Boris Johnson prepara nova proposta para o Brexit

BackBoris2012 / Flickr

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, Boris Johnson

O chefe da diplomacia francesa, Jean-Yves Le Drian, se mostrou cético quanto a possibilidade de se chegar a um acordo sobre o Brexit antes de 31 de outubro, data prevista para a divórcio entre o Reino Unido e União Europeia.

A declaração do chanceler é feita no mesmo dia em que o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou que apresentará novas propostas para um compromisso com Bruxelas.

“Vocês conhecem a posição da França, que considera que o acordo de saída é a melhor solução”, disse Jean-Yves Le Drian na Assembleia Nacional nesta terça-feira. “Mas hoje a hipótese de uma saída [do Reino Unido] sem acordo é a mais plausível”, afirmou o chanceler.

Já do lado britânico, o primeiro-ministro parece mais otimista. O chefe do governo declarou, também nesta terça-feira, que estaria preparando uma nova proposta para Bruxelas, numa tentativa de tirar o país do impasse. A declaração foi feita durante o congresso anual do Partido Conservador em Manchester, onde o Brexit se tornou o tema principal.

Vamos fazer uma oferta muito boa, vamos apresenta-la formalmente muito em breve”, declarou Johnson à rádio BBC. O premiê, no entanto, não deu detalhes sobre a solução que pretende propor aos colegas europeus. A imprensa britânica especula sobre a entrega de uma proposta ainda esta semana.

Britânicos e europeus intensificaram os contatos nas últimas semanas, mas Bruxelas afirma não ter recebido até o momento informações da parte de Londres que possam resultar em um acordo. Johnson insiste que o Brexit será concretizado no final do mês.

Um mês para chegar a um acordo

O Reino Unido decidiu em 2016 por referendo, com 52% dos votos, encerrar mais de 45 anos de adesão à União Europeia. Sua saída do bloco estava marcada para março passado, mas diante da rejeição do parlamento britânico ao acordo dificilmente negociado com Bruxelas pela ex-primeira-ministra, a conservadora Theresa May, a data foi adiada duas vezes.

O polêmico Johnson, que chegou ao poder no final de julho ao substituir May como líder do Partido Conservador, quer renegociar com a UE o ponto mais conflitante do texto: a chamada “salvaguarda irlandesa” ou como evitar que o Brexit resulte na criação de uma nova fronteira física entre a província britânica da Irlanda do Norte e a República da Irlanda, um país membro da UE.

Diversas versões das propostas britânicas para manter aberta a fronteira terrestre entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda vazaram na imprensa nesta terça. Segundo uma das hipóteses, o governo planejaria fazer os controles alfandegários a vários quilômetros da fronteira.

Uma ideia que o vice-primeiro-ministro irlandês, Simon Coveney, rejeitou de modo imediato. Ele pediu a Londres que apresente uma “proposta séria”.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

COVID-19 deve ter pico no Brasil em abril e maio, dizem Mandetta e especialistas

A previsão de disseminação do novo coronavírus (SARS-CoV-2) no país não é nada animadora para os próximos meses. Isso porque ainda estamos em uma fase intermediária da infecção, que deve ter seus momentos de pico em …

Esse novo tratamento alivia a depressão em 90% dos pacientes

De acordo com uma nova pesquisa americana, um tratamento com estimulação magnética transcraniana pode ser muito eficaz para pessoas com depressão severa: em um experimento, foi capaz de aliviar os sintomas em 90% dos pacientes. Normalmente, …

Israel: ministro que definiu Covid-19 como ‘castigo divino a gays’ está com coronavírus

Aos 71 anos, Yaakov Litzman, ministro da Saúde de Israel e também líder do partido ultra-ortodoxo “Judaísmo Unido da Torá”, testou positivo para Covid-19. O diagnóstico foi divulgado nesta terça-feira (7) pela imprensa local e chamou …

Saúde de Boris Johnson preocupa britânicos, mas governo garante que premiê passa bem

O Reino Unido acompanha com preocupação a degradação do estado de saúde do primeiro-ministro Boris Johnson, que anunciou publicamente ter sido contaminado pelo novo coronavírus há dez dias. Depois de ser hospitalizado no domingo (5), …

Cortes na ciência comprometem resposta à covid-19 no Brasil

A fila de 16 mil testes para covid-19 no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, expõe a vulnerabilidade de um país que escolheu não investir em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) nos últimos anos. A …

Organismo marinho de 47 metros de comprimento descoberto na Austrália

Pesquisadores conseguiram captar imagens de vídeo fascinantes de um organismo "de outro mundo" nas águas ao largo da costa ocidental da Austrália. Segundo comunica a Newsweek, uma equipe a bordo do RV Falkor, o principal navio …

Detectadas pela 1º vez estrelas binárias capazes de produzir ondas gravitacionais

Astrônomos do Centro de Astrofísica de Harvard & Smithsonian detectaram pela primeira vez anãs brancas compostas por duas estrelas binárias. As anãs brancas compostas por duas estrelas binárias possuem um núcleo orbital capaz de gerar uma …

Epidemia do coronavírus ainda não chegou ao pico e se agrava na França, diz ministro

O pico da epidemia do novo coronavírus ainda não foi atingido na França, disse nesta terça-feira (7) o ministro da Saúde, Olivier Véran. Devido ao número significativo de pacientes que ainda são hospitalizados diariamente …

Superlua Rosa: satélite atinge proximidade máxima com a Terra

Na próxima terça-feira (7), os entusiastas da astronomia vão poder testemunhar um conhecido e belo fenômeno dos céus que acontece anualmente. A Superlua Rosa é o momento em que o satélite atinge proximidade máxima com a …

Empresas brasileiras lançam manifesto contra demissões

Dezenas de empresas assinam texto pedindo que companhias se comprometam a não demitir nos próximos dois meses, mesmo diante dos impactos econômicos provocados pelas medidas de isolamento para conter o coronavírus. Um grupo de 41 empresas …