A primeira-ministra britânica, Theresa May, anunciou esta terça-feira (18) uma proposta para a realização de eleições antecipadas para o dia 8 de junho. Calendário normal das eleições no Reino Unido só levariam os cidadãos às urnas em 2020.
Brexit
-
17 julho, 2017 Começa a segunda fase de negociações do Brexit
-
18 abril, 2017 Proposta de Primeira-Ministra britânica antecipa eleições de 2020 para 8 de maio
A proposta foi feita hoje de manhã em Londres (madrugada em Brasília), diante do número 10 de Downing Street, explicando que em causa está o fato de o país precisar de estabilidade.
“O país está ficando mais forte, mas Westminster não”, afirmou Theresa May no exterior da residência oficial, citada pela BBC.
Em causa estão as divisões no Parlamento em decorrência do processo de saída do Reino Unido da União Europeia, com May a acusar outros partidos políticos de estarem “jogando” e de isso ameaçar o “sucesso do Brexit”.
“Cheguei à conclusão que a única forma de garantir a certeza e a segurança dos próximos anos é através destas eleições”, declarou.
A data prevista para os britânicos voltarem às urnas era apenas em 2020. Depois deste anúncio, segue-se uma votação ainda nesta quarta-feira (19). A primeira-ministra precisa que dois terços dos deputados votem a favor.
Theresa May chegou ao poder em julho do ano passado, depois do “Sim” ter ganho o referendo que questionava a saída do país da União Europeia e de David Cameron se ter demitido do cargo.
// ZAP