Seis meses de Bolsonaro já deixam “conta ambiental salgada”, diz revista francesa

Fernando Frazão / Agencia Brasil

Jair Bolsonaro

O acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia, assinado na sexta-feira (28) em Bruxelas, continua a repercutir na imprensa francesa. Nesta terça-feira (2), a ocasião serve de pretexto para a publicação de um balanço ambiental dos seis primeiros meses do governo de Jair Bolsonaro no Brasil.

A revista L’Express avalia que, neste curto período, “a conta já ficou salgada para o meio ambiente”. A publicação lembra que o ex-militar era o candidato preferido do agronegócio brasileiro e afirma que, desde que ele assumiu, adotou “diversas decisões nefastas para o meio ambiente”, com a justificativa de querer favorecer o desenvolvimento.

“Entre todas as áreas nas quais a política do presidente de extrema direita suscitava preocupações, como direitos humanos e sociais, educação e privatizações, o meio ambiente é a que a sua ação se mostra mais implacável”, diz o texto.

L’Express ressalta que Bolsonaro “faz pouco caso” do patrimônio natural excepcional do seu país, que possui 15% das reservas de água doce do planeta. O texto sublinha que Brasil também tem o privilégio de ter 20% das espécies naturais e vegetais do mundo, enquanto a Amazônia produz um quinto do oxigênio da Terra.

Mas Bolsonaro, frisa a revista, “sempre manifestou o seu desinteresse pela proteção do meio ambiente” e já autorizou “nada menos do que 239 inseticidas, fungicidas e herbicidas a mais” na agricultura após tomar o poder.

Acordo UE-Mercosul

A revista Le Point, por sua vez, publica uma reportagem sobre “o maior açougue do mundo”, ao se referir ao império da pecuária construído pela família Batista. A assinatura do acordo com o Mercosul deixou em pânico os produtores de carne europeus, que temem a entrada dos produtos brasileiros a preços mais baixos e, segundo eles, sem a mesma qualidade dos europeus.

A Le Point esteve nas fazendas da JBS em 2013 para verificar como ocorre a produção de carne bovina no país e observa que a principal explicação para o crescimento desenfreado da companhia é “desviar as barreiras sanitárias”. “Se o Japão ou a Coreia do Sul proíbem as importações de carne brasileira, a JBS chega a esses mercados graças à sua filial americana”, ressalta a reportagem.

Se a competição com o Brasil é “incomparável” no setor da carne, já que o país é “um mastodonte” da pecuária, o jornal Les Echos prefere destacar que o acordo abre espaço para a indústria agroalimentar europeia.

O tratado favorece a entrada de produtos que enfrentavam barreiras no Mercosul, como os vinhos, queijos e chocolates fabricados na Europa. Era “um mercado extremamente fechado” que se abre para os europeus, afirma Les Echos. Sem taxas, os fabricantes de laticínios, explica a reportagem, poderão multiplicar por 10 as exportações para os latino-americanos, sem taxas.

As montadoras também estão satisfeitas, já que o setor automotivo foi incluído no acordo e terá reduções de até 91% das tarifas alfandegárias em vigor. Ao jornal francês, as entidades representantes das fabricantes disseram que o tratado significa “um real potencial de crescimento” das vendas, que hoje enfrentam barreiras de 35%. O acordo “é bem-vindo” particularmente neste momento de guerra comercial entre os Estados Unidos e a China, na avaliação da indústria automotiva.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …