Assassino de câncer está presente em cada célula humana

Todas as células do nosso corpo contêm um “código de morte” cuja função pode ser causar a autodestruição das células que se tornam cancerígenas, afirma um estudo publicado esta semana.

Uma equipe de cientistas descobriu nas células humanas uma arma mortífera que pode causar seu “suicídio” quando se tornam cancerígenas. A descoberta pode ser muito promissora no tratamento do câncer em alternativa à quimioterapia, que provoca efeitos indesejados.

Os resultados da descoberta, feita por pesquisadores da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, foram publicados na Nature Communications esta semana. Nas células, a “arma” está incrustada nos RNA, moléculas que codificam as proteínas, e nos microRNA, pequenos RNA não codificadores.

“Agora que conhecemos o ‘código da morte’, podemos desencadear o mecanismo sem usar a quimioterapia e sem mexer no genoma. Podemos utilizar esses pequenos RNA diretamente, introduzi-los nas células cancerígenas e acionar o interruptor para matá-las”, afirmou o autor principal do estudo, Marcus E. Peter.

O pesquisador assinalou ainda que a quimioterapia tem vários efeitos secundários, como gerar novos cânceres, uma vez que ataca e altera o genoma, sendo que pode ser uma boa alternativa.

Além disso, Marcus E. Peter acredita que poderiam ser criados microRNA artificiais “muito mais poderosos” para matar células cancerígenas do que os microRNA “desenvolvidos pela própria natureza”, mas usando o “mecanismo que a natureza desenvolveu”.

Em um estudo anterior, publicado no ano passado, a equipe descreve que os tumores malignos morrem na presença de moléculas de RNA, e que as células cancerígenas tratadas com essas moléculas de RNA nunca se tornam resistentes porque as moléculas eliminam ao mesmo tempo vários genes que esse tipo de células necessita para sobreviver.

Na época, os cientistas desconheciam qual o mecanismo que provocava a autodestruição dos tumores. Apenas sabiam que o que fazia com que os microRNA se tornassem tóxicos para as células cancerígenas era o fato de terem uma sequência de seis nucleótidos (moléculas orgânicas que são os blocos construtores de RNA e DNA).

As moléculas orgânicas em questão são a guanina, a citosina, a adenina ou a timina (constituintes do DNA, que contém instruções genéticas) e o uracilo (RNA).

Nesse novo estudo, a equipe testou 4.096 combinações de bases de nucleótidos na sequência de seis moléculas identificadas nos microRNA tóxicos e descobriu que a combinação mais mortífera é rica em guanina.

Posteriormente, o pesquisador verificou que os microRNA expressos no organismo para combater o câncer usam a mesma sequência para matar células cancerígenas.

Além disso, seu grupo de trabalho constatou que as próprias células cortam em pequenos pedaços um gene envolvido no seu crescimento anômalo. Esses pedaços, sustentam os cientistas, atuam como se fossem microRNA e são muito tóxicos para o câncer.

O passo seguinte passa por transformar toda a teoria em uma nova terapia.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Estudos corroboram correlação entre tipo sanguíneo e risco de covid-19

A suscetibilidade ao contágio com o vírus Sars-Cov-2 pode variar segundo o grupo sanguíneo: os indivíduos do grupo O tendem a um menor risco, enquanto os demais estão também potencialmente mais expostos a quadros clínicos …

Bolsonaro reforça que brasileiro não será obrigado a tomar vacina contra a COVID-19

Declaração do presidente acontece três dias depois de o governador João Doria informar que vacinação será obrigatória no estado de São Paulo. O presidente Jair Bolsonaro reforçou hoje (19) na saída do Palácio da Alvorada o …

Engenheiros criam sabre de luz real de plasma retrátil de 2.200°C que corta aço

Os engenheiros por trás do canal do YouTube “The Hacksmith” criaram o sabre de luz de “Star Wars” no mundo real que é quente o suficiente para derreter aço e até titânio em segundos. James Hobson, …

Evo Morales comemora vitória de seu candidato, Luis Arce, à presidência na Bolívia

De La Paz, na Bolívia, o candidato a presidente Luis Arce e, de Buenos Aires, na Argentina, o ex-presidente Evo Morales comemoram vitória nas eleições tanto para presidente quanto para o Congresso, realizadas neste …

Síndrome provoca mudança na coloração dos olhos em população nativa da Indonésia

Em um país cujo a vasta maioria da população possui cabelos e olhos escuros, uma rara síndrome genética ofereceu aos membros de uma tribo nativa da Indonésia uma impressionante condição: os mais impactantes e profundos …

Aula de spinning em academia no Canadá contaminou 61 pessoas com a COVID-19

Academias não são locais recomendados neste momento de pandemia, mesmo que alguns estabelecimentos estejam reabrindo com todas as medidas de segurança adequadas. Prova disso aconteceu recentemente em Hamilton, na província de Ontario, no Canadá, quando uma …

Estrela supergigante vermelha Betelgeuse é menor e está mais próxima da Terra

A estrela supergigante vermelha Betelgeuse, uma das mais brilhantes, é menor e está mais próxima da Terra do que se acreditava. "Estudos anteriores sugeriram que poderia ser maior que a órbita de Júpiter. Nossos resultados dizem …

Ao tentar desativar uma bomba imensa a Marinha da Polônia acidentalmente a explode

Uma enorme bomba da Segunda Guerra Mundial explodiu durante uma delicada operação na terça-feira para desativar o dispositivo de cinco toneladas em um canal perto do Mar Báltico, mas ninguém foi ferido, afirmaram autoridades polonesas. O …

Candidato a vereador vai plantar uma árvore para cada voto que receber em Dourados

O combate às mudanças climáticas e ao desmatamento para Franklin Schmalz, candidato pelo PSOL a vereador na cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, é um compromisso direto e concreto, a ser posto em …

Líder nacionalista manobra para chegar ao poder após renúncia de presidente do Quirguistão

O presidente do Quirguistão, Sooronbai Jeenbekov, cedeu à pressão de manifestantes nacionalistas e anunciou sua renúncia nesta quinta-feira (15), após dez dias de uma crise política aberta pela vitória de dois partidos governistas nas …