Cientistas coletaram um pedaço do sol

NASA

-

O Sol lança partículas para o espaço com uma velocidade de 750km/s

Há quinze anos, a nave Genesis intercetou partículas de vento solar, armazenou essas amostras de matéria solar em wafers especiais, e enviou à Terra uma cápsula com os wafers. Alguns anos mais tarde, depois de uma viagem acidentada, os pedaços de Sol foram recolhidos pelos cientistas.

Você sabia que existe um local na Terra em que é possível segurar um pedaço do Sol? Este lugar fica no Centro Espacial Johnson, em Houston, Texas. Lá existem duas salas repletas de wafers (finas fatias de material semicondutor) e folhas metálicas que armazenam partículas do vento solar.

Há quinze anos, essas partículas carregadas foram lançadas pelo Sol para o espaço com velocidade de 750km/s. Normalmente, elas iriam viajar pelo sistema solar, mas naquela ocasião, algo esperava por elas no caminho.

Acampada entre a Terra e o Sol, no ponto exato em que as gravidades dos dois corpos se cancelam, estava uma nave brilhante, com a missão de captar o número máximo de partículas.

NASA

A nave Genesis ficou 3 anos acampada no ponto exacto em que a gravidade do Sol e da terra se anulam

A nave Genesis ficou acampada por 3 anos no ponto exacto em que a gravidade do Sol e da Terra se anulam

Esta nave se chama Genesis, e ficou neste ponto entre dezembro de 2001 e abril de 2004, captando as partículas com os wafers compostos de materiais como silício, diamante, ouro, alumínio e safira.

A viagem de volta à Terra levou quatro meses. Genesis não pousou na nossa superfície, mas enviou uma cápsula contendo os wafers para nós.

Em 8 de setembro de 2004, a cápsula da Genesis passou por uma entrada na atmosfera bastante acidentada. Ela tinha um enorme paraquedas e deveria descer tão lentamente que um helicóptero iria coletar o material com segurança. Mas para o horror os cientistas, o paraquedas não funcionou, e a cápsula se espatifou no deserto de Utah.

Ao examinar os pedaços de metal retorcido no deserto, os cientistas respiraram aliviados ao constatar que nem tudo estava perdido. Muitos wafers estavam quebrados, mas outros ficaram intactos, com as amostras de vento solar guardadas com segurança.

USAF 388th Range Squadron

O paraquedas da cápsula enviada pela da Genesis não funcionou

O paraquedas da cápsula enviada pela da Genesis não funcionou

Em janeiro de 2005, o primeiro wafer estava pronto para análise. Cientistas finalmente colocaram as mãos nos pedacinhos do Sol e passaram a examiná-los.

Os resultados foram fascinantes. Primeiro, os pesquisadores determinaram que as partículas hipotéticas chamadas partículas energéticas solares não existem no vento solar, desbancando uma teoria da Era Apollo.

Eles também descobriram que o Sol tem proporção maior de Oxigênio 16 do que a Terra. Isso é estranho, já que a Terra e quase tudo no sistema solar surgiram da mesma nebulosa. Então o que aconteceu com o oxigênio? Os cientistas ainda não têm certeza.

As amostras de vento solar estão agora armazenadas em segurança, nas duas salas especiais do Johnson Space Center, em Houston, no Texas – esperando o desenvolvimento de novas tecnologias e pesquisas para nos fornecer ainda mais informações sobre o Sol e desvendar seus segredos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

O que contribuiu em peso para o 'colapso maia'?

Pesquisas recentes reforçam a teoria de que o colapso de muitas das grandes cidades maias mesoamericanas estava relacionado a períodos prolongados de seca, alguns de até 200 anos. Nayelli Jiménez Cano, pesquisadora do Laboratório de Zooarqueologia …

Com 39% da população abaixo da linha da pobreza, Ruanda patrocina PSG e causa polêmica

O time de futebolParis Saint-Germain (PSG) divulgou nesta quarta-feira (4), uma parceria de três anos com o governo de Ruanda, sem especificar o valor. Em maio de 2018, o país africano já havia assinado um acordo …

Os pássaros estão encolhendo, e você nunca vai adivinhar por quê

De acordo com um novo estudo americano, devido a mudança climática, os pássaros estão encolhendo em tamanho, embora a envergadura de suas asas esteja ficando maior. “Descobrimos que quase todas as espécies estavam ficando menores. As …

Navio de combate alemão da 1ª Guerra Mundial é encontrado nas Malvinas

Um cruzador alemão, afundado pelos britânicos durante a Primeira Guerra Mundial em 8 de dezembro de 1914, foi achado perto da costa das ilhas Malvinas. Trata-se do SMS Scharnhorst, principal navio da esquadra do almirante Maximilian …

Impeachment de Trump avança nos EUA: entenda o caso em poucas palavras

Você já deve ter ouvido falar que a reação a um polêmico telefonema com um líder estrangeiro ameaça o futuro da Presidência de Donald Trump. O presidente americano enfrenta um inquérito de impeachment sob a acusação …

Twitter vai ser mais rígido com conteúdo adulto na internet e preocupa criadores

Desde o ano passado tem sido mais difícil para os criadores de páginas com o perfil NSFW (Not Safe for Work ou não seguro para ver no trabalho — impróprio, em tradução livre) ter seus …

Otan tenta exibir união, enquanto líderes são flagrados falando de Trump

Chefes de Estado e de Governo de 29 países participaram nesta quarta-feira (4) do segundo dia da cúpula de aniversário de 70 anos da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), em Watford, nos arredores …

Radar aéreo descobre um navio viking em uma fazenda

Um estudo do Instituto Norueguês de Pesquisa do Patrimônio Cultural (NIKU) descobriu um navio viking em uma fazenda usando radar aéreo. O achado foi uma surpresa e um golpe de sorte, uma vez que este local …

Casamentos entre pessoas do mesmo sexo saltam 61,7% no Brasil

O número de casamentos realizados entre pessoas do mesmo sexo em 2018 aumentou 61,7% em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (04/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com …

Uber do entulho te ajuda a descartar resíduos corretamente

O lixo é definitivamente um problema contemporâneo de dimensões globais – e não só a qualidade, o material ou o destino desse lixo, mas também a forma de descarta-lo. Dos 387 quilos de resíduos que o …