Cigarros eletrônicos também fazem mal; e têm sabores tóxicos

Dois estudos recentes testaram os efeitos dos cigarros eletrônicos e verificaram que eles contribuem para o câncer dos pulmões e da bexiga e que os sabores baunilha e canela estão entre os mais tóxicos.

Inventados no início do século XXI, os cigarros eletrônicos surgiram como uma alternativa ao tabaco convencional. Ao longo dos últimos anos, têm sido feitos alguns estudos para sabermos melhor os efeitos deste cilindro metálico na saúde.

Um estudo recente, publicado esta semana nos Proceedings of the National Academy of Sciences, dá conta de que a nicotina é o componente mais presente nestes cigarros eletrônicos.

A equipe, liderada por Moon-Shong Tang, da Escola de Medicina da Universidade de Nova York, nos EUA, observaram que os ratinhos expostos ao vapor destes cigarros tinham níveis elevados de danos no DNA dos pulmões, do coração e da bexiga, em comparação com os ratinhos expostos a ar sem estes compostos.

Segundo o Público, foi também possível observar nos animais uma redução da atividade reparadora do DNA e níveis mais baixos de proteínas reparadoras do DNA dos pulmões.

Além disso, os pesquisadores analisaram os efeitos dos cigarros eletrônicos em culturas de células humanas dos pulmões e da bexiga e concluíram que, além da nicotina, essas células foram expostas a cetona nitrosamina derivada da nicotina (NNK), outro composto cancerígeno.

“Assim é possível que o vapor dos cigarros eletrônicos possa contribuir para o câncer dos pulmões e da bexiga nos humanos, assim como para doenças no coração”, concluem os cientistas. Ainda assim, o vapor dos cigarros eletrônicos é menos prejudicial do que o do tabaco convencional.

Canela e baunilha entre os sabores mais prejudiciais

Em outro estudo, publicado recentemente na Frontiers in Physiology, cientistas testaram os líquidos com sabores usados nos cigarros eletrônicos sem nicotina e notaram que, neste caso, os pulmões são expostos aos químicos usados para dar sabor que anteriormente se pensava serem inofensivos. O que não é verdade.

Os cigarros eletrônicos com sabores podem causar uma inflamação nos monócitos, um tipo de glóbulo branco. A equipe, coordenada por Irfan Rahman, do Centro Médico da Universidade de Rochester, nos EUA, concluiu que entre os sabores mais tóxicos estão a canela, a baunilha e o sabor de manteiga.

“A exposição aos químicos usados para dar sabor aos líquidos dos cigarros eletrônicos conduz a uma alta produção de dois biomarcadores bem estabelecidos para a inflamação e danos nos tecidos, mediados pelo estresse oxidativo”, refere-se no comunicado, citado pelo jornal.

Os cientistas propõem, assim, a existência de uma regulamentação mais rígida para estes cigarros eletrônicos com sabores, de modo a que seja possível diminuir sua toxidade.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Eduardo Bolsonaro desiste de ser embaixador nos EUA

Filho do presidente anuncia decisão após conquistar liderança do PSL na Câmara e em meio à incerteza sobre apoio de senadores à sua indicação à embaixada. Deputado diz que fica no Brasil para defender pauta …

Após coletes amarelos, Macron enfrenta crise e onda de suicídios no meio rural

Agricultores franceses protestaram nesta terça-feira em toda a França contra o que chamam de “agribashing”, ou, em tradução livre da expressão em inglês, uma "agressão violenta" (“bashing”) contra o setor. O fenômeno se repetiu na Alemanha, …

Sujar-se de terra é o mais moderno e eficaz antidepressivo de acordo com este estudo

Com a depressão já diagnosticada como a doença do século XXI, em um mundo cada vez mais tomado por medicamentos como a agomelatina, amitriptilina, escitalopram, mirtazapina e paroxetine – entre tantos outros – , a …

Patenteado material que permite ocultar objetos e é chamado capa de invisibilidade

A empresa canadense fabricante de uniformes de camuflagem para militares, HyperStealth Biotechnology, anunciou quatro pedidos de patente, todos relacionado ao Quantum Stealth. O material também é chamado de “capa de invisibilidade”. O inventor dos quatro pedidos …

Netanyahu desiste de formar governo em Israel

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, renunciou, nesta segunda-feira (21), à tarefa de formar um novo governo. O presidente Reuven Rivlin informou que entregará a missão ao opositor Benny Gantz. O primeiro-ministro anunciou a decisão nas redes …

'Nunca houve tanta interferência de uma família dentro de um poder', diz Joice sobre governo

A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) declarou nesta segunda-feira (22) que "nunca houve tanta interferência de uma família dentro de um poder" como existe no governo do presidente Jair Bolsonaro. Após ser retirada da função de …

"Táxis de cocaína" são problema crescente em Berlim

Aumento do número de veículos que entregam drogas diretamente na casa dos usuários preocupa a polícia berlinense. A cocaína perde apenas para a heroína como causa de mortes relacionadas a drogas na capital alemã. A polícia …

A casa da Barbie existe na vida real – e você pode se hospedar lá

Possivelmente a mais célebre e vendida boneca do mundo, a Barbie costumava sugerir uma vida de luxo e deleite ao imaginário da criançada que cresceu – e ainda cresce – inventando uma vida enquanto brinca …

Eleição na Bolívia: Resultados parciais indicam 2º turno inédito entre Evo Morales e Carlos Mesa

Com quase 90% dos votos contabilizados, resultados parciais da eleição realizada neste domingo na Bolívia indicam que o atual presidente Evo Morales não teve votos suficientes para garantir já sua vitória, caminhando para disputar com …

Voo mais longo e sem escalas da história pousou em Sydney

O voo mais longo e sem escalas da história pousou nesse domingo (20) em Sydney, 19 horas e 16 minutos após a decolagem, em Nova York. Foi um teste da companhia australiana Qantas, que pretende …