Preso pai de família que vivia isolada na Holanda

Ex-membro de culto de 67 anos viveu quase uma década recluso, com os seis filhos, numa zona rural. Polícia suspeita privação de liberdade. Antes fora detido um austríaco, presumível locatário do sítio.

Está detido o pai de uma família que viveu isolada por pelo menos nove anos numa zona rural da Holanda, comunicaram as autoridades locais nesta quinta-feira (17/10). O homem de 67 anos está sob suspeita de privar de liberdade seus filhos, segundo a polícia de Assen, na província de Drenthe, no nordeste do país.

“Temos motivos para suspeitar que as seis pessoas envolvidas não estavam na casa […] por vontade própria”, informou a polícia em comunicado. “Estamos investigando se alguma forma de culto religioso ou filosófico é a causa de suas situações de vida.”

“Esta investigação gira em torno de uma situação ímpar”, comentou uma porta-voz. “Essas pessoas talvez tenham vivido juntas na casa, separadas da sociedade, desde 2010.”

Os agentes invadiram na segunda-feira o sítio próximo do vilarejo de Ruinerwold, numa área rural 130 quilômetros a nordeste de Amsterdã, depois que o suposto filho mais velho, identificado localmente como “Jan”, pediu ajuda num café do lugarejo próximo, onde pedira cinco cervejas para si.

Os policiais encontraram seis adultos, que afirmaram pertencer à mesma família. Eles viviam em quartos improvisados e se alimentavam de vegetais e animais produzidos no sítio. Imagens feitas por drones mostram a propriedade como um conjunto de edifícios com uma grande horta num lado, rodeada por uma cerca viva e amplamente obscurecida por árvores.

Segundo a imprensa holandesa, o homem e os seis jovens, contando entre 18 e 25 anos, estavam aparentemente esperando o fim do mundo. Há indicações de que o pai da família fora membro de um culto. Um porta-voz da Igreja da Unificação, conhecida coloquialmente como “Moonies” e que críticos classificam como culto, confirmou que ele integrara a congregação durante certo período.

A mãe morreu há vários anos, segundo o prefeito de Ruinerwold. A polícia ainda investiga o parentesco exato entre os seis jovens reclusos, já que nenhum parece ter sido registrado. Eles estão sendo atendidos por especialistas, enquanto uma equipe de 30 investigadores vasculha a propriedade em busca de indícios.

No início da semana foi preso um austríaco de 58 anos, identificado como Josef B., sem parentesco com a família holandesa. Ele pagava o aluguel da propriedade, e foi acusado de envolvimento em “privação de liberdade, prejudicar a saúde de outros e lavagem de dinheiro”. Na quinta-feira feira, um juiz decidiu estender sua detenção, a fim de dar à polícia mais tempo para reunir provas.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Novo vírus infecto-contagioso explode na China e outros países já estão em alerta

O misterioso vírus que surgiu na China nos últimos dias de 2019 acaba de chegar aos Estados Unidos. As autoridades americanas confirmaram que um homem vindo da China está infectado com o vírus, que é …

Davos assiste choque entre Greta Thunberg e Trump sobre o clima

A 50ª edição do Fórum Econômico Mundial de Davos começou nesta terça-feira (21) na Suíça dominada pelos debates sobre as mudanças climáticas. Pelo segundo ano consecutivo, a jovem ativista sueca Greta Thunberg foi convidada a …

China proibirá plástico não biodegradável

País asiático quer reduzir o uso de produtos como talheres e sacolas descartáveis em 30% até 2025. Plano prevê proibições escalonadas em hotéis, restaurantes e serviços de entrega do comércio eletrônico em áreas urbanas. As autoridades …

Inteligência artificial está sendo usada para combater extinção de pinguins

Uma tecnologia de inteligência artificial está sendo determinante no combate à extinção de pinguins no mundo. A ferramenta está sendo utilizada pela Gramener, empresa membro Intel AI Builder, que, a partir de imagens de regiões …

Criaram um escape room baseado em La Casa de Papel

As empresas Fever Originals, Atresmedia e Enigma Exprés criaram um escape room na Espanha baseado em “La Casa de Papel“. Mais de 80 mil pessoas participaram da primeira temporada do desafio. Vestidos com os uniformes e …

Guaidó desafia proibição de deixar Venezuela e inicia giro internacional em busca de apoio

O opositor venezuelano Juan Guaidó voltou a desafiar a proibição de deixar o país. O autoproclamado presidente interino viajou para a Colômbia, antes de seguir para Bélgica e Suíça. Ele pretende participar do Fórum …

FMI prevê melhora para economia brasileira, apesar da redução do crescimento mundial

O Fundo Monetário Internacional reduziu nesta segunda-feira (20) sua expectativa de crescimento global para este ano. A instituição é mais otimista sobre a situação do Brasil, que deve crescer nos próximos anos. O FMI disse …

Harry diz estar triste por deixar deveres reais

O príncipe Harry falou neste domingo (19/01) de sua tristeza por ser obrigado a desistir de seus deveres reais em um acordo com a família real britânica, dizendo não haver outra opção se ele e …

Ultrassom destrói células cancerosas

Cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia e do Instituto de Pesquisa Beckman da Cidade da Esperança desenvolveram uma técnica de ultrassom direcionado de baixa intensidade que mata células cancerígenas sem afetar as células saudáveis …

Robôs são maior ameaça à humanidade que mudança climática, segundo especialista

Especialista em inteligência artificial acredita que robôs podem ser hackeados por terroristas, além de outros problemas, tornando-os potencialmente perigosos para o homem. Se por um lado a tecnologia pode ajudar o homem em suas tarefas do …