Boris Johnson prepara nova proposta para o Brexit

BackBoris2012 / Flickr

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, Boris Johnson

O chefe da diplomacia francesa, Jean-Yves Le Drian, se mostrou cético quanto a possibilidade de se chegar a um acordo sobre o Brexit antes de 31 de outubro, data prevista para a divórcio entre o Reino Unido e União Europeia.

A declaração do chanceler é feita no mesmo dia em que o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou que apresentará novas propostas para um compromisso com Bruxelas.

“Vocês conhecem a posição da França, que considera que o acordo de saída é a melhor solução”, disse Jean-Yves Le Drian na Assembleia Nacional nesta terça-feira. “Mas hoje a hipótese de uma saída [do Reino Unido] sem acordo é a mais plausível”, afirmou o chanceler.

Já do lado britânico, o primeiro-ministro parece mais otimista. O chefe do governo declarou, também nesta terça-feira, que estaria preparando uma nova proposta para Bruxelas, numa tentativa de tirar o país do impasse. A declaração foi feita durante o congresso anual do Partido Conservador em Manchester, onde o Brexit se tornou o tema principal.

Vamos fazer uma oferta muito boa, vamos apresenta-la formalmente muito em breve”, declarou Johnson à rádio BBC. O premiê, no entanto, não deu detalhes sobre a solução que pretende propor aos colegas europeus. A imprensa britânica especula sobre a entrega de uma proposta ainda esta semana.

Britânicos e europeus intensificaram os contatos nas últimas semanas, mas Bruxelas afirma não ter recebido até o momento informações da parte de Londres que possam resultar em um acordo. Johnson insiste que o Brexit será concretizado no final do mês.

Um mês para chegar a um acordo

O Reino Unido decidiu em 2016 por referendo, com 52% dos votos, encerrar mais de 45 anos de adesão à União Europeia. Sua saída do bloco estava marcada para março passado, mas diante da rejeição do parlamento britânico ao acordo dificilmente negociado com Bruxelas pela ex-primeira-ministra, a conservadora Theresa May, a data foi adiada duas vezes.

O polêmico Johnson, que chegou ao poder no final de julho ao substituir May como líder do Partido Conservador, quer renegociar com a UE o ponto mais conflitante do texto: a chamada “salvaguarda irlandesa” ou como evitar que o Brexit resulte na criação de uma nova fronteira física entre a província britânica da Irlanda do Norte e a República da Irlanda, um país membro da UE.

Diversas versões das propostas britânicas para manter aberta a fronteira terrestre entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda vazaram na imprensa nesta terça. Segundo uma das hipóteses, o governo planejaria fazer os controles alfandegários a vários quilômetros da fronteira.

Uma ideia que o vice-primeiro-ministro irlandês, Simon Coveney, rejeitou de modo imediato. Ele pediu a Londres que apresente uma “proposta séria”.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Secularismo e tolerância a minorias predizem a prosperidade de um país

Pesquisadores da Universidade de Bristol e Universidade do Tennesse analisaram dados de quase 500 mil pessoas de 109 países e concluíram que mudanças na cultura geralmente vêm antes da melhora na riqueza, educação e democracia. Os …

Estudo: declínio de abelhas se aproxima da extinção em massa

De acordo com um novo estudo liderado por cientistas da Universidade de Ottawa (Canadá), a probabilidade de uma população de abelhas sobreviver em qualquer lugar diminuiu 30% no curso de uma geração humana. Os pesquisadores sugerem …

Pesquisador diz ter descoberto droga capaz de apagar memória ruim de separação amorosa

Um pesquisador de Montreal, no Canadá, diz ter encontrado uma maneira de acabar com o sofrimento causado por uma separação traumática — ele "edita" as memórias dolorosas usando um betabloqueador e sessões de terapia. Alain Brunet …

Documento revela que Facebook poderia ter virado uma "Wikipédia da vida privada"

Steven Levy, conhecido editor da Wired, conseguiu colocar as mãos em algo que ele talvez nunca imaginou encontrar: um diário de Mark Zuckerberg, CEO e fundador do Facebook, datado de 2006 e que mostra algumas …

Missão suicida: satélite queimará na atmosfera da Terra, mas por uma boa causa

Na próxima semana, a Agência Espacial Europeia (ESA) vai destruir um satélite, lançando-o em direção à atmosfera da Terra, só para vê-lo queimar durante a reentrada. Sim, tudo de propósito. Trata-se de um experimento muito …

Pé Grande vagueia pelo Reino Unido enquanto centenas de relatos são registrados

Apesar de a lenda do Pé Grande ser tipicamente americana, centenas de pessoas relataram ter visto a enigmática criatura em diversas localidades do Reino Unido. Se por um lado o Reino Unido é um país relativamente …

Um terço de todas as espécies de animais e plantas pode desaparecer em 50 anos

Um novo estudo da Universidade do Arizona (EUA) estimou que um terço de todas as espécies de plantas e animais do planeta pode ser extinta em até 50 anos devido aos efeitos da mudança climática. Para …

Huawei ataca governo dos EUA e lembra caso Snowden

Em comunicado publicado nesta quinta-feira (13), a Huawei voltou a se defender dos ataques feitos pelos Estados Unidos nesta semana, afirmando que, se tem alguém envolvido com espionagem internacional, esse alguém é justamente o governo …

Os efeitos políticos e religiosos do encontro entre Lula e o papa

Reunião no Vaticano vai além de troca de gentilezas entre dois líderes sul-americanos. Para especialistas, audiência tem repercussões para o ex-presidente, o PT e a própria Igreja Católica, que vive disputa de poder. A reunião entre …

Candidato de Macron à prefeitura de Paris renuncia devido a escândalo sexual

Reviravolta na campanha pelas eleições municipais em Paris a apenas um mês da votação. O candidato do partido presidencial, Benjamin Griveaux, renunciou nesta sexta-feira (14) à corrida pela prefeitura da capital. A decisão foi anunciada …