Missão a Marte pode ser fatal para os astronautas

Os astronautas de uma futura viagem a Marte estarão expostos, na ida e volta ao Planeta Vermelho, a cerca de 60% do total de radiação recomendada para toda a carreira profissional, revelou um novo estudo.

A Agência Espacial Europeia (ESA) chegou à conclusão, que apresentou no Congresso Europeu de Ciências Planetárias, que decorreu esta semana em Berlim, após analisar dados recolhidos por satélites da missão ExoMars, projeto em que também participa a agência espacial russa Roscosmos. A pesquisa foi publicada na quinta-feira (20).

No espaço, sem o forte campo magnético da Terra e sem atmosfera, o incessante bombardeio de raios cósmicos “tem o potencial de causar sérios danos aos humanos”, indicou a ESA, em comunicado.

A exposição, muito maior do que a dos astronautas que trabalham na Estação Espacial Internacional (EEI), eleva o risco de câncer, além de deixar sequelas no sistema nervoso central e provocar doenças degenerativas.

A radiação cósmica é composta por partículas incrivelmente minúsculas, que se movem de forma incrivelmente rápida, quase à velocidade da luz – um tipo de fenômeno que o corpo humano não é preparado para suportar.

Assim como nota o Space.com, essa radiação viaja por todo o Espaço, mas a atmosfera da Terra nos protege do pior dos impactos. Ou seja, quanto mais nos afastamos da superfície do planeta azul, mais radiação cósmica o nosso corpo absorverá.

“Um dos fatores básicos no planejamento de uma missão tripulada de longa duração a Marte é calcular os riscos derivados da radiação”, explicou Jordanka Semkova, da Academia de Ciências da Bulgária.

Os riscos estão calculados, mas os valores são preocupantes. A viagem por si só irá expor os astronautas a 60% da radiação recomendável  durante toda a carreira, e o objetivo de visitar o Planeta Vermelho deve incluir um período, ainda que curto, na superfície – de preferência, sem superdosagem na radiação.

A radiação não é o único o problema que os astronautas podem vir a enfrentar em uma futura viagem. Os desafios se multiplicam desde a própria jornada, passando pela nave e chegando às propriedades do próprio planeta.

Recentemente, uma tempestade de areia cobriu Marte por completo, levando à suspensão  da Opportunity, o rover da NASA que está “adormecido” há mais de três meses. O robô está em solo marciano desde 2004. Inicialmente, foi concebido para durar apenas três meses, mas continuou operante durante quase 15 anos.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …