Robôs sexuais podem aumentar casos de pedofilia e estupro

Um estudo realizado pela Foundation for Responsible Robotics, organização que atua na análise de ética do setor de robótica, chegou a conclusões interessantes sobre o impacto que os robôs sexuais podem trazer a sociedade. Muitas destas conclusões, porém, não são nada animadoras.

Eles podem representar perigos reais e colaborar para tornar alguns problemas ainda mais difíceis de solucionar. O estudo analisou que o uso de robôs sexuais pode acabar sendo utilizado como válvula de escape para indivíduos que possuem histórico de assédio.

Segundo a pesquisa, pessoas com histórico de pedofilia poderão utilizar um boneco com características físicas de uma criança para seus desejos obscuros. Alguns veem esses robôs como produtos que podem ajudar esses indivíduos, já que podem minimizar o risco de crimes de pedofilia.

Uma empresa japonesa que comercializa produtos similares tem como dono um pedófilo declarado que utiliza o recurso para se manter longe de crianças reais. Mas muitos acreditam que essas ações apenas incentivarão os pedófilos e criarão neles a imagem de que crianças são apenas objetos sexuais.

A mesma lógica também pode ser aplicada em casos de estupro, outra questão analisada pela pesquisa da FRR.

A RoxxxyGold, uma empresa que vende um robô com uma personalidade acanhada e reservada afirma que “se você tocá-la em uma área privada, é mais do que provável que ela não aprecie muito a sua iniciativa“, o que trouxe à tona a preocupação de que o robô se trate de um simulador de estupro.

“Algumas pessoas dizem: ‘Ora, é melhor que eles estuprem robôs do que pessoas reais.’ Este é um dos argumentos… você pode ter sexo proveitoso com a sua esposa — tudo bem —, mas, quando se trata de estupro, se você tem uma fantasia de estupro, vai lá e estupra um robô”, explica Noel Sharkey, cofundador da FRR e professor emérito de robótica e inteligência artificial na University of Sheffield. Sharkey afirmou, por outro lado, que há “pessoas dizendo que isso apenas vai encorajar mais os estupradores“.

O diretor de ética e ciências emergentes na California Polytechnic State University, Patrick Lin, acredita que o tratamento de pedófilos utilizando robôs sexuais com feições infantis é uma “ideia dúbia e repulsiva“. “Imagine tratar racismo deixando que um intolerante maltrate um robô negro. Isso funcionaria?”, questionou.

A FRR também analisou um fator positivo na utilização de robôs sexuais. Especialistas acreditam que essas máquinas poderão colaborar para o tratamento de pessoas com quadros de disfunção erétil, ejaculação precoce ou que possuam experiências sexuais traumáticas.

“Se estamos falando sobre indivíduos que não são apenas inválidos, mas que tenham sido traumatizados, de certa forma, esse poderia ser um instrumento benéfico para manter seu processo de cura sexual”, explicou a doutora Aimee van Wynsberghe, cofundadora da FRR e professora-assistente da Technical University of Delf.

Apesar do intenso debate sobre a utilização de máquinas robóticas para satisfação sexual, esta indústria já é uma realidade. Atualmente existem quatro fabricantes que estão comercializando robôs sexuais, com uma tendência de aumento, visto que a demanda por este tipo de produto é crescente.

Os preços dos robôs sexuais variam de US$ 5 mil a US$ 15 mil, mas a intenção é torná-los mais acessíveis.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …