Publicitário vai parar no hospital por uso de cigarro eletrônico em São Paulo

São mais de 450 casos de doenças pulmonares relacionados com o uso de vapes nos Estados Unidos. No Brasil, onde sua utilização é proibida, mas não criminalizada, o cigarro eletrônico provocou quadro de pneumonia agravado em Pedro Ivo Brito, de 29 anos.

A reportagem do BuzzFeed News diz que o publicitário – que há cerca de um ano substituiu o cigarro tradicional pelo popular Juul – teve o quadro de inflamação pulmonar provocado pelo hábito.

Pedro sentiu os principais sintomas relacionados com o vape. Tosse, dificuldade para respirar e dor no peito. O suficiente para a suspensão do uso e a internação no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, em 2 de setembro. Ele estava com pneumonia.

A situação se agravou e o publicitário precisou retirar o líquido com uma cirurgia e em seguida colocar um dreno. Depois do susto, ele, que utilizava nicotina com essências, posta alertas nas redes sociais para conscientizar sobre os riscos do hábito.

Os Estados Unidos atravessa epidemia causada pelo vape. Já são mais de 450 casos de doenças pulmonares graves associadas com o hábito. Michigan se tornou o primeiro estado do país a banir o uso de cigarros eletrônicos saborizados.

Ao menos seis pessoas, todas adeptas do vape, morreram vítimas de doenças pulmonares desconhecidas. Entre os óbitos está o de um homem de 50 anos que passou por sérias complicações respiratórias. Ainda não se sabe o tipo de vaping utilizado por ele.

Oficiais do departamento de saúde de Nova York encontraram níveis altos de um óleo derivado de vitamina E em praticamente todos os vaping com cannabis. Pelo menos um produto está ligado ao adoecimento de uma pessoa. Os testes foram realizados no New York State Department of Health’s Wadsworth Center, em Albany.

A vitamina E é a linha principal de investigação e especialistas suspeitam de seu emprego na fabricação de compostos saborizados para os cigarros eletrônicos.

Quanto aos médicos, existe um consenso sobre os malefícios dos cigarros eletrônicos. “É hora de suspender o vaping”, adverte Lee Norman, secretário do departamento de saúde e meio ambiente do Kansas.

“Doenças pulmonares e as mortes recentes no país continuam a aumentar. Estou muito preocupado com saúde e segurança dos cidadãos do Kansas que utilizam o vaping. Imploro para que parem até que possamos identificar as causas”, completou.

A Associação Americana do Pulmão também se manifestou sobre a insegurança dos e-cigarettes.

Ninguém deveria fumar e-cigarettes ou outro produto com tabaco. A mensagem se torna ainda mais urgente com o aumento de casos de doenças pulmonares e mortes associadas ao vaping”, declarou em nota Harold Wimmer, presidente nacional e CEO da associação.

Donald Trump revelou intenção de remover do mercado todos os cigarros eletrônicos com sabor. O FDA (órgão da vigilância sanitária dos EUA) também garantiu endurecimento da fiscalização.

“Os esforços incluem propagandas na TV e plataformas digitais e posters nos banheiros de escolas”, diz a nota.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Receita afirma que "só rico lê" e reforça preconceito de classe brasileiro

A Receita Federal deseja manter o projeto que cobra impostos sobre livros. Através da mesclagem entre PIS e Cofins, a nova CBS (Contribuição sobre bens e serviços), uma espécie de imposto sobre valor agregado, o …

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Corte de direitos humanos diz que medida pode ser necessária em sociedades democráticas e abre precedente no combate à covid-19. Tribunal julgava ação de famílias tchecas que se recusaram a vacinar os filhos. O Tribunal Europeu …

Covid-19: Governo chinês recompensa quem se vacina distribuindo ovos

Primeiro país afetado pela Covid-19, mas também o primeiro a se recuperar da pandemia, a China ainda encontra dificuldades para convencer sua população a se vacinar contra o coronavírus. O governo em algumas regiões …

Bloomberg revela planos de Biden de cortar orçamento do Pentágono

A administração Biden alegadamente pretende propor ao Pentágono um orçamento menor do que sob a administração Trump, reportou a agência Bloomberg citando três fontes. De acordo com agência, o orçamento será US$ 7 bilhões menor (cerca …

Cientistas revelam ameaça de grande desabamento de plataformas de gelo na Antártida

Novo estudo demonstrou que mais de um terço da área das plataformas de gelo na Antártida pode cair no mar se as temperaturas globais aumentarem em quatro graus, em comparação com o nível pré-industrial. De acordo …

“É como um lindo instrumento”: mais de 2 mil microfones desvendam o mistério o zunido dos beija-flores

O beija-flor faz um agradável zumbido quando paira na frente das flores para se alimentar. Mas só agora ficou claro como suas asas gera o som harmônico enquanto bate suas asas a impressionantes 40 vezes …

Barroso determina que presidente do Senado instale "CPI da covid"

Pedido para criar a comissão foi protocolado no início de fevereiro, mas Rodrigo Pacheco resistia. Colegiado deve apurar irregularidades e pode gerar desgaste ao governo. O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou …

Cientistas descobrem segredo do computador de mais de 2 mil anos

A Máquina de Anticítera permanecia há mais de um século como um dos grandes mistérios do planeta até março desse ano: espécie de primeiro computador da história, o mecanismo com mais de 2 mil anos …

Família real britânica: morre príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth 2ª

O príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth 2ª, morreu nesta sexta-feira (09/04) aos 99 anos, anunciou o Palácio de Buckingham. Em um comunicado, o palácio disse: "É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anunciou …

Dinamarca suspende vistos e se torna 1° país europeu a ordenar retorno de refugiados à Síria

A Dinamarca acredita que a situação na província de Damasco se encontra atualmente estabilizada e decidiu suspender as autorizações de residência temporária de várias centenas de sírios. Trata-se do primeiro país europeu a ordenar …