Senador republicano apresenta resolução para revogar o Obamacare

AMSF2011 / Flickr

O senador Mike Enzi

O senador Mike Enzi

O senador norte-americano do Partido Republicano Mike Enzi apresentou nesta terça-feira, 3, uma resolução que permite a revogação do programa de seguro de saúde que leva a marca do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

O plano dá cobertura a milhões de norte-americanos.

O gabinete de Mike Enzi disse em comunicado que a medida do presidente do Comité de Orçamento do Senado no primeiro dia da nova legislatura dá início ao processo de revogação do Ato de Cuidado Acessível (2010), conhecido como Obamacare, que a maioria republicana prometeu que seria o primeiro item legislativo de importância.

Republicanos dizem que o processo de anulação pode levar meses e que novos planos de seguro de saúde para substituir o actual podem levar anos.

Mais de 20 milhões de norte-americanos previamente sem seguro de saúde ganharam cobertura com o Obamacare. A cobertura foi ampliada com a expansão do programa Medicaid e com trocas online nas quais os consumidores podem receber subsídios.

Os republicanos realizaram repetidas tentativas judiciais e legislativas para desmantelar a lei, alegando que o Governo estava a extrapolar os seus limites.

Democratas ridicularizaram os planos republicanos, dizendo que eles nunca conseguiram se unir em torno de uma estratégia alternativa. Os republicanos usam uma resolução de orçamento para possibilitar a revogação do Obamacare, permitindo que eles actuem sem nenhum voto democrata.

Entretanto, resoluções de orçamento requerem uma maioria simples para passar no Senado, em vez dos 60 votos normalmente exigidos quando há entraves regimentais. Os republicanos têm 52 lugares em 100 assentos no Senado.

A resolução de orçamento contém as chamadas instruções de entendimento, que levam os comités a desmantelar o Obamacare como parte da harmonização de impostos e gastos com o modelo do orçamento. Eles têm que responder ao comité de orçamento até 27 de Janeiro.

Um voto no Senado sobre a resolução poderia ocorrer na semana que vem. A expectativa é que a acção na Câmara dos Deputados venha em seguida. Contudo, o processo de revogação não se completará até que os comités terminem os procedimentos de harmonização e que o trabalho deles seja votado.

“Essas instruções para os comités são dadas para facilitar a acção imediata sobre a revogação, com a intenção de enviar a legislação para a mesa do novo presidente o mais cedo possível”, disse o comunicado do gabinete de Enzi.

O presidente eleito Donald Trump prometeu várias vezes durante a campanha presidencial anular o Obamacare.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …