Boris Johnson prepara nova proposta para o Brexit

BackBoris2012 / Flickr

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, Boris Johnson

O chefe da diplomacia francesa, Jean-Yves Le Drian, se mostrou cético quanto a possibilidade de se chegar a um acordo sobre o Brexit antes de 31 de outubro, data prevista para a divórcio entre o Reino Unido e União Europeia.

A declaração do chanceler é feita no mesmo dia em que o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou que apresentará novas propostas para um compromisso com Bruxelas.

“Vocês conhecem a posição da França, que considera que o acordo de saída é a melhor solução”, disse Jean-Yves Le Drian na Assembleia Nacional nesta terça-feira. “Mas hoje a hipótese de uma saída [do Reino Unido] sem acordo é a mais plausível”, afirmou o chanceler.

Já do lado britânico, o primeiro-ministro parece mais otimista. O chefe do governo declarou, também nesta terça-feira, que estaria preparando uma nova proposta para Bruxelas, numa tentativa de tirar o país do impasse. A declaração foi feita durante o congresso anual do Partido Conservador em Manchester, onde o Brexit se tornou o tema principal.

Vamos fazer uma oferta muito boa, vamos apresenta-la formalmente muito em breve”, declarou Johnson à rádio BBC. O premiê, no entanto, não deu detalhes sobre a solução que pretende propor aos colegas europeus. A imprensa britânica especula sobre a entrega de uma proposta ainda esta semana.

Britânicos e europeus intensificaram os contatos nas últimas semanas, mas Bruxelas afirma não ter recebido até o momento informações da parte de Londres que possam resultar em um acordo. Johnson insiste que o Brexit será concretizado no final do mês.

Um mês para chegar a um acordo

O Reino Unido decidiu em 2016 por referendo, com 52% dos votos, encerrar mais de 45 anos de adesão à União Europeia. Sua saída do bloco estava marcada para março passado, mas diante da rejeição do parlamento britânico ao acordo dificilmente negociado com Bruxelas pela ex-primeira-ministra, a conservadora Theresa May, a data foi adiada duas vezes.

O polêmico Johnson, que chegou ao poder no final de julho ao substituir May como líder do Partido Conservador, quer renegociar com a UE o ponto mais conflitante do texto: a chamada “salvaguarda irlandesa” ou como evitar que o Brexit resulte na criação de uma nova fronteira física entre a província britânica da Irlanda do Norte e a República da Irlanda, um país membro da UE.

Diversas versões das propostas britânicas para manter aberta a fronteira terrestre entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda vazaram na imprensa nesta terça. Segundo uma das hipóteses, o governo planejaria fazer os controles alfandegários a vários quilômetros da fronteira.

Uma ideia que o vice-primeiro-ministro irlandês, Simon Coveney, rejeitou de modo imediato. Ele pediu a Londres que apresente uma “proposta séria”.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …

Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes. Podem ter sido encontrados vestígios de …

Este pode ser o 1º planeta descoberto em outra galáxia, a 23 milhões de anos-luz

Astrônomos encontraram um candidato a planeta localizado em outra galáxia, bem longe da Via Láctea, em uma região de intensa atividade caótica. Este mundo distante parece ser um pouco menor do que Saturno e orbita um …

EUA: Trump causa alvoroço ao recusar transição pacífica caso perca as eleições

Donald Trump tensionou a classe política nos Estados Unidos ao se recusar a garantir uma passagem pacífica do poder se perder a eleição presidencial dos Estados Unidos para Joe Biden, em 3 de novembro. Bastou uma …

Escolas de samba adiam desfile de Carnaval no Rio de Janeiro

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) decidiu adiar os desfiles das escolas de samba do grupo especial, que aconteceriam em fevereiro, devido à pandemia de covid-19. A decisão foi tomada, …

Governo brasileiro publica portaria sobre aborto retirando obrigatoriedade de informar polícia

Nova portaria publicada nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial retira a obrigatoriedade de que a polícia seja avisada sobre a realização de abortos previstos em lei. O texto é assinado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. …

Asteroide passa ‘raspando’ pela Terra e chega mais perto de nós do que satélites de TV

Por pouco não tivemos a ‘visita‘ de um asteroide na manhã desta quinta-feira (24). O evento era, basicamente, a cereja do bolo do que está sendo o anos de 2020. Quase! O objeto, chamado de ‘2020 …

Sarcófago de 'supervisor dos tronos' é desenterrado no Egito

Um sarcófago de pedra calcária e várias estatuetas funerárias ushebti foram descobertas na cidade egípcia de Minya, por uma missão arqueológica do país, liderada por Mostafa al-Waziry, o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do …

Trump não se compromete com transferência pacífica de poder

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recusou-se a se comprometer com uma transferência pacífica de poder caso seja derrotado na eleição presidencial de 3 de novembro. "Vamos ver o que vai acontecer", disse Trump, ao …

TikTok impõe restrições em anúncios de emagrecimento para combater gordofobia

O TikTok anunciou nesta quarta-feira (23) uma série de novas regras que restringem a veiculação de anúncios de aplicativos e suprimentos de emagrecimento dentro da plataforma. Segundo o comunicado oficial da rede social, o objetivo das …