Químicos usados em panelas e roupas tornam os pênis menores

Um novo estudo científico concluiu que a exposição a altos níveis de compostos perfluoroalquílicos, mais conhecidos por PFCs, atrofia o crescimento dos órgãos sexuais masculinos, tornando os pênis menores e afetando também a fertilidade dos homens.

Pesquisadores da Universidade de Pádua, na Itália, concluíram que os PFCs, que são usados na produção de panelas e frigideiras antiaderentes ou em roupas impermeáveis, afetam “significativamente” o desenvolvimento dos órgãos sexuais masculinos, levando os pênis a crescerem menos e a ficarem mais finos.

Esses dados são divulgados no estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism, onde se constata que a exposição a altos níveis de PFCs pode interferir com os hormônios masculinos. Os homens expostos a esses químicos ficam, assim, com pênis menores e menos grossos, e com espermatozoides menos móveis, o que afeta a capacidade de fertilidade.

O estudo cruzou dados relativos a 171 homens não expostos a esses químicos com informações de 212 homens da região de Veneto, cuja capital é Veneza e considerada “uma das quatro áreas do mundo altamente poluídas com PFCs”.

Veneto é fortemente afetada pelo escoamento de uma fábrica de produtos químicos e por uma estação de tratamento de águas residuais, como notam os pesquisadores, destacando a forte presença de PFCs na água. Shandong (China), West Virginia (EUA) e Dordrecht (Holanda) são as outras três regiões do mundo com elevados níveis dessas substâncias.

Os pesquisadores mediram parâmetros “antropométricos” e “seminais” e os “hormônios sexuais” dos participantes, realizando também estudos biomecânicos em modelos experimentais.

Os resultados revelam que “níveis aumentados de PFCs no plasma e no fluido seminal estão positivamente correlacionados” com “a redução da qualidade do sêmen, o volume testicular, o comprimento do pênis e a AGD [a distância anogenital]”. Uma AGD menor é um sinal de alguma anomalia na função reprodutora masculina.

Os homens da área não exposta aos químicos apresentavam uma média de comprimento do pênis flácido de 10 centímetros, enquanto os que cresceram na zona exposta aos PFCs tinham apenas 8,75 centímetros. Além disso, estes últimos tinham também pênis mais finos, embora aqui a diferença fosse menor, contando 9,65 centímetros de circunferência em comparação com os 10,3 centímetros dos primeiros.

Assim, os pesquisadores apontam que “os PFCs têm um impacto substancial na saúde humana, já que interferem com as vias hormonais, levando potencialmente à infertilidade masculina”.

“É muito difícil evitar contato com PFCs”

Os PFCs são usados no revestimento antiaderente de panelas e frigideiras, em copos de papel, no tratamento de produtos têxteis, como roupas impermeáveis e carpetes, e até em embalagens alimentares. Estão também presentes em algumas colas, em cosméticos, produtos de limpeza, vernizes, tintas, inseticidas, componentes eletrônicos, em produtos de combate a incêndios, no isolamento de tubagens e em móveis tratados contra manchas.

Esses químicos já foram associados ao câncer, ao elevado colesterol, à obesidade e a perturbações hormonais, e há estudos que indicam também que podem causar menopausas precoces e perturbar o sistema imunológico.

Apesar disso, continuam a ser utilizados recorrentemente, e mesmo que fossem proibidos, seria difícil nos livrarmos da exposição, já que a presença dos PFCs na Terra vai se manter para além da sobrevivência da humanidade. Assim, seus efeitos perniciosos vão continuar a ser uma ameaça.

Os pesquisadores destacam que “o primeiro relato de contaminação de água com PFCs reporta a 1977”, o que reflete que “a magnitude do problema é alarmante, já que afeta uma geração inteira de indivíduos jovens, desde 1978 em diante”.

E não há muito a fazer, já que “é muito difícil evitar o contato com qualquer PFC“, destaca um dos pesquisadores do estudo, Andrea Di Nisio, em declarações ao IFLScience.

“Pelo menos aqui na Itália, é muito difícil saber se um produto contém esses químicos”, aponta o pesquisador, frisando que mesmo quando “é explicitamente declarado ‘livre de PFOA’”, um dos PFCs mais utilizados, não há garantias de segurança “porque o PFOA é apenas um de centenas de possíveis compostos PFC, e todos podem ser perigosos”.

Frente a isso, o próximo passo é descobrir como remover PFCs da corrente sanguínea.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

China envia três astronautas para sua estação espacial

Grupo deverá ficar três meses no espaço e colocar em funcionamento o módulo central da estação espacial Tiangong. China não participa da ISS por decisão dos EUA. A primeira missão tripulada enviada pela China para a …

Putin “não quer Guerra Fria com EUA”, diz Biden após encontro com presidente russo

Os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da Rússia, Vladimir Putin, participaram nesta quarta-feira (16) de uma esperada reunião bilateral. O encontro realizado em Genebra acontece em um contexto de forte tensão entre …

Variante lambda do coronavírus: o que se sabe sobre mutação que se espalha pela América do Sul e preocupa OMS

Os vírus usam técnicas diferentes para continuar infectando as pessoas. E o caso da covid-19 não é exceção. As versões atuais da doença estão se espalhando muito mais facilmente do que a original, que surgiu na …

Embaixadores da Rússia e dos EUA "regressam ao trabalho", diz Putin após cúpula com Biden

A Rússia e os EUA acordaram o regresso de seus embaixadores, informou Vladimir Putin. Vladimir Putin, presidente da Rússia, disse, após conversas com seu homólogo americano Joe Biden, que os embaixadores russo e norte-americano voltam …

Cientistas desvendam segredos genéticos dos menores mamíferos mergulhadores do mundo

Biólogos descobriram os segredos genéticos dos menores mamíferos mergulhadores do mundo: os musaranhos aquáticos. Usando amostras de DNA para construir uma árvore evolutiva, cientistas revelaram em um estudo recente que o comportamento destes mamíferos comedores de …

Pandemia, tufões e inundações agravaram crise alimentar na Coreia do Norte

O líder norte-coreano Kim Jong-Un admitiu que o país enfrenta uma "situação alimentar crítica", informou a mídia estatal nesta quarta-feira (16). A Coreia do Norte, cuja economia sofre com os reflexos de várias sanções …

Israel ataca Faixa de Gaza em resposta a balões incendiários

Bombardeios israelenses miram alvos do Hamas, testando cessar-fogo acertado em maio após 11 dias de conflito com militantes palestinos. Marcha de nacionalistas judeus em Jerusalém elevou tensão. Israel bombardeou alvos do Hamas na Faixa de Gaza …

Volkswagen volta a paralisar produção no Brasil por falta de semicondutores

A escassez de semicondutores volta a assombrar as montadoras brasileiras e os efeitos colaterais começam a aparecer novamente. A Volkswagen, pela segunda vez em 2021, vai paralisar a fabricação de automóveis no Brasil, mas, desta vez, …

Bolsonaro sobre passaporte de vacinação: "Se for aprovado, eu veto"

Presidente não apoia a criação de um passaporte para saber quem foi vacinado ou teve teste negativo para COVID-19, pois assim, as pessoas teriam que ser vacinadas e isso "não tem cabimento", segundo Bolsonaro. Nesta terça-feira …

O que é a etanolamina, molécula chave para decifrar origem da vida encontrada no espaço

Como a vida se originou na Terra? Ninguém sabe, mas entender os elementos que tornaram isso possível pode nos dar pistas valiosas para responder a essa pergunta. Em um estudo recente, um grupo de pesquisadores espanhóis …