Reino Unido temia que URSS descobrisse seus contatos secretos com Hitler, revelam novos documentos

cstm-mstc / Flickr

O carismático Winston Churchill pode ter sofrido de Síndrome de Napoleão

Após a derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial, o Reino Unido confiscou documentos de Hitler. No entanto, não os compartilhou com a URSS por medo de que Moscou se tornasse ciente de seus contatos com os nazistas, de acordo com novos documentos divulgados.

Por ocasião do seu 100º aniversário, o Serviço de Inteligência Estrangeira da Rússia (SVR, na sigla em russo) divulgou documentos secretos. O livro com a compilação desses arquivos é denominado “Serviço de Inteligência Estrangeira da Federação Russa. 100 anos. Documentos e Testemunhos” e foi apresentado ao público nesta quinta-feira (17).

Muitos desses documentos que foram previamente carimbados com confidenciais lançam luz sobre aspectos até então desconhecidos da Segunda Guerra Mundial e as relações subsequentes entre os aliados.

Conversas nos bastidores

Entre os arquivos publicados pelo SVR está um telegrama criptografado que foi enviado a Moscou em 5 de junho de 1945 por um agente soviético chamado Bob do quartel-general da inteligência em Londres.

“No território da Alemanha […] os arquivos pessoais de Hitler foram apreendidos pelos serviços dos EUA […]. [E] caíram nas mãos dos britânicos. As autoridades britânicas pretendem mostrá-los às autoridades norte-americanas, mas não aos soviéticos“, lê-se no telegrama, que segue:

“Os britânicos temem que, se mostrarem os arquivos pessoais de Hitler às autoridades soviéticas, estas ficarão sabendo de seu contato com Hitler. Eles também esperam encontrar nos arquivos de Hitler materiais sobre o Tratado de Não-Agressão Soviético-Alemão.”

Não é a única evidência das conversas que o governo britânico manteve nos bastidores com os nazistas. Outros documentos revelados pelo SVR já tinham comprovado isso.

Em 27 de maio de 1942, Boris Rybkin, agente russo na Suécia, enviou uma mensagem de Estocolmo a Moscou. No texto ele se referia às condições que o vice-chanceler do Terceiro Reich, Hermann Goring, havia estabelecido para as negociações de paz com o Reino Unido.

“Goring supostamente estabeleceu as seguintes condições: a Alemanha conclui uma aliança sagrada com a Inglaterra e os EUA contra o ‘perigo amarelo’ [termo racista para se referir à ameaça dos povos orientais ao Ocidente]. A França como uma grande potência deixará de existir. A Inglaterra mantém todas as suas possessões coloniais, a Alemanha ganha o controle da Europa com a parte europeia da URSS. O Império Britânico será garantido pela Alemanha e pelos EUA”, afirmou Rybkin.

Durante os julgamentos de Nuremberg, Goring foi julgado por cometer crimes contra a humanidade. O nazista foi considerado culpado e condenado à morte por enforcamento, mas na véspera de sua execução cometeu suicídio.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Um acelerador de partículas cósmico, muito mais poderoso do que o LHC foi descoberto no espaço

Cientistas rastrearam uma partícula fantasma para uma estrela despedaçada e descobriram um gigantesco acelerador de partículas cósmico. A partícula subatômica, chamada de neutrino, foi lançada em direção à Terra depois que a estrela condenada chegou muito …

Mulher de 'El Chapo' Guzmán é presa nos EUA acusada por narcotráfico

Foi presa nesta segunda-feira (22/02) nos Estados Unidos Emma Coronel Aispuro, 31, mulher de Joaquín "El Chapo" Guzmán, ex-líder do cartel de drogas mexicano Sinaloa. Aispuro, que tem cidadania mexicana e americana, foi presa no aeroporto …

Gana é o primeiro país do mundo a receber vacinas do programa Covax, da OMS

Gana recebeu nesta quarta-feira o primeiro lote mundial de vacinas financiadas pelo programa Covax, que proporciona aos países de renda baixa e média as primeiras doses de fármacos antiCovid. Os imunizantes foram enviados de …

Variante da Califórnia parece ser mais contagiosa e resistente a vacinas, aponta estudo

Um novo estudo confirma que a mutação do SARS-CoV-2 na Califórnia, EUA, é mais contagiosa e mais resistente a vacinas, embora a escala de sua ameaça ainda não esteja clara. Uma variante descoberta pela primeira vez …

Cheirinho de carro novo? Estudo alerta para risco de câncer em odor favorito de muitos

Um estudo publicado por pesquisadores da Universidade da California Riverside mostrou que o cheiro de carro novo, tão amado por todo mundo que acaba de comprar o seu veículo, pode ser um risco para saúde. Mas …

STJ anula quebra do sigilo de Flávio Bolsonaro no caso das "rachadinhas"

Ministros apontaram falta de fundamentação do juiz de 1ª instância. Decisões da próxima semana determinarão chance de o processo contra o senador ir adiante ou voltar ao início. A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça …

Troca de comando na Petrobras: Bolsonaro repete interferência de Dilma na estatal?

As ações da Petrobras derreteram depois que o presidente Jair Bolsonaro decidiu mudar o comando da empresa. Na noite de sexta-feira (19/02), Bolsonaro anunciou o general da reserva Joaquim Silva e Luna para substituir o …

Uruguai, último país da América do Sul a receber vacinas, começa imunização em março

O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, informou nesta segunda-feira (22) que as primeiras vacinas contra a Covid-19 chegarão nesta quinta-feira ao país, o único na América do Sul que ainda não possui doses …

Cada ponto brilhante neste novo mapa cósmico é um buraco negro supermassivo

A equipe internacional sinterizou um conjunto tão impressionante quanto inédito de sinais de rádio emitidos por buracos negros supermassivos. Se tivéssemos um telescópio capaz de mostrar quaisquer objetos do universo, independentemente de quão distantes eles estão, …

Desvendado enigma de inscrição na obra "O Grito" de Edvard Munch

Uma frase escrita sobre uma das obras de arte mais conhecidas do mundo foi, durante um século, motivo de conjeturas e controvérsias entre os especialistas de arte em todo o mundo. Uma análise com escâner infravermelho, …