Reino Unido temia que URSS descobrisse seus contatos secretos com Hitler, revelam novos documentos

cstm-mstc / Flickr

O carismático Winston Churchill pode ter sofrido de Síndrome de Napoleão

Após a derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial, o Reino Unido confiscou documentos de Hitler. No entanto, não os compartilhou com a URSS por medo de que Moscou se tornasse ciente de seus contatos com os nazistas, de acordo com novos documentos divulgados.

Por ocasião do seu 100º aniversário, o Serviço de Inteligência Estrangeira da Rússia (SVR, na sigla em russo) divulgou documentos secretos. O livro com a compilação desses arquivos é denominado “Serviço de Inteligência Estrangeira da Federação Russa. 100 anos. Documentos e Testemunhos” e foi apresentado ao público nesta quinta-feira (17).

Muitos desses documentos que foram previamente carimbados com confidenciais lançam luz sobre aspectos até então desconhecidos da Segunda Guerra Mundial e as relações subsequentes entre os aliados.

Conversas nos bastidores

Entre os arquivos publicados pelo SVR está um telegrama criptografado que foi enviado a Moscou em 5 de junho de 1945 por um agente soviético chamado Bob do quartel-general da inteligência em Londres.

“No território da Alemanha […] os arquivos pessoais de Hitler foram apreendidos pelos serviços dos EUA […]. [E] caíram nas mãos dos britânicos. As autoridades britânicas pretendem mostrá-los às autoridades norte-americanas, mas não aos soviéticos“, lê-se no telegrama, que segue:

“Os britânicos temem que, se mostrarem os arquivos pessoais de Hitler às autoridades soviéticas, estas ficarão sabendo de seu contato com Hitler. Eles também esperam encontrar nos arquivos de Hitler materiais sobre o Tratado de Não-Agressão Soviético-Alemão.”

Não é a única evidência das conversas que o governo britânico manteve nos bastidores com os nazistas. Outros documentos revelados pelo SVR já tinham comprovado isso.

Em 27 de maio de 1942, Boris Rybkin, agente russo na Suécia, enviou uma mensagem de Estocolmo a Moscou. No texto ele se referia às condições que o vice-chanceler do Terceiro Reich, Hermann Goring, havia estabelecido para as negociações de paz com o Reino Unido.

“Goring supostamente estabeleceu as seguintes condições: a Alemanha conclui uma aliança sagrada com a Inglaterra e os EUA contra o ‘perigo amarelo’ [termo racista para se referir à ameaça dos povos orientais ao Ocidente]. A França como uma grande potência deixará de existir. A Inglaterra mantém todas as suas possessões coloniais, a Alemanha ganha o controle da Europa com a parte europeia da URSS. O Império Britânico será garantido pela Alemanha e pelos EUA”, afirmou Rybkin.

Durante os julgamentos de Nuremberg, Goring foi julgado por cometer crimes contra a humanidade. O nazista foi considerado culpado e condenado à morte por enforcamento, mas na véspera de sua execução cometeu suicídio.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …