Cientistas coletaram um pedaço do sol

NASA

-

O Sol lança partículas para o espaço com uma velocidade de 750km/s

Há quinze anos, a nave Genesis intercetou partículas de vento solar, armazenou essas amostras de matéria solar em wafers especiais, e enviou à Terra uma cápsula com os wafers. Alguns anos mais tarde, depois de uma viagem acidentada, os pedaços de Sol foram recolhidos pelos cientistas.

Você sabia que existe um local na Terra em que é possível segurar um pedaço do Sol? Este lugar fica no Centro Espacial Johnson, em Houston, Texas. Lá existem duas salas repletas de wafers (finas fatias de material semicondutor) e folhas metálicas que armazenam partículas do vento solar.

Há quinze anos, essas partículas carregadas foram lançadas pelo Sol para o espaço com velocidade de 750km/s. Normalmente, elas iriam viajar pelo sistema solar, mas naquela ocasião, algo esperava por elas no caminho.

Acampada entre a Terra e o Sol, no ponto exato em que as gravidades dos dois corpos se cancelam, estava uma nave brilhante, com a missão de captar o número máximo de partículas.

NASA

A nave Genesis ficou 3 anos acampada no ponto exacto em que a gravidade do Sol e da terra se anulam

A nave Genesis ficou acampada por 3 anos no ponto exacto em que a gravidade do Sol e da Terra se anulam

Esta nave se chama Genesis, e ficou neste ponto entre dezembro de 2001 e abril de 2004, captando as partículas com os wafers compostos de materiais como silício, diamante, ouro, alumínio e safira.

A viagem de volta à Terra levou quatro meses. Genesis não pousou na nossa superfície, mas enviou uma cápsula contendo os wafers para nós.

Em 8 de setembro de 2004, a cápsula da Genesis passou por uma entrada na atmosfera bastante acidentada. Ela tinha um enorme paraquedas e deveria descer tão lentamente que um helicóptero iria coletar o material com segurança. Mas para o horror os cientistas, o paraquedas não funcionou, e a cápsula se espatifou no deserto de Utah.

Ao examinar os pedaços de metal retorcido no deserto, os cientistas respiraram aliviados ao constatar que nem tudo estava perdido. Muitos wafers estavam quebrados, mas outros ficaram intactos, com as amostras de vento solar guardadas com segurança.

USAF 388th Range Squadron

O paraquedas da cápsula enviada pela da Genesis não funcionou

O paraquedas da cápsula enviada pela da Genesis não funcionou

Em janeiro de 2005, o primeiro wafer estava pronto para análise. Cientistas finalmente colocaram as mãos nos pedacinhos do Sol e passaram a examiná-los.

Os resultados foram fascinantes. Primeiro, os pesquisadores determinaram que as partículas hipotéticas chamadas partículas energéticas solares não existem no vento solar, desbancando uma teoria da Era Apollo.

Eles também descobriram que o Sol tem proporção maior de Oxigênio 16 do que a Terra. Isso é estranho, já que a Terra e quase tudo no sistema solar surgiram da mesma nebulosa. Então o que aconteceu com o oxigênio? Os cientistas ainda não têm certeza.

As amostras de vento solar estão agora armazenadas em segurança, nas duas salas especiais do Johnson Space Center, em Houston, no Texas – esperando o desenvolvimento de novas tecnologias e pesquisas para nos fornecer ainda mais informações sobre o Sol e desvendar seus segredos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Volkswagen vai indenizar ex-trabalhadores que denunciaram ditadura militar no Brasil

A subsidiária da montadora alemã Volkswagen anunciou que vai indenizar ex-trabalhadores por violações de direitos humanos no Brasil. Como reconhecido pela própria empresa, seus serviços de segurança interna colaboraram com a ditadura militar brasileira …

Coreia do Sul acusa Norte de ter matado brutalmente um de seus funcionários desaparecido

A Coreia do Sul afirmou que um dos funcionários de seu Ministério dos Oceanos e Pesca foi morto e queimado após ter desaparecido durante o serviço no mar. O funcionário de 47 anos teria desaparecido nesta …

Pedaço de gelo quase do tamanho do Recife se descola da última plataforma do Ártico

Um pedaço de quase 110 quilômetros quadrados de gelo se desprendeu da última plataforma de gelo da Groenlândia, chamada de Nioghalvfjerdsfjorden ou 79N. A título de comparação, o tamanho da parte que se soltou equivale …

Blue Origin quer criar habitats espaciais comerciais já na década de 2020

Parece que a Blue Origin, empresa de Jeff Bezos focada em voos espaciais comerciais, está mesmo querendo entrar no novíssimo e vindouro mercado de habitats na órbita da Terra — e pode ter a NASA …

Brasil é líder em conflitos socioambientais na Amazônia

Dono da maior extensão de Floresta Amazônica, o Brasil também é campeão em conflitos socioambientais na região. Um levantamento inédito comparando a situação de quatro países mostrou que, dos 1.308 confrontos registrados em 2017 e …

Lukashenko toma posse em cerimônia secreta em Belarus

O presidente de Belarus prestou juramento, nesta quarta-feira (26), em uma cerimônia mantida em sigilo. Este é o sexto mandato do chefe de Estado, no poder há 26 anos. "Alexander Lukashenko prestou juramento no idioma bielorrusso, …

Pássaros sacrificados como oferenda aos deuses são encontrados no Egito

Milhões de aves, que teriam sido utilizadas como oferenda aos deuses Hórus, Rá ou Thoth foram encontradas por uma equipe de arqueólogos no Egito. Os arqueólogos da Universidade Claude Bernard Lyon estavam trabalhando nas escavações de …

Navalny deixa hospital em Berlim

Oposicionista russo recebe alta após um mês de tratamento para curar envenenamento por agente neurotóxico do tipo Novitchok. Médicos dizem que recuperação total é possível, mas não sabem estimar efeitos de longo prazo. O oposicionista russo …

Governo pede suspensão de filme da Netflix após acusações de pedofilia

Após diversas acusações de pedofilia nas redes sociais ao filme Lindinhas, que estreou com exclusividade na Netflix, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos pediu a suspensão e investigação sobre sua distribuição …

Mais de 13 milhões de britânicos enfrentam novo lockdown diante do aumento de casos de Covid-19

Um quinto da população do Reino Unido acordou sob um novo lockdown nesta terça-feira (22). Essas pessoas estão sobretudo no norte da Inglaterra e no País de Gales, as regiões mais afetadas pela Covid-19 …