Missão a Marte pode ser fatal para os astronautas

Os astronautas de uma futura viagem a Marte estarão expostos, na ida e volta ao Planeta Vermelho, a cerca de 60% do total de radiação recomendada para toda a carreira profissional, revelou um novo estudo.

A Agência Espacial Europeia (ESA) chegou à conclusão, que apresentou no Congresso Europeu de Ciências Planetárias, que decorreu esta semana em Berlim, após analisar dados recolhidos por satélites da missão ExoMars, projeto em que também participa a agência espacial russa Roscosmos. A pesquisa foi publicada na quinta-feira (20).

No espaço, sem o forte campo magnético da Terra e sem atmosfera, o incessante bombardeio de raios cósmicos “tem o potencial de causar sérios danos aos humanos”, indicou a ESA, em comunicado.

A exposição, muito maior do que a dos astronautas que trabalham na Estação Espacial Internacional (EEI), eleva o risco de câncer, além de deixar sequelas no sistema nervoso central e provocar doenças degenerativas.

A radiação cósmica é composta por partículas incrivelmente minúsculas, que se movem de forma incrivelmente rápida, quase à velocidade da luz – um tipo de fenômeno que o corpo humano não é preparado para suportar.

Assim como nota o Space.com, essa radiação viaja por todo o Espaço, mas a atmosfera da Terra nos protege do pior dos impactos. Ou seja, quanto mais nos afastamos da superfície do planeta azul, mais radiação cósmica o nosso corpo absorverá.

“Um dos fatores básicos no planejamento de uma missão tripulada de longa duração a Marte é calcular os riscos derivados da radiação”, explicou Jordanka Semkova, da Academia de Ciências da Bulgária.

Os riscos estão calculados, mas os valores são preocupantes. A viagem por si só irá expor os astronautas a 60% da radiação recomendável  durante toda a carreira, e o objetivo de visitar o Planeta Vermelho deve incluir um período, ainda que curto, na superfície – de preferência, sem superdosagem na radiação.

A radiação não é o único o problema que os astronautas podem vir a enfrentar em uma futura viagem. Os desafios se multiplicam desde a própria jornada, passando pela nave e chegando às propriedades do próprio planeta.

Recentemente, uma tempestade de areia cobriu Marte por completo, levando à suspensão  da Opportunity, o rover da NASA que está “adormecido” há mais de três meses. O robô está em solo marciano desde 2004. Inicialmente, foi concebido para durar apenas três meses, mas continuou operante durante quase 15 anos.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

'Estamos em guerra': França confiscou 1 milhão de máscaras destinadas à Espanha e Itália

Os dois países se envolveram em uma disputa diplomática depois que parte das máscaras com destino a outros países vindas da China foram retidas em cidades francesas. As autoridades francesas apreenderam milhões de máscaras que uma …

Sobrevivente da 2ª Guerra e Gripe Espanhola se cura do coronavírus ao 104 anos

Depois da Segunda Guerra Mundial e da pandemia de gripe espanhola, a nova inimiga do soldado aposentado William ‘Bill’ Lapschies, nascido em Salem em 1916, foi a Covid-19 – e ele venceu a batalha! Aos 104 …

Quarentena em todo o mundo deixou a crosta terrestre mais "silenciosa"

As medidas de isolamento social adotadas para conter o novo coronavírus (SARS-CoV-2) estão deixando a Terra mais silenciosa - ao menos para os “ouvidos” sensíveis dos sismógrafos. É que as atividades humanas, tais como a circulação …

UE teme que política autoritária adotada na Hungria por causa do coronavírus tenha efeito dominó no bloco

Em nome da luta contra o novo coronavírus, a Hungria estabeleceu estado de emergência e concedeu poderes ilimitados ao governo de Viktor Orbán. A Europa condena o uso político da pandemia da Covid-19 e …

Grécia põe campo de refugiados em quarentena após infeção

Autoridades confirmam ao menos 20 infecções, todas sem sintomas. Exames foram feitos após uma mulher que deu à luz ter testado positivo para o novo coronavírus no hospital. A Grécia colocou em quarentena o campo de …

Bactérias em rochas a 6 km de profundidade no Pacífico reacendem esperanças de vida em Marte

Bactérias unicelulares recém-descobertas nas profundezas marinhas deram aos investigadores pistas sobre como podem encontrar vida em Marte. A novidade científica foi anunciada hoje (2) no portal SciTechDaily em um artigo da Universidade de Tóquio, Japão. Estas …

JK Rowling lança portal do Harry Potter e salva quarentena mundial

A saga de ‘Harry Potter’ acabou faz muito tempo e conquistou milhões de fãs ao redor de todo o mundo. E nesse momento de quarentena, quem poderia esquecer do bruxinho mais famoso da cultura pop? Quem …

Potência agrícola da Europa, Itália enfrenta falta de mão de obra para manter cadeia produtiva de alimentos

“Existe o risco de escassez de alimentos no mercado mundial, devido a perturbações derivadas da COVID-19 no comércio internacional e nas cadeias de suprimentos” . Este foi o alarme lançado na quarta-feira (1) em …

"Gangue" de cabras selvagens toma conta das ruas de uma cidade britânica em quarentena

Um rebanho de cabras selvagens simplesmente tomou as ruas desertas de Llandudno, no País de Gales, enquanto seus residentes ficam dentro de casa para limitar a propagação do coronavírus. O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, …

Floresta tropical de mais de 90 milhões de anos é descoberta na Antártica

Os restos do que outrora teria sido uma floresta tropical na Antártica foram descobertos em uma amostra de gelo obtida no continente congelado. A floresta, que existiu há 90 milhões anos, quando os dinossauros ainda habitavam …