Publicitário vai parar no hospital por uso de cigarro eletrônico em São Paulo

São mais de 450 casos de doenças pulmonares relacionados com o uso de vapes nos Estados Unidos. No Brasil, onde sua utilização é proibida, mas não criminalizada, o cigarro eletrônico provocou quadro de pneumonia agravado em Pedro Ivo Brito, de 29 anos.

A reportagem do BuzzFeed News diz que o publicitário – que há cerca de um ano substituiu o cigarro tradicional pelo popular Juul – teve o quadro de inflamação pulmonar provocado pelo hábito.

Pedro sentiu os principais sintomas relacionados com o vape. Tosse, dificuldade para respirar e dor no peito. O suficiente para a suspensão do uso e a internação no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, em 2 de setembro. Ele estava com pneumonia.

A situação se agravou e o publicitário precisou retirar o líquido com uma cirurgia e em seguida colocar um dreno. Depois do susto, ele, que utilizava nicotina com essências, posta alertas nas redes sociais para conscientizar sobre os riscos do hábito.

Os Estados Unidos atravessa epidemia causada pelo vape. Já são mais de 450 casos de doenças pulmonares graves associadas com o hábito. Michigan se tornou o primeiro estado do país a banir o uso de cigarros eletrônicos saborizados.

Ao menos seis pessoas, todas adeptas do vape, morreram vítimas de doenças pulmonares desconhecidas. Entre os óbitos está o de um homem de 50 anos que passou por sérias complicações respiratórias. Ainda não se sabe o tipo de vaping utilizado por ele.

Oficiais do departamento de saúde de Nova York encontraram níveis altos de um óleo derivado de vitamina E em praticamente todos os vaping com cannabis. Pelo menos um produto está ligado ao adoecimento de uma pessoa. Os testes foram realizados no New York State Department of Health’s Wadsworth Center, em Albany.

A vitamina E é a linha principal de investigação e especialistas suspeitam de seu emprego na fabricação de compostos saborizados para os cigarros eletrônicos.

Quanto aos médicos, existe um consenso sobre os malefícios dos cigarros eletrônicos. “É hora de suspender o vaping”, adverte Lee Norman, secretário do departamento de saúde e meio ambiente do Kansas.

“Doenças pulmonares e as mortes recentes no país continuam a aumentar. Estou muito preocupado com saúde e segurança dos cidadãos do Kansas que utilizam o vaping. Imploro para que parem até que possamos identificar as causas”, completou.

A Associação Americana do Pulmão também se manifestou sobre a insegurança dos e-cigarettes.

Ninguém deveria fumar e-cigarettes ou outro produto com tabaco. A mensagem se torna ainda mais urgente com o aumento de casos de doenças pulmonares e mortes associadas ao vaping”, declarou em nota Harold Wimmer, presidente nacional e CEO da associação.

Donald Trump revelou intenção de remover do mercado todos os cigarros eletrônicos com sabor. O FDA (órgão da vigilância sanitária dos EUA) também garantiu endurecimento da fiscalização.

“Os esforços incluem propagandas na TV e plataformas digitais e posters nos banheiros de escolas”, diz a nota.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Descoberta galáxia raríssima em forma de "anel de fogo" a 10 bilhões de anos-luz

Astrônomos capturaram uma imagem de uma galáxia localizada a cerca de 10,8 bilhões de anos-luz de distância. Mas o que realmente impressionou os pesquisadores é que se trata de um tipo muito raro: uma galáxia …

Médicos da linha de frente contra coronavírus ganham casamento surpresa em hospital

O coronavírus bagunçou a vida de todo mundo, imagine só a rotina dos profissionais da área de saúde? Pois…o jornal O Globo contou a bela história de amor de uma cerimônia de casamento surpresa dentro …

Restos de naufrágio de mais de 200 anos são encontrados no México

Arqueólogos do Instituto Nacional de Antropologia (INAH) do México localizaram vestígios de um naufrágio de mais de 200 anos nas águas do estado mexicano de Quintana Roo. Uma equipe do instituto considerou que os restos correspondem …

Parlamento da China aprova lei que pode significar fim da autonomia de Hong Kong

O Parlamento chinês adotou nesta quinta-feira, praticamente por unanimidade, a polêmica lei sobre segurança nacional em Hong Kong. Segundo críticos, a medida acabará com a autonomia da ex-colônia britânica, cenário de grandes manifestações pró-democracia …

França proíbe uso de hidroxicloroquina para tratar covid-19

Decisão foi tomada após parecer desfavorável do Conselho Superior de Saúde Pública. País é o primeiro a adotar proibição desde que OMS suspendeu testes com o medicamento no tratamento de pacientes com o novo coronavírus. A …

Netflix vai permitir reprodução de filmes e séries parcialmente baixados

Já faz um bom tempo que a Netflix liberou a função de baixar filmes e séries para ver offline e, agora, parece que a empresa trabalha em uma maneira de liberar a reprodução antes mesmo …

China revela 1ª apresentadora virtual desenvolvida por inteligência artificial e tecnologia 3D

Apresentada recentemente pela agência estatal chinesa Xinhua, a primeira apresentadora digital, feita com tecnologia 3D e inteligência artificial do mundo já está trabalhando. Batizada de Xin Xiaowei, a âncora humanoide replica à perfeição a aparência, feições, …

Esta massiva galáxia antiga não deveria existir, de acordo com astrônomos

Uma galáxia massiva similar à Via Láctea desafia a compreensão da formação de galáxias por astrofísicos. Estudo publicado na Nature revela que o sistema surgiu 1,5 bilhões de anos após o Big Bang, sendo o …

Pela 1ª vez, Twitter alerta para fake news em posts de Trump

Rede social marcou dois tuítes do presidente americano com sugestão para que usuários chequem os fatos, apontando que alegações "não têm fundamento". Em reação, Trump acusou plataforma de interferir em eleições. A rede social Twitter colocou, …

Arqueólogos creem ter solucionado mistério de pinturas rupestres aborígenes

Equipe de arqueólogos australianos descobriu raros exemplares de arte rupestre detalhada e em pequena escala com recurso a estênceis, em um abrigo rochoso do povo aborígene Marra. O achado teve lugar em uma caverna que servia …