Sinal vindo do espaço pode ter ciclo de 157 dias

pelosbriseno / Flickr

Radiotelescópios do Observatório Very Large Array (VLA) no Novo México, EUA

Astrônomos analisaram dados de telescópio e da literatura sobre uma rajada rápida de rádio (FRB, na sigla em inglês), e identificaram uma periodicidade de 157 dias com base em dados coletados ao longo de cinco anos.

Se a periodicidade for real, de acordo com os pesquisadores, pode indicar que essas rajadas em repetição podem ter um tempo de atividade tão extensa que seria difícil conciliar com modelos de precessão de estrelas de nêutron.

O sinal chamado FRB 121102 foi bem estudado, mas não havia sido encontrado um padrão na repetição até o momento. Ele dispara durante 90 dias e depois fica em silêncio por 67 dias, como foi detalhado em um artigo sobre a descoberta divulgado na publicação Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

FRBs são pulsos de rádio que duram alguns milissegundos. Embora a natureza deles ainda seja um mistério, sabe-se que são flashes extragalácticos que liberam em seu curto tempo de duração energia que o nosso Sol leva quase um século para emitir. Uma FRB foi detectada pela primeira vez em 2007 e até agora foram descobertas mais de 100.

Ciclo de 157

Os cientistas não têm clareza quanto ao motivo desse ciclo, mas levantaram algumas ideias. Essas rajadas periódicas podem ser provocadas por oscilação no eixo rotacional de uma estrela de nêutrons altamente magnetizada, por exemplo. Também pode ser provocado pelo movimento orbital de uma estrela de nêutron em um sistema binário.

Os pesquisadores envolvidos nesse estudo consideram que o efeito da oscilação no eixo deveria apresentar um efeito com duração de semanas. Isso seria semelhante ao que ocorre com a FRB 180916’s que tem um ciclo de 16 dias. Já a FRB 121102 tem um ciclo quase 10 vezes mais longo. Ainda assim, cada FRB pode ter uma causa diferente para a sua periodicidade.

O coautor do estudo Duncan Lorimer considera que é preciso estudar um maior número de FRBs para ter uma compreensão melhor da causa da periodicidade e clareza em relação à origem desses fenômenos. O estudo foi liderado por Kaustubh Rajwade da Universidade de Manchester, na Inglaterra.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …