Missão a Marte pode ser fatal para os astronautas

Os astronautas de uma futura viagem a Marte estarão expostos, na ida e volta ao Planeta Vermelho, a cerca de 60% do total de radiação recomendada para toda a carreira profissional, revelou um novo estudo.

A Agência Espacial Europeia (ESA) chegou à conclusão, que apresentou no Congresso Europeu de Ciências Planetárias, que decorreu esta semana em Berlim, após analisar dados recolhidos por satélites da missão ExoMars, projeto em que também participa a agência espacial russa Roscosmos. A pesquisa foi publicada na quinta-feira (20).

No espaço, sem o forte campo magnético da Terra e sem atmosfera, o incessante bombardeio de raios cósmicos “tem o potencial de causar sérios danos aos humanos”, indicou a ESA, em comunicado.

A exposição, muito maior do que a dos astronautas que trabalham na Estação Espacial Internacional (EEI), eleva o risco de câncer, além de deixar sequelas no sistema nervoso central e provocar doenças degenerativas.

A radiação cósmica é composta por partículas incrivelmente minúsculas, que se movem de forma incrivelmente rápida, quase à velocidade da luz – um tipo de fenômeno que o corpo humano não é preparado para suportar.

Assim como nota o Space.com, essa radiação viaja por todo o Espaço, mas a atmosfera da Terra nos protege do pior dos impactos. Ou seja, quanto mais nos afastamos da superfície do planeta azul, mais radiação cósmica o nosso corpo absorverá.

“Um dos fatores básicos no planejamento de uma missão tripulada de longa duração a Marte é calcular os riscos derivados da radiação”, explicou Jordanka Semkova, da Academia de Ciências da Bulgária.

Os riscos estão calculados, mas os valores são preocupantes. A viagem por si só irá expor os astronautas a 60% da radiação recomendável  durante toda a carreira, e o objetivo de visitar o Planeta Vermelho deve incluir um período, ainda que curto, na superfície – de preferência, sem superdosagem na radiação.

A radiação não é o único o problema que os astronautas podem vir a enfrentar em uma futura viagem. Os desafios se multiplicam desde a própria jornada, passando pela nave e chegando às propriedades do próprio planeta.

Recentemente, uma tempestade de areia cobriu Marte por completo, levando à suspensão  da Opportunity, o rover da NASA que está “adormecido” há mais de três meses. O robô está em solo marciano desde 2004. Inicialmente, foi concebido para durar apenas três meses, mas continuou operante durante quase 15 anos.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Novo vírus infecto-contagioso explode na China e outros países já estão em alerta

O misterioso vírus que surgiu na China nos últimos dias de 2019 acaba de chegar aos Estados Unidos. As autoridades americanas confirmaram que um homem vindo da China está infectado com o vírus, que é …

Davos assiste choque entre Greta Thunberg e Trump sobre o clima

A 50ª edição do Fórum Econômico Mundial de Davos começou nesta terça-feira (21) na Suíça dominada pelos debates sobre as mudanças climáticas. Pelo segundo ano consecutivo, a jovem ativista sueca Greta Thunberg foi convidada a …

China proibirá plástico não biodegradável

País asiático quer reduzir o uso de produtos como talheres e sacolas descartáveis em 30% até 2025. Plano prevê proibições escalonadas em hotéis, restaurantes e serviços de entrega do comércio eletrônico em áreas urbanas. As autoridades …

Inteligência artificial está sendo usada para combater extinção de pinguins

Uma tecnologia de inteligência artificial está sendo determinante no combate à extinção de pinguins no mundo. A ferramenta está sendo utilizada pela Gramener, empresa membro Intel AI Builder, que, a partir de imagens de regiões …

Criaram um escape room baseado em La Casa de Papel

As empresas Fever Originals, Atresmedia e Enigma Exprés criaram um escape room na Espanha baseado em “La Casa de Papel“. Mais de 80 mil pessoas participaram da primeira temporada do desafio. Vestidos com os uniformes e …

Guaidó desafia proibição de deixar Venezuela e inicia giro internacional em busca de apoio

O opositor venezuelano Juan Guaidó voltou a desafiar a proibição de deixar o país. O autoproclamado presidente interino viajou para a Colômbia, antes de seguir para Bélgica e Suíça. Ele pretende participar do Fórum …

FMI prevê melhora para economia brasileira, apesar da redução do crescimento mundial

O Fundo Monetário Internacional reduziu nesta segunda-feira (20) sua expectativa de crescimento global para este ano. A instituição é mais otimista sobre a situação do Brasil, que deve crescer nos próximos anos. O FMI disse …

Harry diz estar triste por deixar deveres reais

O príncipe Harry falou neste domingo (19/01) de sua tristeza por ser obrigado a desistir de seus deveres reais em um acordo com a família real britânica, dizendo não haver outra opção se ele e …

Ultrassom destrói células cancerosas

Cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia e do Instituto de Pesquisa Beckman da Cidade da Esperança desenvolveram uma técnica de ultrassom direcionado de baixa intensidade que mata células cancerígenas sem afetar as células saudáveis …

Robôs são maior ameaça à humanidade que mudança climática, segundo especialista

Especialista em inteligência artificial acredita que robôs podem ser hackeados por terroristas, além de outros problemas, tornando-os potencialmente perigosos para o homem. Se por um lado a tecnologia pode ajudar o homem em suas tarefas do …