Primeira geleira a desaparecer na Islândia ganha funeral e lápide

Okjökull foi declarada morta em 2014. Placa de cobre inaugurada no local faz alerta contra os efeitos das mudanças climáticas, enquanto cientistas temem que país perca todas as suas principais geleiras até o ano de 2200.

A Islândia inaugurou neste domingo (18/08) uma placa de bronze em homenagem à Okjökull, a primeira geleira do país declarada morta como consequência da mudança climática.

O desaparecimento de Okjökull está sendo tratado pelas autoridades islandesas e por ativistas do clima como um alerta para os efeitos do aquecimento global.

“Ok é a primeira geleira da Islândia a perder seu status de geleira. Nos próximos 200 anos todas as nossas principais geleiras deverão seguir o mesmo caminho. Este monumento é para confirmar que sabemos o que está acontecendo e o que precisa ser feito. Só você saberá se nós o fizemos”, diz a mensagem gravada na placa de bronze, destinada às próximas gerações.

A dedicatória intitulada “Uma carta para o futuro“, de autoria do escritor islandês Andri Snaer Magnason, traz ainda a data, agosto de 2019, e a concentração atual de dióxido de carbono na atmosfera do planeta, em partes por milhão: “415 ppm CO2.”

“Você pensa em uma escala de tempo diferente quando está escrevendo em cobre e não em papel. Você começa a pensar que alguém realmente vai chegar ali em 300 anos e vai ler isso”, disse Magnason em entrevista à emissora britânica BBC.

“Este é um grande momento simbólico”, continuou o escritor. “A mudança climática não tem começo nem fim, e acredito que a filosofia por trás desta placa é colocar um sinal de alerta para nos lembrar de que eventos históricos estão acontecendo, e não devemos normalizá-los. Devemos colocar nossos pés no chão e dizer: ‘okay, isso se foi, isso é importante.'”

O projeto foi iniciado por pesquisadores locais e seus colegas da Universidade Rice, nos Estados Unidos. Os convidados da cerimônia deste domingo incluem a primeira-ministra da Islândia, Katrín Jakobsdóttir, o ministro do Meio Ambiente do país, Gudmundur Ingi Gudbrandsson, e a irlandesa Mary Robinson, ex-alta comissária da ONU para os Direitos Humanos.

“Este será o primeiro monumento em homenagem a uma geleira perdida para a mudança climática em todo o mundo”, afirmou em julho Cymene Howe, professora da Universidade Rice.

Segundo Howe, criar um memorial como esse traz luz ao que está sendo perdido em todo o mundo devido à mudança climática. Ela disse que a cerimônia também visa chamar atenção “para o fato de que isso é algo que os humanos ‘conquistaram’, embora não seja uma coisa de que devemos nos orgulhar”.

Pesquisadores envolvidos acrescentaram que, como o debate sobre o aquecimento global “pode ser bastante abstrato com muitas estatísticas terríveis e modelos científicos sofisticados que podem parecer incompreensíveis”, um monumento a uma geleira desaparecida pode ser a melhor maneira de as pessoas entenderem o que está acontecendo com o planeta.

Okjökull, que significa “geleira Ok” em islandês, tornou-se a primeira grande massa de gelo da Islândia a perder oficialmente seu status de geleira, em 2014.

Enquanto em 1890 a Okjökull cobria uma área de 16 quilômetros quadrados, suas dimensões caíram para apenas 0,7 quilômetro quadrado em 2012, pouco antes de desaparecer completamente.

Cientistas alertam que cerca de 400 geleiras na Islândia correm o risco de ter o mesmo destino, e temem que todas elas podem desaparecer até o ano de 2200. O país está perdendo cerca de 11 bilhões de toneladas de gelo por ano.

A organização União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês) estima que quase metade dos patrimônios mundiais pode perder suas geleiras até 2100 se as emissões de gases do efeito estufa continuarem no ritmo atual.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …