Boris Johnson prepara nova proposta para o Brexit

BackBoris2012 / Flickr

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, Boris Johnson

O chefe da diplomacia francesa, Jean-Yves Le Drian, se mostrou cético quanto a possibilidade de se chegar a um acordo sobre o Brexit antes de 31 de outubro, data prevista para a divórcio entre o Reino Unido e União Europeia.

A declaração do chanceler é feita no mesmo dia em que o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou que apresentará novas propostas para um compromisso com Bruxelas.

“Vocês conhecem a posição da França, que considera que o acordo de saída é a melhor solução”, disse Jean-Yves Le Drian na Assembleia Nacional nesta terça-feira. “Mas hoje a hipótese de uma saída [do Reino Unido] sem acordo é a mais plausível”, afirmou o chanceler.

Já do lado britânico, o primeiro-ministro parece mais otimista. O chefe do governo declarou, também nesta terça-feira, que estaria preparando uma nova proposta para Bruxelas, numa tentativa de tirar o país do impasse. A declaração foi feita durante o congresso anual do Partido Conservador em Manchester, onde o Brexit se tornou o tema principal.

Vamos fazer uma oferta muito boa, vamos apresenta-la formalmente muito em breve”, declarou Johnson à rádio BBC. O premiê, no entanto, não deu detalhes sobre a solução que pretende propor aos colegas europeus. A imprensa britânica especula sobre a entrega de uma proposta ainda esta semana.

Britânicos e europeus intensificaram os contatos nas últimas semanas, mas Bruxelas afirma não ter recebido até o momento informações da parte de Londres que possam resultar em um acordo. Johnson insiste que o Brexit será concretizado no final do mês.

Um mês para chegar a um acordo

O Reino Unido decidiu em 2016 por referendo, com 52% dos votos, encerrar mais de 45 anos de adesão à União Europeia. Sua saída do bloco estava marcada para março passado, mas diante da rejeição do parlamento britânico ao acordo dificilmente negociado com Bruxelas pela ex-primeira-ministra, a conservadora Theresa May, a data foi adiada duas vezes.

O polêmico Johnson, que chegou ao poder no final de julho ao substituir May como líder do Partido Conservador, quer renegociar com a UE o ponto mais conflitante do texto: a chamada “salvaguarda irlandesa” ou como evitar que o Brexit resulte na criação de uma nova fronteira física entre a província britânica da Irlanda do Norte e a República da Irlanda, um país membro da UE.

Diversas versões das propostas britânicas para manter aberta a fronteira terrestre entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda vazaram na imprensa nesta terça. Segundo uma das hipóteses, o governo planejaria fazer os controles alfandegários a vários quilômetros da fronteira.

Uma ideia que o vice-primeiro-ministro irlandês, Simon Coveney, rejeitou de modo imediato. Ele pediu a Londres que apresente uma “proposta séria”.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …