Um estudo publicado nesta quinta-feira (18) na revista científica Science descobriu a relação entre a depressão e um receptor do cérebro chamado GPR158.
Conduzido por cientistas da Columbia University (EUA) e do Indian Institute of Technology in Kanpur (Índia), o artigo sugere que bloquear esse receptor pode servir como uma estratégia para o tratamento de vários transtornos mentais.
Para definir essa relação, os pesquisadores se concentraram em mapear todo o receptor GPR158, avulso e quando ligado a um grupo de proteínas.
Eles notaram que quando os níveis desse receptor foram drasticamente elevados em camundongos, o resultado foi um comportamento semelhante ao da depressão, enquanto a eliminação da atividade do receptor levou a um resultado oposto.
O estudo contou com uma técnica chamada microscopia eletrônica criogênica, em que se utiliza feixe de elétrons em vez de luz para criar as imagens de proteínas a frio. O comprimento de onda mais curto dos elétrons em comparação com a luz permitiu visualizar as amostras.
O próximo desafio desse grupo de pesquisadores é usar as informações coletadas da estrutura do GPR158 para desenvolver uma terapia que bloqueie o receptor, combatendo assim a depressão.
// CanalTech