Quanto mais rápido corremos, mais rápido e melhor aprendemos

Segundo uma experiência recente, o estímulo locomotor parece ajudar a aprendizagem que se processa no cerebelo em ratos de laboratório.

Uma equipe de cientistas liderada por Megan Carey, pesquisadora no Centro Champalimaud, em Portugal, realizou uma experiência cujo objetivo era ensinar uma tarefa a ratos enquanto eles caminhavam livremente em uma roda.

No entanto, a experiência fracassou porque a roda era mais importante do que pensavam: os animais começaram a aprender melhor assim que começaram a correr mais depressa.

A experiência prova que nem sempre o que corre mal, significa fracasso. Pelo contrário.

Os cientistas colocaram os ratos na roda, com a cabeça fixa para garantir que recebiam o estímulo visual que ia condicionar a aprendizagem. Uma luz branca seguida de um sopro nos olhos para que fechassem as pálpebras foi o método usado pela equipe para que os animais passassem a fechar os olhos com a luz branca – reflexo condicionado – mesmo sem o sopro – que condiciona um reflexo espontâneo.

Cada um desses reflexos percorre um caminho diferente até chegar ao cérebro, salienta o Observador.

Embora as condições parecessem semelhantes, os resultados da aprendizagem eram muito diferentes, mesmo quando se repetia a mesma experiência nos mesmos animais. “As experiências continuaram falhando durante muito tempo”, confessa Catarina Albergaria, primeira autora do estudo, publicado recentemente na Nature Neuroscience.

Assim, a equipe ligou um motor e obrigaram todos os ratinhos a realizar um exercício físico regular e permanente. Os resultados de aprendizagem (nesse caso, fechar as pálpebras com o estímulo de luz) melhoraram bastante. “Esse resultado nos surpreendeu“, refere a cientista.

Além disso, os pesquisadores notaram que, quanto mais rápido os animais corressem, mais rápido e melhor aprendiam. Mas, posteriormente, a equipe percebeu que a velocidade não só afetava a aprendizagem como também o desempenho depois da tarefa aprendida.

“O desempenho dos ratinhos piorava quando diminuíamos a velocidade da roda, e isto acontecia em poucos segundos”, explica Catarina Albergaria.

O fracasso da primeira experiência deu lugar a uma nova orientação da pesquisa: entender qual o mecanismo cerebral por trás desse elo entre correr e aprender.

Os cientistas descobriram que esse fenômeno acontece tanto com um estímulo visual como com um estímulo sonoro ou tátil. Além disso, descobriram que quando conseguiam estimular um caminho específico de passagem da informação para o cerebelo – pelas fibras musgosas –, conseguiam melhorar a aprendizagem.

Ainda assim, Catarina Albergaria não garante que esse tipo de resultado seja válido para outros tipos de aprendizagem fora do cerebelo.

Em relação aos humanos, embora o cerebelo seja uma “estrutura bem conservada nas diversas espécies e existam circuitos que são comuns às várias espécies”, esse trabalho pode não demonstrar que o mesmo aconteça conosco.

“Há uma tendência que, para as pessoas melhorarem sua capacidade de aprendizagem, têm de recorrer a medicamentos”, diz Megan Carey. “Mas aqui, a única coisa que tivemos que fazer para obter uma melhoria foi controlar a velocidade de locomoção dos ratinhos.”

“Seria interessante ver se isso se aplica aos humanos nas formas cerebelares de aprendizagem – e até em outros tipos de aprendizagem”, conclui.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …