Robô gigante estilo ‘Avatar’ dá primeiros passos na Coreia do Sul

Uma empresa sul-coreana revelou o protótipo de um robô que seria o primeiro modelo bípede tripulado do mundo.É igualzinho ao robô de Avatar, e poderá ser usado militarmente, por exemplo, na fronteira com a Coreia do Norte.

Em desenvolvimento há cerca de um ano pela sul-coreana Hankook Mirae Technology, o equipamento funciona como uma mistura de exoesqueleto e armadura robótica.

Isso significa que o robô não é controlado à distância ou operado por meio de algum tipo de inteligência artificial, mas precisa que um humano esteja dentro do cockpit para funcionar adequadamente.

Seu projetista, Vitaly Bulgarov, trabalhou em filmes de Hollywood como Robocop e Exterminador do Futuro. E a máquina, de quatro metros de altura, lembra os robôs militares do filme de ficção científica Avatar, de 2009.

Ok, na verdade ele é bem igualzinho ao robô de Avatar.

(dr) 20th Century Fox

Avatar, de James Cameron (2009)

Avatar, de James Cameron (2009)

A máquina foi criada para uso na construção e na indústria, e em áreas perigosas onde humanos precisam de proteção, como limpeza após acidentes industriais.

Entre os usos planejados para o robô estão também alguns trabalhos pesados em armazéns, fábricas e canteiros de obras, mas a ideia é que o superrobô também possa ser

utilizado militarmente, na fronteira da Coreia do Sul com a Coreia do Norte – possivelmente reforçando o clima de hostilidade e tensão já existente no local.

Hoje o Method-2 ainda é um pouco trêmulo nos pés. A Hankook Mirae espera lançá-lo em 2017, após ajustes, e cada unidade deverá ser vendida por US$ 8 milhões.

A invenção, porém, vem sendo alvo de questionamentos por algumas publicações especializadas. O Live Science, por exemplo, diz que a empresa coreana praticamente não tem presença na internet e era desconhecida por pesquisadores em robótica consultados pelo site.

Será que Kim Jong-um vai responder à altura e construir também um robô tripulado gigante na Coreia do Norte para brincar com seu vizinho do sul?

Ciberia // BBC / Tecmundo

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Bolsonaro é autor de mais da metade dos ataques a jornalistas em 2019

Em todo o ano foram registrados 208 casos de ataques a veículos de comunicação e jornalistas, um aumento de 54%. Presidente foi responsável por 121 deles, afirma a entidade. O presidente Jair Bolsonaro, sozinho, é responsável …

Qual a idade em que somos mais infelizes, segundo a ciência

A chamada crise dos 40 deixou de ser um mito, pelo menos de acordo com uma ampla pesquisa realizada em 134 países pelo economista David Blanchflower, professor da universidade Dartmouth College, nos EUA, e ex-membro …

Trump fecha acordo e sinaliza fim da "guerra fiscal" com a China

Na última quarta-feira, os Estados Unidos e a China firmaram um acordo que pode ser o primeiro passo para o fim da chamada “guerra comercial” entre as potências. O pacto, que foi anunciado em dezembro do …

YouTube vincula anúncios em vídeos controversos sobre mudanças climáticas

Uma notícia deixou algumas empresas anunciantes do YouTube surpresas. Segundo estudo feito pela Avaaz, a plataforma de vídeos da Google tem vinculado anúncios de grandes companhias em vídeos que têm como propósito desinformar as pessoas …

Premiê renuncia após Putin propor reformas constitucionais

Líder russo propõe pacote de mudanças com as quais, segundo críticos, poderia permanecer no poder após fim do mandato. Premiê Medvedev renuncia com todo o gabinete para "abrir espaço" às reformas. O presidente da Rússia, Vladimir …

Musculação: detonando o grande mito da nutrição para ganhar massa muscular

Dietas com alto teor de carboidratos costumam ser recomendadas como parte de protocolos de exercícios para melhorar a recuperação e aumentar o desempenho. No entanto, pesquisas recentes tem mostrado que os carboidratos talvez não ajudem …

Austrália: aviões jogam alimentos para animais sobreviventes dos incêndios

Os incêndios que ardem por toda a Austrália desde setembro do ano passado vem atingindo e ameaçando a vida dos animais locais não só diretamente – mais de 500 milhões de animais já morreram por …

"Democracia em Vertigem", de Petra Costa, é indicado ao Oscar

A Academia de Artes e Ciências cinematográficas anunciou nesta segunda-feira (13) os indicados ao Oscar. “Democracia em Vertigem”, da brasileira Petra Costa, foi indicado ao prêmio de melhor documentário. "Dois Papas", o filme de Fernando Meirelles …

Arquivos sobre OVNIs poderiam 'danificar seriamente' segurança dos EUA, segundo Marinha americana

Marinha dos EUA considera que abertura de arquivos sobre OVNIs poderia causar sérios danos à Segurança Nacional, enquanto reconhece existência de OVNIs. Enquanto conspiracionistas acreditam que as Forças Armadas americanas utilizam tecnologia alienígena para o desenvolvimento …

Crise do 737 Max faz Boeing registrar perda de produção recorde

Pela primeira vez em décadas, a Boeing terminou o ano com pedidos negativos de produção de aviões comerciais. No final de 2019, a gigante aeroespacial registrou cancelamentos de 87 unidades, o que significa mais baixas …