Reino Unido temia que URSS descobrisse seus contatos secretos com Hitler, revelam novos documentos

cstm-mstc / Flickr

O carismático Winston Churchill pode ter sofrido de Síndrome de Napoleão

Após a derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial, o Reino Unido confiscou documentos de Hitler. No entanto, não os compartilhou com a URSS por medo de que Moscou se tornasse ciente de seus contatos com os nazistas, de acordo com novos documentos divulgados.

Por ocasião do seu 100º aniversário, o Serviço de Inteligência Estrangeira da Rússia (SVR, na sigla em russo) divulgou documentos secretos. O livro com a compilação desses arquivos é denominado “Serviço de Inteligência Estrangeira da Federação Russa. 100 anos. Documentos e Testemunhos” e foi apresentado ao público nesta quinta-feira (17).

Muitos desses documentos que foram previamente carimbados com confidenciais lançam luz sobre aspectos até então desconhecidos da Segunda Guerra Mundial e as relações subsequentes entre os aliados.

Conversas nos bastidores

Entre os arquivos publicados pelo SVR está um telegrama criptografado que foi enviado a Moscou em 5 de junho de 1945 por um agente soviético chamado Bob do quartel-general da inteligência em Londres.

“No território da Alemanha […] os arquivos pessoais de Hitler foram apreendidos pelos serviços dos EUA […]. [E] caíram nas mãos dos britânicos. As autoridades britânicas pretendem mostrá-los às autoridades norte-americanas, mas não aos soviéticos“, lê-se no telegrama, que segue:

“Os britânicos temem que, se mostrarem os arquivos pessoais de Hitler às autoridades soviéticas, estas ficarão sabendo de seu contato com Hitler. Eles também esperam encontrar nos arquivos de Hitler materiais sobre o Tratado de Não-Agressão Soviético-Alemão.”

Não é a única evidência das conversas que o governo britânico manteve nos bastidores com os nazistas. Outros documentos revelados pelo SVR já tinham comprovado isso.

Em 27 de maio de 1942, Boris Rybkin, agente russo na Suécia, enviou uma mensagem de Estocolmo a Moscou. No texto ele se referia às condições que o vice-chanceler do Terceiro Reich, Hermann Goring, havia estabelecido para as negociações de paz com o Reino Unido.

“Goring supostamente estabeleceu as seguintes condições: a Alemanha conclui uma aliança sagrada com a Inglaterra e os EUA contra o ‘perigo amarelo’ [termo racista para se referir à ameaça dos povos orientais ao Ocidente]. A França como uma grande potência deixará de existir. A Inglaterra mantém todas as suas possessões coloniais, a Alemanha ganha o controle da Europa com a parte europeia da URSS. O Império Britânico será garantido pela Alemanha e pelos EUA”, afirmou Rybkin.

Durante os julgamentos de Nuremberg, Goring foi julgado por cometer crimes contra a humanidade. O nazista foi considerado culpado e condenado à morte por enforcamento, mas na véspera de sua execução cometeu suicídio.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …