, Emmanuel Macron, …

Após ser engolido, besouro consegue escapar do intestino dos sapos

Uma pesquisa mostrou que o besouro aquático Regimbartia attenuata tem a capacidade de sobreviver ser engolido por um sapo. Todos já ingerimos coisas que parecem querer sair correndo de dentro de nós, mas deve ser muito …

Disney+ chegará à América Latina em novembro

Ao divulgar que ultrapassou a marca de 60 milhões de assinantes, a Disney também reforçou uma informação que traz esperança a muita gente: o Disney+ deve mesmo chegar à América Latina em novembro. A informação foi …

China exorta Trump a não abrir 'caixa de Pandora' com aquisição do TikTok

China apela aos EUA que não abram a caixa de Pandora, exigindo vender a companhia TikTok, eles serão os próprios culpados pelas consequências, declarou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Wang Wenbin. O presidente …

Twitter bloqueia conta oficial de campanha de Trump

O Twitter anunciou nesta quarta-feira (5) ter bloqueado temporariamente a conta oficial da campanha de reeleição do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por conta de um tuíte que continha informação equivocada sobre a …

Líbano inicia luto nacional e recebe ajuda internacional

Diversos países enviam suprimentos médicos a Beirute. Presidente da França chega ao Líbano para avaliar situação. Megaexplosão deixou ao menos 137 mortos, incluindo diplomata alemão, e mais de 5 mil feridos. Beirute amanheceu nesta quinta-feira (06/08) …