Iranianas recorrem a truques para dançar ritmos latinos proibidos

Para os ulemás da República Islâmica do Irã, qualquer tipo de dança é proibido, especialmente para as mulheres. No entanto, muitas delas se movem ao ritmo da zumba e da salsa em academias recorrendo a diversos truques.

Não é estranho ouvir em festas particulares ou nos carros os grandes sucessos latinos, mas as autoridades iranianas decidiram reforçar a guerra contra esta influência que consideram “contrária aos valores islâmicos”.

A zumba, de origem colombiana, sempre esteve na mira do Ministério do Esporte, que neste verão voltou a soar um alarme de atenção lembrando que seu ensino nas academias é proibido.

Durante este mês de agosto aconteceu inclusive a prisão de seis jovens acusados de ensinar zumba e gravar videoclipes com a intenção de mudar o “estilo de vida” da República Islâmica e instigar as mulheres a não se cobrirem com o tradicional véu.

Estas circunstâncias levaram algumas academias de Teerã consultadas pela Agência EFE a suspender de forma temporária as aulas, enquanto outras simplesmente mudaram a prática de nome.

Assim, a zumba pode ser encontrada sob a definição de “esporte com música”.

Há ainda outras precauções. Em nenhum centro esportivo são dadas informação sobre estas aulas por telefone, e elas não são incluídas nos programas públicos, mas poucos querem cancelar a prática de zumba, uma das aulas mais populares e procuradas nas academias de mulheres.

Fatemeh, filha de um importante clérigo, é um dos casos surpreendentes de amantes da zumba. Vestida com um rigoroso chador, um véu preto que cobre da cabeça aos pés, declarou à EFE que esta dança lhe traz “energia e alegria”.

No seu caso, a academia mudou o nome de zumba para “aeróbica rítmica” tanto no programa como no canal da rede social Telegram na qual vendiam roupa para esta prática com o objetivo – conforme disse – de “não ter problemas”.

Apesar de ser uma mulher de fortes convicções religiosas, Fatemeh se mostra muito crítica com esta decisão dos ulemás iranianos. “O islã não proíbe a dança, mas eles têm seu próprio islã, o da República Islâmica”, lamentou.

O argumento das autoridades é de que a zumba inclui “movimentos rítmicos e de dança, e estes são ilegais sob qualquer forma e nome“, segundo a carta publicada no último mês de junho pela Federação Geral de Esportes.

O presidente da entidade, Ali Maydarah, destacou que há dois anos foi iniciada uma investigação sobre esta prática, razão pela qual “nenhuma academia tem permissão para dar estas aulas”.

As iranianas sabem disso, mas parecem dispostas a enfrentar as dificuldades. Zahra, uma mulher de 30 anos que abriu uma academia há apenas cinco meses, confessa que a zumba é uma das práticas que quer incluir junto com a salsa, proibida desde o início por se tratar claramente de uma dança.

De fato, o ritmo caribenho já aparece no seu programa, mas citado com uma abreviatura: “É um risco, se chegarem inspetores, posso ter problemas, mas decidi incluir a salsa porque sabia que teria sucesso”, contou ela à EFE.

“São ridículas estas proibições contra qualquer tipo de dança. A salsa sempre esteve proibida e a zumba, ainda que lembre à aeróbica, era mal vista desde o princípio”, acrescentou Zahra.

A aeróbica está permitida porque é considerada um esporte. As autoridades também costumam fazer vista grossa com o balé e algumas danças clássicas ou tradicionais iranianas, mas outro ritmo que perseguem é o hip hop.

As aulas de Zahra, da mesma forma que sua academia, são apenas para mulheres. Como falamos de uma dança em casal, a professora se adapta para ensinar os passos básicos soltos e depois montar coreografias.

Inconcebível é dar aulas de dança a homens e mulheres lado a lado. Quem opta por esta modalidade o faz às escondidas e assumindo grandes riscos devidos à segregação de sexos imposta no Irã.

A jovem iraniana Moyde ofereceu durante três anos aulas de salsa de forma “clandestina” em um apartamento alugado sem nenhum tipo de distinção, já que as academias são obrigadas a ter horários diferenciados para homens e mulheres.

Moyde contou à EFE que acabou abandonando sua paixão – agora só tem alguns alunos particulares – pelas dificuldades. O medo de ser detida pela polícia se algum vizinho a denunciasse a levou a concluir que “não vale a pena tanto stress“.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …