Polícia da Holanda encontra família que diz ter passado 9 anos fechada em quarto secreto ‘esperando o fim do mundo’

Uma família de seis pessoas que passou nove anos em uma fazenda “esperando o fim do mundo” foi descoberta pela polícia na Holanda, depois que um deles apareceu em um bar da região de Ruinerworld.

Um homem de 58 anos e cinco jovens entre 18 e 15 anos viviam numa propriedade na província de Drenthe. Eles foram localizados quando o filho mais velho pediu cinco cervejas no pub, bebeu todas e depois solicitou ajuda, segundo a emissora RTV Drenthe.

“Ele tinha um cabelo longo, barba suja, vestia roupas velhas e parecia confuso”, relata o dono do pub, Chris Westerbeek. “Conversei com ele e ouvi que havia fugido e precisava de ajuda, então chamei a polícia. Ele disse que nunca havia ido à escola.”

“As seis pessoas viviam num espaço pequeno da casa que poderia ficar trancado, mas não era um porão”, relatou a polícia em comunicado nesta terça-feira.

O homem mais velho foi preso. Segundo os jovens encontrados, ele é pai dele, mas não está claro se todos estavam ali voluntariamente nem se ele é parente deles de fato. A imprensa local afirma que o homem detido é austríaco e se chama Josef B.

“Eu nunca vi nada como isso”, afirmou o prefeito Roger de Groot a jornalistas. Segundo ele, nem todos os jovens estavam registrados na administração local. A rede pública de TV disse também que o grupo vivia em isolamento à espera do fim dos tempos.

“Ele afirmou ter irmãos e irmãs que viviam na fazenda, e que era o mais velho e queria acabar com aquele modo de vida.”

Autoridades fizeram buscas na fazenda remota, acessível por uma ponte sobre um canal numa região afastada do centro de Ruinerwold, vilarejo com menos de 3 mil habitantes. Os policiais descobriram uma escada escondida atrás de um armário da sala que levava a um cômodo secreto onde a família se abrigava.

A fazenda é parcialmente coberta por árvores, e tem uma cabra e uma grande horta no fundo. A área foi isolada. Um vizinho relatou à mídia holandesa ter visto apenas um homem na fazenda, nenhuma criança e alguns animais, como um cachorro e gansos. O carteiro local nunca levou uma correspondência.

Há ainda diversas questões em aberto“, afirmou a polícia. Não está claro quanto tempo os jovens passaram no cômodo secreto e o que aconteceu à mãe deles, ainda que o prefeito tenha dito que ela morreu anos atrás.

A imprensa local também relata que o homem de 58 anos teria sofrido um infarto e estava confinado a uma cama.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Quantos anos de vida saudável os ricos ganham em relação aos pobres?

Um novo estudo europeu e americano descobriu que os ricos possuem cerca de nove anos de vida saudável a mais do que os pobres. A pesquisa foi bastante abrangente – os cientistas analisaram dados de mais …

O país sul-americano que deve crescer 14 vezes mais que a China neste ano

A Guiana ganhou na loteria e está prestes a resgatar o prêmio. Seus vizinhos, especialmente a Venezuela, aguardam intrigados para saber em que ela vai gastar. De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia …

Portugal supera marca histórica de 500 mil imigrantes residindo no país; brasileiros são a maioria

Portugal atingiu um número recorde de imigrantes vivendo no país. O anúncio foi feito pelo governo nesta quarta-feira (15), durante debate no Parlamento sobre o Orçamento de Estado para 2020. "Os dados preliminares levam a dizer …

Papa Francisco nomeia primeira mulher para cargo de alto escalão no Vaticano

Pela primeira vez, uma mulher ocupará um cargo de alto nível no Vaticano. O Papa Francisco nomeou Francesca Di Giovanni para a função de vice-ministra da Secretaria de Estado da Santa Sé, órgão equivalente ao …

Khamenei chama Trump de "palhaço" e exalta ataque a bases dos EUA

Em primeiro sermão desde 2012, líder supremo do Irã afirma que Trump finge apoio ao povo iraniano e pede união após dizer que queda de avião foi "acidente trágico". EUA admitem que militares ficaram feridos. O …

Uma desconhecida explosão de ondas gravitacionais foi detectada na Terra

Os detectores de ondas gravitacionais da Terra, os observatórios LIGO e Virgo, identificaram uma misteriosa “explosão” de ondas gravitacionais não prevista na última terça-feira, 14 de janeiro. As ondas gravitacionais detectadas até hoje foram resultado de …

Twitter pede desculpas por permitir anúncios direcionados a neonazistas

O Twitter emitiu hoje (16), um pedido de desculpas público, logo após a BBC fazer uma denúncia de que a plataforma de anúncios da empresa estava permitindo o direcionamento de conteúdo para neonazistas e outros …

SP quer lei para incentivar uso de veículos híbridos e elétricos

Um novo projeto de lei apresentado em São Paulo pretende combater os problemas ambientais provocados pelos carros à combustão, que utilizam os tão poluentes combustíveis fósseis, através do incentivo ao uso de veículos elétricos ou …

Ataques iranianos teriam deixado 11 militares dos EUA feridos

Ao menos 11 militares norte-americanos foram retirados do Iraque para receberem tratamento médico em decorrência dos ataques iranianos contra as bases dos EUA. "Quando ficarem aptos para o serviço, estes militares regressarão ao Iraque", declarou à …

Evo recua e diz que não pretende mais criar milícias

Em carta pública divulgada nesta quinta-feira (16/01), o ex-presidente da Bolívia Evo Morales, que está refugiado na Argentina há mais de um mês, recuou da ideia de promover a formação de milícias no país. "Há alguns …