Rohani promete “resposta arrasadora” após atentado que matou 25 pessoas no Irã

O presidente do Irã, Hassan Rohani, prometeu neste sábado que a resposta do país à qualquer ameaça será arrasadora, depois do atentado terrorista que deixou pelo menos 25 mortos durante um desfile militar na cidade de Ahvaz.

Segundo um comunicado da Presidência iraniana, Hassan Rohani ressaltou que “os aliados dos terroristas devem responder” pelo massacre, sem citar nomes.

Horas antes, o ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif, apontou como responsável pelo ataque “um regime estrangeiro” patrocinado pelos EUA, enquanto o porta-voz dos Guardiães da Revolução, Ramzan Sharif, acusou diretamente a Arábia Saudita de financiar esses grupos extremistas.

Rohani expressou suas condolências aos parentes das vítimas e deu diretrizes para que os feridos sejam bem atendidos. O presidente também ordenou ao Ministério de Inteligência que faça todos os esforços para identificar os terroristas e seus líderes.

O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) reivindicou o atentado com um comunicado divulgado pela agência de propaganda Amaq, mas os Guardiães da Revolução acusaram um movimento separatista árabe.

Quatro extremistas, vestidos com uniformes militares, abriram fogo hoje contra as unidades do Exército e dos Guardiães que desfilavam e contra os presentes na celebração.

O vice-governador da província de Khuzistão, cuja capital é Ahvaz, Ali Hosein Hoseinzadeh, informou que entre os 25 mortos figuram militares e civis, além de mulheres e crianças. O ataque também deixou 60 feridos, alguns em estado grave.

Ciberia // EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Funcionário de funerária é demitido após tirar selfie com corpo de Maradona

Foi demitido o funcionário da funerária responsável pelo velório do ex-jogador Diego Armando Maradona que tirou uma foto ao lado do caixão com o corpo do astro, enterrado nesta quinta-feira, dia 26, na Grande Buenos …

Museu de Londres reunirá relatos de sonhos de britânicos na pandemia

Projeto visa documentar mudanças no sono causadas pelo confinamento e pela crise gerada com a covid-19, além de coletar narrativas sobre o período para gerações futuras. Mudanças no sono aparentemente têm sido comuns durante a pandemia …

'O Gambito da Rainha': série da Netflix ignora sexismo no xadrez, diz ex-campeã

Existem várias cenas comoventes em O Gambito da Rainha, a série da Netflix que conta a história fictícia de Beth Harman, uma jovem prodígio do xadrez da década de 1960. Em uma delas, um jogador experiente …

Detectada "partícula fantasma" no Sol que confirma teoria da década de 1930

Uma equipe internacional de cientistas conseguiu, pela primeira vez, detectar diretamente a presença do ciclo carbono-nitrogênio-oxigênio (CNO) na fusão nuclear do Sol. Este ciclo representa uma das reações de fusão pelas quais as estrelas convertem hidrogênio …

Musk acertou? Tesla se aproxima dos US$ 500 bilhões de valor de mercado

Nesta segunda-feira (23), a Tesla atingiu o valor de mercado de US$ 498 bilhões. E isso em um momento em que não se sabe se a empresa vai conseguir atingir a sua meta de entregar …

Papai Noel é considerado 'trabalhador essencial' na Irlanda

Na mesma semana em que novas restrições de viagem foram colocadas em prática no Reino Unido e na Irlanda diante dos estragos causados pela segunda onda da pandemia de covid-19 na Europa, a Irlanda fez …

Especialistas da ONU advertem sobre viés racista em algoritmos

Os países devem fazer mais para combater o racismo, principalmente nos algoritmos de inteligência artificial utilizados para reconhecimento facial e controles policiais. Essas ferramentas podem reforçar discriminações, alertam especialistas da ONU. Segundo a especialista jamaicana …

Estudo de dentes de megalodonte revela segredos do tubarão de 18 metros

Especialistas em tubarões revelaram mais informações sobre um dos maiores predadores dos mares – o megalodonte. Nova pesquisa de dentes fossilizados da espécie Odotus megalodons, chamada também de megalodonte, sugere que os tubarões fêmeas desta espécie …

Escritor é alvo de censura e terá conta no Twitter suspensa por críticas contra Igreja Universal

O escritor J. P. Cuenca foi censurado por uma decisão judicial e terá sua conta do Twitter suspensa após o juiz da comarca de Campos dos Goytacazes (RJ), Ralph Machado Manhães Junior, acatar um pedido …

"Tesouro" espetacular de antigos artefatos de caça na Noruega é descoberto sob gelo derretido

Arqueólogos descobriram um “tesouro” de artefatos enquanto outra grande mancha de gelo derrete nas montanhas norueguesas, revelando um total de 68 flechas e muitos outros itens de um antigo local de caça de renas. As primeiras …