Modelo Lauren Wasser irá amputar segunda perna devido a Síndrome do Choque Tóxico

A modelo de 29 anos foi diagnosticada com Síndrome de Choque Tóxico (SCT) e terá que amputar também a segunda perna.

A modelo californiana de 29 anos Lauren Wasser, que ganhou inicialmente notoriedade pela sua carreira na moda, acabou se tornando famosa devido ao diagnóstico de Síndrome de Choque Tóxico (SCT), que em 2012 mudou sua vida.

Wasser sofreu a primeira amputação aos 24 anos, depois de ter sido diagnosticada com a síndrome, que é pouco frequente, mas grave – podendo ser fatal –, causada por toxinas produzidas pela bactéria Straphylococcus aureus alojada em um absorvente.

Em declarações ao Washington Post, a modelo contou que há cinco anos esteve em risco de vida, depois de sofrer um ataque cardíaco e ter ficado vários dias em coma induzido. Depois disso, a modelo amputou a perna direita e alguns dedos do pé esquerdo.

Lauren relata também que, cinco anos depois, continua tendo dores “excruciantes” todos os dias, mas mostra-se preparada para amputar a perna esquerda nos próximos meses.

Depois de ter passado muito tempo em depressão, na sequência da amputação, Wasser tem usado sua experiência para alertar outras mulheres para o risco da SCT. Tem se mobilizado também por uma melhor legislação sobre o tema nos Estados Unidos.

O que é a Síndrome de Choque Tóxico?

A SCT é uma doença pouco frequente, mas grave e pode ser fatal. Apesar de os casos de SCT serem muito raros – a maioria dos profissionais de saúde não se depara com nenhum ao longo de toda a sua carreira profissional – é importante conhecer a doença para poder atuar caso se revele necessário.

A SCT pode atingir homens, mulheres e crianças. Embora os primeiros casos da síndrome descritos afetassem principalmente mulheres que usavam absorventes durante a menstruação, hoje em dia menos da metade dos casos estão associados a esse hábito.

A síndrome também pode ocorrer com infecções cutâneas, queimaduras e após uma cirurgia. A doença também pode afetar crianças, mulheres na pós-menopausa e homens.

Ciberia // ZAP

DEIXE UMA RESPOSTA:

Mostra no Rio leva público a participar de experiência com tecnologia

O visitante da exposição "Disruptiva - A arte eletrônica na época disruptiva" não vai ficar apenas na contemplação das obras. Se quiser, pode participar de uma experiência que usa a tecnologia para propor novas sensações. Em …

Os Humanos não nasceram na Terra, diz cientista

Há muitos cientistas que compartilham a teoria da panspermia, segundo a qual a vida no nosso planeta foi trazida por meteoritos, asteroides e outros corpos celestes. O pesquisador da raça humana Ellis Silver afirma que nossa origem …

48 políticos investigados na Lava Jato perderão foro privilegiado se não se reelegerem

Quarenta e oito políticos com foro privilegiado que estão sendo investigados ou foram denunciados na operação Lava Jato correm o risco de ter seus casos enviados à primeira instância caso não consigam se reeleger em …

Droga que recupera movimentos é testada em humanos no Rio

Pesquisadores brasileiros começam a selecionar pacientes para testar uma droga que seria capaz de recuperar movimentos, ou seja, regenerar nervos danificados em pessoas paralisadas. A ideia é aplicar a polilaminina em pacientes com lesões na medula …

Tribunal reacende polêmica da selfie do macaco Naruto

A 9ª Corte de Apelação, dos Estados Unidos, acaba de reacender a polêmica do processo da selfie do macaco Naruto. O órgão garante que ainda julgará uma decisão final sobre o assunto, mesmo que já tenha …

Monte de Saint-Michel é evacuado devido a alerta de segurança

O histórico Monte de Saint-Michel, no litoral oeste da França, foi evacuado neste domingo pela Gendarmaria, informou a imprensa local que apontar para a presença de um indivíduo com atitude ameaçante. O jornal regional "Ouest-France" afirmou …

Cientistas criam vidro que converte energia solar em eletricidade

Cientistas da Universidade de Berkeley, na Califórnia, criaram um painel de vidro fotovoltaico, capaz de absorver a luz solar, transformando-a em energia elétrica, que poderá substituir os tradicionais painéis solares. Uma equipe de cientistas que trabalha …

Ingressos para 1° filme em cinema na Arábia Saudita esgotam em 1 minuto

Os ingressos colocados à venda para a primeira projeção pública de um filme na Arábia Saudita desde os anos 80 esgotaram "em menos de um minuto", e além disso, somente 300 sortudos puderam estar presentes …

Países comemoram suspensão de testes nucleares pela Coreia do Norte

A Coreia do Sul, a China, os EUA e o Reino Unido foram algumas das potências mundiais que celebraram a decisão da Coreia do Norte de fechar seu centro de testes nucleares. A suspensão dos testes …

NASA começará a construir estação espacial lunar já no ano que vem

Na última quinta-feira (19), um porta-voz da NASA anunciou que a agência espacial já está entrando em contato com empresas parceiras para construir uma nave que será chamada de Lunar Orbital Platform-Gateway. Essa nave se tornará …