Robôs sexuais podem aumentar casos de pedofilia e estupro

Um estudo realizado pela Foundation for Responsible Robotics, organização que atua na análise de ética do setor de robótica, chegou a conclusões interessantes sobre o impacto que os robôs sexuais podem trazer a sociedade. Muitas destas conclusões, porém, não são nada animadoras.

Eles podem representar perigos reais e colaborar para tornar alguns problemas ainda mais difíceis de solucionar. O estudo analisou que o uso de robôs sexuais pode acabar sendo utilizado como válvula de escape para indivíduos que possuem histórico de assédio.

Segundo a pesquisa, pessoas com histórico de pedofilia poderão utilizar um boneco com características físicas de uma criança para seus desejos obscuros. Alguns veem esses robôs como produtos que podem ajudar esses indivíduos, já que podem minimizar o risco de crimes de pedofilia.

Uma empresa japonesa que comercializa produtos similares tem como dono um pedófilo declarado que utiliza o recurso para se manter longe de crianças reais. Mas muitos acreditam que essas ações apenas incentivarão os pedófilos e criarão neles a imagem de que crianças são apenas objetos sexuais.

A mesma lógica também pode ser aplicada em casos de estupro, outra questão analisada pela pesquisa da FRR.

A RoxxxyGold, uma empresa que vende um robô com uma personalidade acanhada e reservada afirma que “se você tocá-la em uma área privada, é mais do que provável que ela não aprecie muito a sua iniciativa“, o que trouxe à tona a preocupação de que o robô se trate de um simulador de estupro.

“Algumas pessoas dizem: ‘Ora, é melhor que eles estuprem robôs do que pessoas reais.’ Este é um dos argumentos… você pode ter sexo proveitoso com a sua esposa — tudo bem —, mas, quando se trata de estupro, se você tem uma fantasia de estupro, vai lá e estupra um robô”, explica Noel Sharkey, cofundador da FRR e professor emérito de robótica e inteligência artificial na University of Sheffield. Sharkey afirmou, por outro lado, que há “pessoas dizendo que isso apenas vai encorajar mais os estupradores“.

O diretor de ética e ciências emergentes na California Polytechnic State University, Patrick Lin, acredita que o tratamento de pedófilos utilizando robôs sexuais com feições infantis é uma “ideia dúbia e repulsiva“. “Imagine tratar racismo deixando que um intolerante maltrate um robô negro. Isso funcionaria?”, questionou.

A FRR também analisou um fator positivo na utilização de robôs sexuais. Especialistas acreditam que essas máquinas poderão colaborar para o tratamento de pessoas com quadros de disfunção erétil, ejaculação precoce ou que possuam experiências sexuais traumáticas.

“Se estamos falando sobre indivíduos que não são apenas inválidos, mas que tenham sido traumatizados, de certa forma, esse poderia ser um instrumento benéfico para manter seu processo de cura sexual”, explicou a doutora Aimee van Wynsberghe, cofundadora da FRR e professora-assistente da Technical University of Delf.

Apesar do intenso debate sobre a utilização de máquinas robóticas para satisfação sexual, esta indústria já é uma realidade. Atualmente existem quatro fabricantes que estão comercializando robôs sexuais, com uma tendência de aumento, visto que a demanda por este tipo de produto é crescente.

Os preços dos robôs sexuais variam de US$ 5 mil a US$ 15 mil, mas a intenção é torná-los mais acessíveis.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

NASA descobre água congelada bem debaixo da superfície de Marte

A agência espacial norte-americana lançou um mapa mostrando onde há depósitos de água congelada no Planeta Vermelho. De acordo com a NASA, a água está localizada tão próximo da superfície que os astronautas poderiam cavá-la com …

Essa é a primeira instalação de compostagem humana do mundo

Uma empresa chamada Recompose está prestes a se tornar a primeira instalação de compostagem humana do mundo, projetada para começar suas operações em 2021 na cidade de Seattle, nos EUA. Graças a uma nova lei que …

Zapata 'gay': pintura de herói revolucionário mexicano nu em pose sensual gera invasão de museu

Manifestantes invadiram o Palácio das Belas Artes na Cidade do México na terça-feira em protesto contra uma pintura que mostra o herói revolucionário Emiliano Zapata fazendo uma pose "não convencional". A multidão pediu que a obra …

Companhia aérea cria rede de restaurantes de ‘comida de avião’ em terra firme

Em princípio a comida de avião não lembra o sabor e a qualidade de nossos restaurantes preferidos, muito menos a delícia de uma boa comida caseira – a não ser, é claro, para aqueles que …

Forças Armadas alemãs voltarão a empregar rabinos como capelães militares

As Forças Armadas da Alemanha (Bundeswehr) vão empregar rabinos como capelães militares. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (11/12) pela ministra da Defesa do país, Annegret Kramp-Karrenbauer. As dezenas de milhares de católicos e protestantes em …

Plantas dão gritos ultrassônicos quando estressadas, e podemos até dizer por que

Uma nova pesquisa da Universidade de Tel Aviv, em Israel, descobriu que plantações de tomate e tabaco podem falar. Infelizmente, nós não conseguimos escutar. Usando gravações, os cientistas concluíram que as plantas fazem sons ultrassônicos …

Fones inteligentes que alertam pedestres sobre perigos já estão sendo testados

Um impressionante dado levantado somente nos EUA diz muito sobre o efeito da tecnologia sobre nosso comportamento mais cotidiano – e, com isso, sobre nossas vidas e, pasmem, nossas mortes: nos últimos sete anos, o …

Evo Morales vai fazer da Argentina o seu comitê de campanha para as eleições na Bolívia

Em uma operação secreta, o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, chegou à Argentina de onde vai comandar a campanha do seu partido para as próximas eleições. Depois de passar quase um mês no México, Evo …

Vespas insaciáveis: outro desastre provocado pela radiação de Chernobyl?

A radiação de Chernobyl intensificaria o metabolismo e o consumo de néctar em vespas se comparadas com as de outras regiões. A intensificação pode ter maiores consequências ecológicas. A mudança poderia estar relacionada à constante exposição …

Maioria considera justa a soltura de Lula, mostra Datafolha

Uma pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta segunda-feira (09/12) sugere que a maioria da população brasileira considera justa a libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ocorrida em novembro após ele cumprir um ano …