Sesc premia livros que abordam corpo feminino e homossexualidade

Em seu 15º ano, o Prêmio Sesc de Literatura para novos autores anunciou hoje (14) os vencedores da edição de 2018. Juliana Leite Arantes é a vencedora na categoria romance com a obra Magdalena usa as mãos. Tobias Augusto Jung de Carvalho é o premiado na categoria contos com As Coisas.

Os ganhadores vão participar da programação do Sesc Paraty durante a Festa Literária de Paraty (Flip) 2018, que ocorrerá de 25 a 29 de julho. Eles receberão o prêmio em uma cerimônia no segundo semestre, quando também serão lançadas as duas obras.

O prêmio recebeu 820 inscrições de romances e 720 livros de contos. Todos os textos precisavam ser inéditos e de autores estreantes.

Novos autores

Com 35 anos, Juliana venceu o prêmio com o livro Magdalena usa as mãos, em que conta a história de uma mulher que sofre um grave acidente e precisa passar por um processo de reconstituição de seu corpo e de sua subjetividade.

A obra levou quatro anos para ficar pronta, tempo em que o processo foi revelando as questões a serem abordadas, e a mensagem que Juliana buscava passar. Em sua jornada de reconstrução, a protagonista conta com a ajuda de três tias, que a guiam por meio de sabedorias manuais transmitidas de geração em geração na família.

“O que eu estava querendo pensar era como o texto literário pode ser um trabalho manual, como pode ser um tecido e como aquelas linhas que a gente lê podem ser linhas de uma trama”, conta a escritora, que trabalha com comunicação e marketing e já está escrevendo seu segundo livro.

A autora conta que a obra não é um “panfleto”, mas tem ecos de sua vivência. “O fato de ser uma mulher protagonista faz com que ela ecoe todos esses combates da pauta feminista. Sendo mulher, sou atravessada por isso o tempo inteiro”.

A experiência pessoal também alimentou os 25 contos do livro As Coisas, que rendeu o prêmio da categoria ao estudante de relações internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Tobias de Carvalho. Aos 22 anos, o autor conta histórias que viu e ouviu como um jovem gay em Porto Alegre.

“São personagens que têm muita relação comigo, que vivem muitas coisas que eu vivo, que eu conheço e que os meus amigos vivem. Mas não é autobiográfico.”

Apesar de já ter participado de oficinas de escrita, Tobias nunca havia compilado contos em uma obra. Em seu primeiro livro, o autor quis dar voz a questões que considera sub-representadas na literatura e ir além da narrativa de autoconhecimento, normalmente comum em histórias sobre homossexuais.

“Queria falar da complexidade das relações entre os homossexuais, sobre como se entendem”, diz o estudante afirmando que explora o universo de relações efêmeras dos aplicativos e também os relacionamentos duradouros. “Como os homossexuais crescem com muitos estigmas e traumas, eles se entregam de uma maneira diferente.”

Ciberia // Agência Brasil

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Pela primeira vez, secretário da Defesa dos EUA visita o Brasil

O secretário de Defesa dos Estados Unidos (EUA), James Mattis, 67 anos, está na América do Sul pela primeira vez. Nesta segunda-feira (13), ele deverá ter reuniões, em Brasília, com os ministros Joaquim Silva e …

Ex-conselheira de Trump gravou o momento em que foi demitida (e mais)

“Temos que falar contigo sobre a tua saída da Casa Branca.” Omarosa Newman divulgou neste domingo (12) o áudio da reunião com o chefe de gabinete em que foi demitida, e isso tem deixado várias …

A vida secreta das prostitutas veteranas que trabalham em parque histórico de São Paulo

Você pode entrar no Jardim da Luz, o mais antigo parque de São Paulo, e ter a impressão de que ele é só uma área comum de lazer. Mas o local serve de ponto de …

Próximo presidente encontrará reforma tributária pronta para votar

Após as eleições, comissão especial da Câmara dos Deputados terá pronta para votar nova legislação tributária. A proposta promete racionalizar, tornar mais justa e eficiente a cobrança de impostos e contribuições no país. A promulgação da …

Brasileira é ouro nos Jogos Pan-Americanos para Transplantados

Deu Brasil nos Jogos Pan-Americanos para Transplantados. Patrícia Fonseca, transplantada de coração, faturou quatro medalhas na competição. Ela conquistou prata no ciclismo, prata na natação, bronze na corrida e ouro no triátlon. A competição, realizada na …

Coreias realizam nova cúpula de líderes em Pyongyang até final de setembro

As duas Coreias firmaram acordo nesta segunda-feira (13) para realizar, em Pyongyang, até o final de setembro, um terceiro encontro entre o presidente sul-coreano e o líder da Coreia do Norte, informou a agência Yonhap. Os …

Luz azul dos celulares não afeta apenas o sono: também pode causar cegueira

A luz emitida pelas telas de smartphones pode ser muito prejudicial à saúde ocular e até mesmo levar à cegueira, conclui um estudo recente da Universidade de Toledo, nos Estados Unidos. A tecnologia faz parte do …

Ciência revela a melhor posição para dormir

Da próxima vez que você tiver dificuldade em encontrar a melhor posição para dormir, lembre-se: os especialistas recomendam dormir de lado – e, de preferência, para o lado esquerdo.  Dormir de lado proporciona maior descanso e …

NASA detecta vasto e brilhante “muro de hidrogênio” na borda do Sistema Solar

Os cientistas da NASA acreditam que há um vasto “muro de hidrogênio” na borda do nosso sistema solar, e a sonda New Horizons pode vê-lo. Segundo um estudo publicado no início desse mês na revista Geophysical …

Sonda com o objetivo de "tocar" o Sol é lançada com sucesso

A sonda solar Parker, a primeira astronave que transitará pela coroa do Sol, foi lançada neste domingo (12) pela NASA com sucesso, 24 horas depois do adiamento da decolagem a partir da base de Cabo …