Síndrome bizarra: esse é o primeiro caso de uma pessoa que urina álcool

Médicos do hospital da Universidade de Pittsburgh Medical Center (EUA) relataram o primeiro caso de uma síndrome bizarra na qual a pessoa urina álcool. Em outras palavras, o álcool se forma naturalmente na sua bexiga, devido à fermentação de leveduras.

A mulher de 61 anos é o único ser humano conhecido com a condição. No entanto, ela é muito parecida com a síndrome da autocervejaria ou síndrome da fermentação intestinal, na qual a ingestão de carboidratos pode produzir álcool no intestino e deixar o paciente inebriado, mesmo sem ter consumido bebidas alcoólicas.

Por esse motivo, os médicos sugerem chamar a nova condição de “síndrome da autocervejaria urinária” ou “síndrome da fermentação na bexiga”.

Descobrir a condição não foi uma tarefa muito fácil. A mulher chegou ao hospital com problemas no fígado e diabetes mal controlada, a fim de entrar para a lista de espera para um transplante de fígado.

Os médicos haviam suspeitado que sua condição era resultado de alcoolismo, uma vez que testes de urina repetidamente davam positivo para níveis altos de etanol.

Ao mesmo tempo, a paciente negava consistentemente ter consumido álcool e não parecia mostrar sinais de intoxicação durante suas visitas ao hospital, o que era estranho. Os cientistas decidiram realizar testes de plasma para etanol e de urina para glicuronídeo de etila e sulfato de etila, dois metabólitos do etanol, e ambos os resultados deram negativo.

Por fim, os médicos constataram a presença de grandes quantidades de glicose na urina da paciente, uma condição chamada de hiperglicosúria, além de níveis altos de levedura. Juntas, essas descobertas levaram os cientistas a testar se a levedura na bexiga da mulher – um organismo unicelular do reino dos fungos – poderia fermentar açúcar para produzir etanol.

Tratamento ineficaz

Uma vez confirmada a hipótese, os médicos da Universidade de Pittsburgh identificaram a levedura como Candida glabrata, encontrada naturalmente no corpo humano, embora não nesta abundância. Infelizmente, tratamentos com remédios antifúngicos não conseguiram eliminar a levedura do corpo da paciente, talvez por conta de sua diabetes mal controlada.

No estudo de caso, os médicos apontaram que a mulher foi reconsiderada para um transplante de fígado, mas não ficou claro qual seria sua situação de saúde atual.

Os pesquisadores destacam que outros pacientes podem ter a síndrome rara, infelizmente não diagnosticada por conta da estranheza e pouco conhecimento da condição.

Enquanto estudavam o caso da americana de 61 anos, os médicos encontraram relatos de uma produção semelhante de etanol na urina em outro paciente, com a diferença de que os exames haviam sido feitos post-mortem, ou seja, depois que a pessoa faleceu, em experimentos realizados in vitro. Esse caso, assim, não foi considerado como um registro conhecido da doença.

“A experiência que descrevemos aqui demonstra como é fácil ignorar os sinais de que a síndrome da autocervejaria urinária pode estar presente. Os médicos devem ser cuidadosos ao prestar atenção à documentação dos registros médicos e resultados laboratoriais e devem sempre investigar em caso de incongruências”, afirmaram.

Um artigo sobre o estudo foi publicado na revista científica Annals of Internal Medicine.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Potência agrícola da Europa, Itália enfrenta falta de mão de obra para manter cadeia produtiva de alimentos

“Existe o risco de escassez de alimentos no mercado mundial, devido a perturbações derivadas da COVID-19 no comércio internacional e nas cadeias de suprimentos” . Este foi o alarme lançado na quarta-feira (1) em …

"Gangue" de cabras selvagens toma conta das ruas de uma cidade britânica em quarentena

Um rebanho de cabras selvagens simplesmente tomou as ruas desertas de Llandudno, no País de Gales, enquanto seus residentes ficam dentro de casa para limitar a propagação do coronavírus. O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, …

Floresta tropical de mais de 90 milhões de anos é descoberta na Antártica

Os restos do que outrora teria sido uma floresta tropical na Antártica foram descobertos em uma amostra de gelo obtida no continente congelado. A floresta, que existiu há 90 milhões anos, quando os dinossauros ainda habitavam …

Há uma mensagem codificada no rover Perseverance, que será enviado a Marte

Em breve, a missão Mars 2020 levará, no rover Perseverance, três chips com os nomes de 10.932.295 pessoas ao Planeta Vermelho. Uma foto da placa onde os chips estão anexados foi divulgada, mas o que …

Brasil ruma para "tempestade perfeita" em meio a pandemia

Abril teria sido um mês ocupado para os hospitais brasileiros, de qualquer modo: enquanto a população ainda enfrentas o vírus da dengue, a estação da gripe vai começar a se manifestar. Em 2020, porém, o …

Empresa japonesa testa nova molécula contra a Covid-19

O grupo japonês Fujifilm anunciou nesta quarta-feira (1) o início de testes clínicos de seu medicamento antigripal Avigan para avaliar sua eficácia contra o novo coronavírus. Até o final de junho, o produto vai ser …

Razão pela qual tubarões caçam em torno da Europa e EUA é revelada

Tubarões e grandes prestadores marinhos evitam caçar em águas quentes equatoriais e preferem viver mais ao norte e ao sul, em zonas que compreendem a Europa, os Estados Unidos e a África do Sul. Os tubarões …

Os distanciamentos do coronavírus mudaram a maneira como a Terra se move

As pessoas têm ficado em casa para diminuir a velocidade com a qual o novo coronavírus se espalha. Mas essa atitude pode significar que o planeta também está se movendo um pouco menos. Pesquisadores que estudam …

Facebook não quis investigar desinformação vinda de site norte-americano

“Facebook” e “transparência” são duas palavras que geralmente estão juntas em pautas mais espinhosas, e desta vez não é diferente: segundo uma reportagem veiculada pelo jornal norte-americano The New York Times, a rede social mais …

Maduro denuncia navio turístico 'pirata' português que afundou embarcação da Marinha venezuelana

O presidente venezuelano Nicolás Maduro denunciou o ataque e afundamento de um barco da Marinha da Venezuela por um navio turístico "pirata", a noroeste da ilha de La Tortuga. Na noite de segunda-feira (30), o navio …