Senador republicano apresenta resolução para revogar o Obamacare

AMSF2011 / Flickr

O senador Mike Enzi

O senador Mike Enzi

O senador norte-americano do Partido Republicano Mike Enzi apresentou nesta terça-feira, 3, uma resolução que permite a revogação do programa de seguro de saúde que leva a marca do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

O plano dá cobertura a milhões de norte-americanos.

O gabinete de Mike Enzi disse em comunicado que a medida do presidente do Comité de Orçamento do Senado no primeiro dia da nova legislatura dá início ao processo de revogação do Ato de Cuidado Acessível (2010), conhecido como Obamacare, que a maioria republicana prometeu que seria o primeiro item legislativo de importância.

Republicanos dizem que o processo de anulação pode levar meses e que novos planos de seguro de saúde para substituir o actual podem levar anos.

Mais de 20 milhões de norte-americanos previamente sem seguro de saúde ganharam cobertura com o Obamacare. A cobertura foi ampliada com a expansão do programa Medicaid e com trocas online nas quais os consumidores podem receber subsídios.

Os republicanos realizaram repetidas tentativas judiciais e legislativas para desmantelar a lei, alegando que o Governo estava a extrapolar os seus limites.

Democratas ridicularizaram os planos republicanos, dizendo que eles nunca conseguiram se unir em torno de uma estratégia alternativa. Os republicanos usam uma resolução de orçamento para possibilitar a revogação do Obamacare, permitindo que eles actuem sem nenhum voto democrata.

Entretanto, resoluções de orçamento requerem uma maioria simples para passar no Senado, em vez dos 60 votos normalmente exigidos quando há entraves regimentais. Os republicanos têm 52 lugares em 100 assentos no Senado.

A resolução de orçamento contém as chamadas instruções de entendimento, que levam os comités a desmantelar o Obamacare como parte da harmonização de impostos e gastos com o modelo do orçamento. Eles têm que responder ao comité de orçamento até 27 de Janeiro.

Um voto no Senado sobre a resolução poderia ocorrer na semana que vem. A expectativa é que a acção na Câmara dos Deputados venha em seguida. Contudo, o processo de revogação não se completará até que os comités terminem os procedimentos de harmonização e que o trabalho deles seja votado.

“Essas instruções para os comités são dadas para facilitar a acção imediata sobre a revogação, com a intenção de enviar a legislação para a mesa do novo presidente o mais cedo possível”, disse o comunicado do gabinete de Enzi.

O presidente eleito Donald Trump prometeu várias vezes durante a campanha presidencial anular o Obamacare.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Covid-19: Austrália não deve reabrir fronteiras antes de 2022

A Austrália não deve reabrir suas fronteiras para viajantes estrangeiros em 2021, apesar do avanço das campanhas de vacinação em todo o mundo. A afirmação é do secretário da Saúde, Brendan Murphy, um dos …

Burger King revela seu 1º sanduíche 100% vegano

As lojas britânicas do Burger King agora têm um sanduíche inteiramente vegano. Desde o último dia 11 de janeiro a rede de fast food disponibiliza em seu cardápio no país o Vegan Bean Burger, um …

Novo implante controla fome e pode substituir cirurgia bariátrica

Um implante simples de um dispositivo sem fio, que controla o apetite, pode substituir a cirurgia bariátrica. Ele foi criado por médicos e pesquisadores da Universidade A&M do Texas, EUA e pode ajudar na perda de …

Amazon abre tecnologia da Alexa para montadoras de carros e outras empresas

A Amazon anunciou nesta sexta-feira (15) que dará a empresas terceiras a possibilidade de acessar a inteligência artificial central que sustenta a Alexa, a assistente de voz da marca. E as montadoras de automóveis serão as …

Com abstenção recorde de 51,5%, ministro da Educação considera Enem um 'sucesso'

A abstenção no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, realizado neste domingo (17), foi recorde e atingiu 51,5%. O nível de abstenção supera o pior índice registrado até agora, em 2009, quando …

Álcool danifica o cérebro na adolescência

Se nós confiarmos apenas nas propagandas parece que o álcool de uma cerveja, uma taça de vinho ou de algum destilado serve apenas para unir as pessoas e deixá-las alegres. Mas o álcool pode ter …

Joe Biden reverterá políticas trumpistas logo após posse

Já nas primeiras horas após assumir, novo chefe de Estado americano assinará uma série de decretos presidenciais abordando pandemia, dificuldades da economia nacional, injustiça racial e mudança climática. O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, …

Rússia prende opositor Alexei Navalny no desembarque em Moscou

O Serviço Prisional Russo (FSIN) confirmou ter prendido o opositor Alexei Navalny neste domingo, na chegada dele a Moscou. O Kremlim o acusa de ter violado as condições de uma pena de prisão suspensa …

Ikea agora vende mini casas móveis para quem quer uma vida simples, livre e sustentável

Quem sonha com uma vida mais nômade, livre de amarras e principalmente ecologicamente correta poderá encontrar na IKEA uma parceira capaz de tornar tal sonho em realidade: em uma casa móvel, sustentável, bonita e praticamente …

O zumbido de fundo do universo pode ter sido ouvido pela primeira vez

Baseado no que sabemos sobre ondas gravitacionais, o Universo deve estar cheio delas. Cada par de buracos negros ou estrelas de nêutrons e colisão, cada supernova com núcleo em colapso — até mesmo o próprio …