Reino Unido proíbe “fracking” por considerações de segurança

Após tremores em sítio de extração, estudo confirma que fraturamento hidráulico para exploração de gás natural pode provocar abalos sísmicos imprevisíveis. Setor britânico de energia pressionava por adoção da técnica.

O Reino Unido impôs neste sábado (02/11) uma moratória de efeito imediato sobre o fraturamento hidráulico, ou fracking.

A decisão seguiu-se à publicação de um relatório da Autoridade de Óleo e Gás (OGA) confirmando que a controvertida técnica de extração de gás natural implica risco elevado de provocar tremores de terra de magnitude imprevisível. O setor britânico de combustíveis fósseis vinha pressionando por sua aplicação na exploração de gás de xisto.

O anúncio foi saudado por ambientalistas, que há muito se opunham ao fracking, o qual envolve a ruptura de pedras subterrâneas com água e substâncias químicas a alta pressão. Além dos sismos, seus desastrosos efeitos colaterais incluem contaminação de reservas hídricas e do solo, e a contribuição para a mudança climática.

O Departamento de Comércio e Energia divulgou, em comunicado, que “trabalhos exploratórios para determinar se o xisto poderia ser uma nova fonte de energia no Reino Unido foram suspensos – a menos e até que se forneça novas provas de que eles podem ser realizados em segurança aqui”.

Em fins de agosto, foi registrado um tremor de 2,9 pontos num sítio de exploração gerido pela empresa de energia britânica Cuadrilla, próximo a Blackpool, no noroeste da Inglaterra. Após investigar o incidente a OGA decidiu-se pela proibição da técnica.

“Tendo revisto o relatório da OGA sobre atividade sísmica recente, está claro que não podemos excluir futuros impactos inaceitáveis sobre a comunidade local”, declarou a secretária de Estado britânica para Assuntos Econômicos, Energia e Estratégia Industrial, Andrea Leadsom.

A notícia chega num momento em que o primeiro-ministro Boris Johnson se prepara para as eleições de 12 de dezembro, dominadas pelo Brexit, mas em que as questões climáticas também estão presentes. Antes, o conservador vinha apoiando a argumentação do setor, de que o fraturamento hidráulico seria uma forma de reduzir as importações de gás.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Após ser engolido, besouro consegue escapar do intestino dos sapos

Uma pesquisa mostrou que o besouro aquático Regimbartia attenuata tem a capacidade de sobreviver ser engolido por um sapo. Todos já ingerimos coisas que parecem querer sair correndo de dentro de nós, mas deve ser muito …

Disney+ chegará à América Latina em novembro

Ao divulgar que ultrapassou a marca de 60 milhões de assinantes, a Disney também reforçou uma informação que traz esperança a muita gente: o Disney+ deve mesmo chegar à América Latina em novembro. A informação foi …

China exorta Trump a não abrir 'caixa de Pandora' com aquisição do TikTok

China apela aos EUA que não abram a caixa de Pandora, exigindo vender a companhia TikTok, eles serão os próprios culpados pelas consequências, declarou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Wang Wenbin. O presidente …

Twitter bloqueia conta oficial de campanha de Trump

O Twitter anunciou nesta quarta-feira (5) ter bloqueado temporariamente a conta oficial da campanha de reeleição do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por conta de um tuíte que continha informação equivocada sobre a …

Líbano inicia luto nacional e recebe ajuda internacional

Diversos países enviam suprimentos médicos a Beirute. Presidente da França chega ao Líbano para avaliar situação. Megaexplosão deixou ao menos 137 mortos, incluindo diplomata alemão, e mais de 5 mil feridos. Beirute amanheceu nesta quinta-feira (06/08) …

StarShip finalmente levanta voo: a nave que um dia levará cem humanos para Marte e Lua

A SpaceX fez um lançamento de teste com sucesso do seu gigantesco protótipo do StarShip SN5 em Boca Chica, Texas (EUA), a uma altura planejada de 150 metros. A massiva torre de aço inoxidável flutuou no …

EUA conduzem lançamento de teste do míssil balístico Minuteman III

O projétil não tinha ogiva de combate, mas era equipado com três veículos recuperáveis que foram submetidos a testes. Militares dos EUA lançaram na manhã desta terça-feira (4) um míssil balístico Minuteman III a partir da …

Beirute soma mais de 100 mortos e 4000 feridos após explosões

O Líbano vive nesta quarta-feira (5) um dia de luto nacional, após as explosões na região portuária de Beirute, na tarde de ontem. A tragédia soma pelo menos 100 mortos, 4.000 feridos e 300.000 …

Mensagem na areia salva marinheiros desaparecidos no Oceano Pacífico

Trio de marinheiros que havia se desviado de rota e ficado sem combustível foi localizado numa pequena ilha da Micronésia após três dias. Aeronaves avistaram sinal gigante de SOS escrito na areia da praia. Três homens …

Problemas cardíacos duradouros se apresentam em 78% dos pacientes de coronavírus

O entusiastas do retorno da economia para a normalidade defendem suas opiniões geralmente com base no fato da maioria dos pacientes exibirem sintomas leves ou sequer ter qualquer sintoma de coronavírus, comparando negligentemente o Covid-19 …