Quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha? A física quântica responde

Quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha? Através do fenômeno de ordem causal indefinida, a física quântica conseguiu responder à questão.

O paradoxo do ovo e da galinha foi proposto pela primeira vez por filósofos da Grécia Antiga para descrever o problema da determinação de causa e efeito. Agora, uma equipe de físicos da Universidade de Queensland e do Instituto NÉEL demonstrou que, no que diz respeito à física quântica, tanto o ovo quanto a galinha foram os primeiros.

Jacqui Romero, do Centro de Excelência ARC para Sistemas de Engenharia Quântica, explica que, na física quântica, a causa e o efeito nem sempre são tão simples, isto é, nem sempre um evento causa o outro. “A raridade da mecânica quântica significa que os eventos podem acontecer sem uma ordem estabelecida“, disse o cientista.

Para explicar, o físico toma como exemplo o nosso trajeto diário de casa para o trabalho e vice-versa. “Se para o trabalho é necessário andar de ônibus e de trem, primeiro pegamos um ônibus e só depois o trem, uma vez que não conseguimos viajar nos dois meios de transporte ao mesmo tempo”.

“Na nossa experiência, os dois eventos podem ocorrer em primeiro lugar”, afirmou o cientista, adiantando que ao fenômeno se dá o nome de ordem causal indefinida. “É um fenômeno que não conseguimos observar no nosso cotidiano.”

Para conseguirem observar a ordem causal indefinida em laboratório, os cientistas usaram uma configuração chamada interruptor quântico fotônico. Fábio Costa, da Universidade de Queensland, disse que com o dispositivo a ordem dos eventos (transformações na forma da luz) fica dependente da polarização.

“Através da medição da polarização dos fótons na saída do interruptor quântico, conseguimos mostrar que a ordem das transformações que ocorrem na luz não estava estabelecida”, explicou o físico, citado pela Europa Press.

O artigo científico foi publicado no final de agosto nas Physical Reviews Letters.

“Esta é apenas uma primeira prova do fenômeno, em uma escala maior” continuou, acrescentando que a ordem causal indefinida pode ter aplicações reais, como tornar os computadores mais eficientes ou melhorar a comunicação.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Foi a coisa mais idiota que já li nesse site. Qualquer pessoa que entenda o principio básico da Lei de Darwin, sabe que foi o ovo. A partir de processo simples de mutação genética, um indivíduo de uma determinado espécie, muito próximo à galinha, colocou um ovo geneticamente modificado, dando princípio à primeira espécie de galinha.
    A mesma coisa funciona para a seguinte pergunta (cretina): “Quem deu a luz ao primeiro Homo Sapiens?” Com certeza não foi um outro Homo Sapiens.

  2. Eles concluíram que tanto um quanto o outro Pode acontecer em primeiro lugar. Ou seja…não em nosso cotidiano, para o nosso, deu na mesma. Seguindo a bíblia, o criador criou um casal de bichos, assim como Adão e depois Eva. A ordem dos mesmos já fora, estou dizendo dentro da bíblia galera, vendo por este lado, s multiplicação já estava programada depois da criação. Também se olharmos pela criação do ovo, tanto teria nascido um macho e uma fêmea, nem biblicamente daria para sabermos ao certo.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Coronavírus terá impacto no PIB chinês e na economia global

A nova epidemia de coronavírus é um balde de água fria na cabeça do mundo. A começar pelos chineses. Em 2003, o último vírus mortal se propagando pelo mundo inteiro – o SARS – …

Abelhas adoram cannabis e este caso de amor pode ajudar a salvar a espécie

Consideradas os seres vivos mais importantes do planeta, as abelhas são animais insubstituíveis, dos quais dependemos para viver. No entanto, nas últimas décadas, devido ao aquecimento global e o uso execessivo de pesticidas, elas estão …

Cientistas finalmente descobriram como capturar o espectro todo da luz solar para gerar hidrogênio

Pela primeira vez, cientistas da Universidade Estadual de Ohio (EUA) desenvolveram uma molécula que é capaz de coletar a energia de todo o espectro da luz solar. O processo, 50% mais eficiente que as atuais …

Você agora pode ouvir a voz de uma múmia de 3 mil anos

Com uso de tomografia computadorizada, impressão 3D e laringe eletrônica, pesquisadores do Reino Unido reconstruíram o trato vocal de uma múmia egípcia. Para a realização do projeto que teve início em 2013, foi preciso combinar medicina, …

Krakatoa, o inferno de Java: a erupção há 137 anos que foi sentida no planeta inteiro

Em 1883, o mundo presenciou um evento natural tão bombástico e violento que pôde ser notado de alguma forma por praticamente todos os habitantes do planeta. A erupção do vulcão Krakatoa, na Indonésia, lançou detritos a …

Educação e confiança fazem da Dinamarca país menos corrupto do mundo

Imagine poder almoçar tranquilamente num restaurante ou fazer compras enquanto deixa o seu bebê no carrinho, estacionado do lado de fora na calçada. Essa cena, que faz parte do cotidiano dos dinamarqueses, só é …

Brasil adianta ponteiros do Relógio do Juízo Final

O Relógio do Juízo Final teve seus ponteiros ajustados nesta quinta-feira (23/01) para a marca de apenas 100 segundos para a meia-noite, simbolizando o maior perigo para a humanidade registrado desde criação do dispositivo em …

Estudo comprova ligação entre estresse e cabelos brancos

Pesquisadores brasileiros e americanos investigaram processo de embranquecimento dos cabelos e concluem que estresse leva à liberação de substância que pode danificar células-tronco regeneradoras de pigmentos. Quando Maria Antonieta foi capturada durante a Revolução Francesa, consta …

Japão pretende desenvolver tecnologia ultrarrápida 6G até 2030

O governo japonês elaborará uma estratégia abrangente sobre as futuras redes de comunicação sem fio ultrarrápidas 6G e montou um painel para discutir o assunto, declarou ministra japonesa do Interior e Comunicações. O anúncio foi feito …

Tesla atinge valor de mercado de US$ 100 bi — e Musk receberá um grande bônus

A Tesla é uma das companhias mais promissoras do mundo, mas ainda gera dúvidas entre os investidores, devido aos problemas para atingir as metas de produção e polêmicos acidentes envolvendo seus veículos — além de …