Quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha? A física quântica responde

Quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha? Através do fenômeno de ordem causal indefinida, a física quântica conseguiu responder à questão.

O paradoxo do ovo e da galinha foi proposto pela primeira vez por filósofos da Grécia Antiga para descrever o problema da determinação de causa e efeito. Agora, uma equipe de físicos da Universidade de Queensland e do Instituto NÉEL demonstrou que, no que diz respeito à física quântica, tanto o ovo quanto a galinha foram os primeiros.

Jacqui Romero, do Centro de Excelência ARC para Sistemas de Engenharia Quântica, explica que, na física quântica, a causa e o efeito nem sempre são tão simples, isto é, nem sempre um evento causa o outro. “A raridade da mecânica quântica significa que os eventos podem acontecer sem uma ordem estabelecida“, disse o cientista.

Para explicar, o físico toma como exemplo o nosso trajeto diário de casa para o trabalho e vice-versa. “Se para o trabalho é necessário andar de ônibus e de trem, primeiro pegamos um ônibus e só depois o trem, uma vez que não conseguimos viajar nos dois meios de transporte ao mesmo tempo”.

“Na nossa experiência, os dois eventos podem ocorrer em primeiro lugar”, afirmou o cientista, adiantando que ao fenômeno se dá o nome de ordem causal indefinida. “É um fenômeno que não conseguimos observar no nosso cotidiano.”

Para conseguirem observar a ordem causal indefinida em laboratório, os cientistas usaram uma configuração chamada interruptor quântico fotônico. Fábio Costa, da Universidade de Queensland, disse que com o dispositivo a ordem dos eventos (transformações na forma da luz) fica dependente da polarização.

“Através da medição da polarização dos fótons na saída do interruptor quântico, conseguimos mostrar que a ordem das transformações que ocorrem na luz não estava estabelecida”, explicou o físico, citado pela Europa Press.

O artigo científico foi publicado no final de agosto nas Physical Reviews Letters.

“Esta é apenas uma primeira prova do fenômeno, em uma escala maior” continuou, acrescentando que a ordem causal indefinida pode ter aplicações reais, como tornar os computadores mais eficientes ou melhorar a comunicação.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Foi a coisa mais idiota que já li nesse site. Qualquer pessoa que entenda o principio básico da Lei de Darwin, sabe que foi o ovo. A partir de processo simples de mutação genética, um indivíduo de uma determinado espécie, muito próximo à galinha, colocou um ovo geneticamente modificado, dando princípio à primeira espécie de galinha.
    A mesma coisa funciona para a seguinte pergunta (cretina): “Quem deu a luz ao primeiro Homo Sapiens?” Com certeza não foi um outro Homo Sapiens.

  2. Eles concluíram que tanto um quanto o outro Pode acontecer em primeiro lugar. Ou seja…não em nosso cotidiano, para o nosso, deu na mesma. Seguindo a bíblia, o criador criou um casal de bichos, assim como Adão e depois Eva. A ordem dos mesmos já fora, estou dizendo dentro da bíblia galera, vendo por este lado, s multiplicação já estava programada depois da criação. Também se olharmos pela criação do ovo, tanto teria nascido um macho e uma fêmea, nem biblicamente daria para sabermos ao certo.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Água líquida em Marte: descobertas mais reservas no polo sul do Planeta Vermelho

Em 2018, pesquisadores italianos anunciaram que haviam encontrado evidências da existência de água líquida em Marte, abaixo da calota polar sul. Agora, a equipe voltou em mais uma série de informações que não apenas sustentam essa …

Cientistas russos encontram nova forma de tratamento para covid-19

Uma equipe de cientistas russos sugeriu tratar os pacientes gravemente afetados pelo coronavírus SARS-CoV-2 da mesma maneira que são tratados alguns casos de intoxicação. De acordo com os especialistas do Instituto de Pesquisa de Medicina de …

Covid-19 já causou a morte de um milhão de pessoas no mundo

Nove meses após seu surgimento na China, a pandemia de Covid-19 superou, neste domingo (27), o número simbólico de um milhão de mortos no mundo. No total, o coronavírus causou 1.000.009 mortes e 33.018.877 casos …

Homem que comia alcaçuz todos os dias morre e médicos alertam sobre riscos à saúde

Um homem de 54 anos morreu após consumir alcaçuz em excesso. Segundo os médicos do Hospital Geral de Massachussets (EUA), após duas semanas ingerindo alcaçuz preto em excesso, o homem teve uma overdose de uma …

Conflito armado se acirra na fronteira entre Armênia e Azerbaijão

A Armênia e o Azerbaijão se acusaram mutuamente neste domingo (27/09) de iniciar confrontos mortais na região separatista de Nagorno-Karabakh, na fronteira entre os dois países, em meio a uma disputa territorial de décadas. Ao …

Grande depósito de ovos de dinossauro é descoberto na Espanha

O norte de Espanha foi palco de uma nova descoberta paleontológica. Foram encontrados ovos de 68 milhões de anos atrás, que podem conter embriões desses enormes répteis. José Manuel Gasca estava fazendo jogging um dia no …

Uma cidade brasileira pode ter atingido imunidade de grupo ao Covid-19 a um terrível custo

Um surto explosivo de COVID-19 em Manaus pode ter contaminado pessoas suficientes para que a imunidade coletiva tenha se manifestado, sugerem estudos iniciais. Exames de anticorpos mostram que até dois terços da população pode ter contraído …

O raro pedido de desculpas de Kim Jong-un pela morte de sul-coreano na Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, divulgou um raro pedido de desculpas pessoal pelo assassinato de um cidadão sul-coreano, segundo o governo da Coreia do Sul. Kim disse a seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, …

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …