Cigarros eletrônicos também fazem mal; e têm sabores tóxicos

Dois estudos recentes testaram os efeitos dos cigarros eletrônicos e verificaram que eles contribuem para o câncer dos pulmões e da bexiga e que os sabores baunilha e canela estão entre os mais tóxicos.

Inventados no início do século XXI, os cigarros eletrônicos surgiram como uma alternativa ao tabaco convencional. Ao longo dos últimos anos, têm sido feitos alguns estudos para sabermos melhor os efeitos deste cilindro metálico na saúde.

Um estudo recente, publicado esta semana nos Proceedings of the National Academy of Sciences, dá conta de que a nicotina é o componente mais presente nestes cigarros eletrônicos.

A equipe, liderada por Moon-Shong Tang, da Escola de Medicina da Universidade de Nova York, nos EUA, observaram que os ratinhos expostos ao vapor destes cigarros tinham níveis elevados de danos no DNA dos pulmões, do coração e da bexiga, em comparação com os ratinhos expostos a ar sem estes compostos.

Segundo o Público, foi também possível observar nos animais uma redução da atividade reparadora do DNA e níveis mais baixos de proteínas reparadoras do DNA dos pulmões.

Além disso, os pesquisadores analisaram os efeitos dos cigarros eletrônicos em culturas de células humanas dos pulmões e da bexiga e concluíram que, além da nicotina, essas células foram expostas a cetona nitrosamina derivada da nicotina (NNK), outro composto cancerígeno.

“Assim é possível que o vapor dos cigarros eletrônicos possa contribuir para o câncer dos pulmões e da bexiga nos humanos, assim como para doenças no coração”, concluem os cientistas. Ainda assim, o vapor dos cigarros eletrônicos é menos prejudicial do que o do tabaco convencional.

Canela e baunilha entre os sabores mais prejudiciais

Em outro estudo, publicado recentemente na Frontiers in Physiology, cientistas testaram os líquidos com sabores usados nos cigarros eletrônicos sem nicotina e notaram que, neste caso, os pulmões são expostos aos químicos usados para dar sabor que anteriormente se pensava serem inofensivos. O que não é verdade.

Os cigarros eletrônicos com sabores podem causar uma inflamação nos monócitos, um tipo de glóbulo branco. A equipe, coordenada por Irfan Rahman, do Centro Médico da Universidade de Rochester, nos EUA, concluiu que entre os sabores mais tóxicos estão a canela, a baunilha e o sabor de manteiga.

“A exposição aos químicos usados para dar sabor aos líquidos dos cigarros eletrônicos conduz a uma alta produção de dois biomarcadores bem estabelecidos para a inflamação e danos nos tecidos, mediados pelo estresse oxidativo”, refere-se no comunicado, citado pelo jornal.

Os cientistas propõem, assim, a existência de uma regulamentação mais rígida para estes cigarros eletrônicos com sabores, de modo a que seja possível diminuir sua toxidade.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Receita afirma que "só rico lê" e reforça preconceito de classe brasileiro

A Receita Federal deseja manter o projeto que cobra impostos sobre livros. Através da mesclagem entre PIS e Cofins, a nova CBS (Contribuição sobre bens e serviços), uma espécie de imposto sobre valor agregado, o …

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Corte de direitos humanos diz que medida pode ser necessária em sociedades democráticas e abre precedente no combate à covid-19. Tribunal julgava ação de famílias tchecas que se recusaram a vacinar os filhos. O Tribunal Europeu …

Covid-19: Governo chinês recompensa quem se vacina distribuindo ovos

Primeiro país afetado pela Covid-19, mas também o primeiro a se recuperar da pandemia, a China ainda encontra dificuldades para convencer sua população a se vacinar contra o coronavírus. O governo em algumas regiões …

Bloomberg revela planos de Biden de cortar orçamento do Pentágono

A administração Biden alegadamente pretende propor ao Pentágono um orçamento menor do que sob a administração Trump, reportou a agência Bloomberg citando três fontes. De acordo com agência, o orçamento será US$ 7 bilhões menor (cerca …

Cientistas revelam ameaça de grande desabamento de plataformas de gelo na Antártida

Novo estudo demonstrou que mais de um terço da área das plataformas de gelo na Antártida pode cair no mar se as temperaturas globais aumentarem em quatro graus, em comparação com o nível pré-industrial. De acordo …

“É como um lindo instrumento”: mais de 2 mil microfones desvendam o mistério o zunido dos beija-flores

O beija-flor faz um agradável zumbido quando paira na frente das flores para se alimentar. Mas só agora ficou claro como suas asas gera o som harmônico enquanto bate suas asas a impressionantes 40 vezes …

Barroso determina que presidente do Senado instale "CPI da covid"

Pedido para criar a comissão foi protocolado no início de fevereiro, mas Rodrigo Pacheco resistia. Colegiado deve apurar irregularidades e pode gerar desgaste ao governo. O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou …

Cientistas descobrem segredo do computador de mais de 2 mil anos

A Máquina de Anticítera permanecia há mais de um século como um dos grandes mistérios do planeta até março desse ano: espécie de primeiro computador da história, o mecanismo com mais de 2 mil anos …

Família real britânica: morre príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth 2ª

O príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth 2ª, morreu nesta sexta-feira (09/04) aos 99 anos, anunciou o Palácio de Buckingham. Em um comunicado, o palácio disse: "É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anunciou …

Dinamarca suspende vistos e se torna 1° país europeu a ordenar retorno de refugiados à Síria

A Dinamarca acredita que a situação na província de Damasco se encontra atualmente estabilizada e decidiu suspender as autorizações de residência temporária de várias centenas de sírios. Trata-se do primeiro país europeu a ordenar …