A enorme atividade sísmica sentida nos últimos dias no Anel de Fogo do Pacífico tem provocado o caos, causando ainda forte preocupação entre os cientistas que acreditam que este pode ser o prenúncio de um terremoto muito mais forte.
De acordo com Serviço Geológico dos Estados Unidos, em apenas 48 horas, ocorreram 69 terremotos, 16 dos quais foram classificados como muito fortes, isto é, de magnitude de 4,5 ou superior. O território mais afetado foi a ilha Fiji.
Segundo o Daily Mail, os cientistas descrevem o “grande terremoto” como um sismo de magnitude superior a 8 e, com esta força, é provável que o desastre cause uma destruição em massa na Califórnia.
O último terremoto de magnitude 7,9 que atingiu o estado norte-americano ocorreu em 1906. Nesse ano, 80% da cidade de São Francisco – uma das mais populosas dos EUA – ficou destruída. O desastre fez mais de 3 mil vítimas mortais.
De acordo com os cientistas, no dia 19 de agosto, houve um terremoto no Anel de Fogo de magnitude 8,2, sentido a uma profundidade de 550 quilômetros. Os moradores das ilhas Fiji e da Califórnia não foram atingidos porque o epicentro foi profundo demais para causar tsunamis.
O Anel de Fogo do Pacífico é uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica que registra cerca de 7 mil terramotos por ano, na maioria moderados.