Cientistas contaram quantos neutrinos tem o Sol

NASA

Pela primeira vez, uma equipe internacional de cientistas conseguiu calcular o número de neutrinos distintos que surgem das entranhas do Sol durante as reações de fusão que ocorrem na sua superfície – e são bem mais do que pensávamos.

Os resultados da pesquisa, realizada no âmbito do projeto italiano Borexino, foram publicados na quarta-feira (25) na revista Nature.

“Os neutrinos que nascem das diferentes reações que ocorrem no Sol possuem diferentes cargas de energia”, começou explicar Aleksandr Chepurnov, professor do Instituto de Pesquisas Científicas da Universidade Estatal de Moscou.

“Como consequência, seu estudo nos permite procurar seus efeitos para além do modelo padrão da Física de Partículas, como, por exemplo, as interações menos padronizadas entre neutrinos e neutrinos estéreis”, prosseguiu.

Os neutrinos são as menores partículas elementares na superfície solar, que se comunicam com a matéria que as cerca graças à gravidade e às conhecidas “interações fracas” – presentes apenas entre distâncias muito menores que o tamanho do núcleo de um átomo.

Em 1960, os cientistas descobriram que neutrinos de um determinado tipo eram capazes de se transformar em outro e não possuíam massa nula, sendo apenas muito pequena.

Desde então, e com base nessa descoberta, a comunidade científica tem estudado cuidadosamente essas partículas minúsculas, tentando calcular sua massa com base nos diferentes tipos de neutrinos que são convertidos em outros.

Lançado em 2007, o projeto Borexino foi projetado exatamente para responder a essa questão, assim como a outros enigmas relacionado com os neutrinos.

Quantos tipos de neutrinos há no Sol?

Como explica Chepurnov, dependendo do tipo de reação de fusão que ocorre no subsolo solar, cria-se um ou outro tipo de neutrino.

Se soubermos em que proporção e número estão essas partículas, é possível determinar o que acontece dentro da estrela. Além disso, também é possível verificar se o que acontece corresponde ao que é descrito nas teorias já conhecidas e no próprio Modelo Padrão.

Visando atingir esse objetivo, nos últimos 10 anos a equipe tem desenvolvido um “censo” sobres essas partículas, tendo por base a quantidade de neutrinos de carga diferente que são gerados pelo Sol e identificados pelo detector Borexino.

Cada centímetro quadrado do Sol produz cerca de 6 bilhões de neutrinos por segundo. Outros 5 bilhões são gerados a partir da desintegração do mineral berílio. Por sua vez, o nascimento de elementos pesados gera aproximadamente mais 800 milhões dessas partículas. Os cientistas do projeto consideram uma margem de erro de 10%.

De acordo com Chepurnov, as três estimativas realizada são mais precisas do que as previsões do Modelo Padrão da Física de Partículas.

No futuro, os cientistas pretendem medir o número exato de neutrinos que surgem na formação de núcleos de carbono, nitrogênio e oxigênio.

Os resultados serão essenciais para avaliar a quantidade de metais — de elementos mais pesados do que o hidrogênio e o hélio — existem sob a crosta solar e, finalmente, explorar os mistérios do ciclo de vida das maiores estrelas do Universo.

Ciberia // Sputnik / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …