Skydiver faz primeiro salto de paraquedas a partir de um drone

Saltar de paraquedas poderá se tornar, em breve, bastante mais acessível e econômico – graças à ajuda dos drones.

É habitual associar os drones a pequenas máquinas frágeis, com dimensões reduzidas e autonomias que mal dão para que os utilizadores se divirtam. Mas nem todos os drones se enquadram nesta classificação.

Entretanto, uma empresa da Letônia chamada Aerones é especializada na construção de drones para transporte de cargas com peso elevado. Por isso, a fim de demonstrar sua capacidade, a Aerones decidiu elevar um paraquedista a algumas centenas de metros no ar para realizar o primeiro salto de paraquedas de um humano a partir de um drone.

A proeza foi conseguida pelo skydiver letão Ingus Augstkalns, que foi elevado a uma altitude de 330 metros pelo superdrone de 3,2 metros com 16 motores, capaz de transportar cargas de até 200 quilos e com uma autonomia de 10 minutos.

“Claro que havia algum risco em fazer isto pela primeira vez, mas foi tão divertido!”, disse Augstkalns à agência de notícias AFP. “Foi como brincar no recreio quando era criança”.

Para o CEO da Aerones, Janis Putrams, que assumiu o controle remoto do drone, “agora já não precisamos de helicópteros para fazer skydive. Isto torna possível fazer saltos a partir de qualquer local – na cidade, no deserto ou na montanha”.

Este é mais um pequeno salto de paraquedas para um homem, mas um gigantesco passo na história do transporte de humanos em drones. No ano passado, a chinesa Ehang apresentou na CES o Ehang 184, o primeiro drone capaz de levar passageiros.

Embora haja aplicações óbvias para a abordagem, por exemplo, no salvamento de pessoas em locais que sejam inacessíveis a outro tipo de veículos ou aeronaves, não é difícil imaginar que podemos estar perante um novo meio de transporte – possivelmente com um modelo tipo Uber, mas em versão “Mary Poppins” pelo ar.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Blue Origin quer criar habitats espaciais comerciais já na década de 2020

Parece que a Blue Origin, empresa de Jeff Bezos focada em voos espaciais comerciais, está mesmo querendo entrar no novíssimo e vindouro mercado de habitats na órbita da Terra — e pode ter a NASA …

Brasil é líder em conflitos socioambientais na Amazônia

Dono da maior extensão de Floresta Amazônica, o Brasil também é campeão em conflitos socioambientais na região. Um levantamento inédito comparando a situação de quatro países mostrou que, dos 1.308 confrontos registrados em 2017 e …

Lukashenko toma posse em cerimônia secreta em Belarus

O presidente de Belarus prestou juramento, nesta quarta-feira (26), em uma cerimônia mantida em sigilo. Este é o sexto mandato do chefe de Estado, no poder há 26 anos. "Alexander Lukashenko prestou juramento no idioma bielorrusso, …

Pássaros sacrificados como oferenda aos deuses são encontrados no Egito

Milhões de aves, que teriam sido utilizadas como oferenda aos deuses Hórus, Rá ou Thoth foram encontradas por uma equipe de arqueólogos no Egito. Os arqueólogos da Universidade Claude Bernard Lyon estavam trabalhando nas escavações de …

Navalny deixa hospital em Berlim

Oposicionista russo recebe alta após um mês de tratamento para curar envenenamento por agente neurotóxico do tipo Novitchok. Médicos dizem que recuperação total é possível, mas não sabem estimar efeitos de longo prazo. O oposicionista russo …

Governo pede suspensão de filme da Netflix após acusações de pedofilia

Após diversas acusações de pedofilia nas redes sociais ao filme Lindinhas, que estreou com exclusividade na Netflix, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos pediu a suspensão e investigação sobre sua distribuição …

Mais de 13 milhões de britânicos enfrentam novo lockdown diante do aumento de casos de Covid-19

Um quinto da população do Reino Unido acordou sob um novo lockdown nesta terça-feira (22). Essas pessoas estão sobretudo no norte da Inglaterra e no País de Gales, as regiões mais afetadas pela Covid-19 …

Pinguim é encontrado morto no litoral de SP com máscara no estômago

Um pinguim foi encontrado morto no último dia 9 de setembro na praia de Juquehy, em São Sebastião, litoral de São Paulo – e, depois de realizada a necropsia, a causa da morte foi determinada: …

Misteriosa minilua vai entrar na órbita da Terra em outubro e ficará por meio ano

Corpo celeste tem uma velocidade muito baixa, o que é atípico para asteroides. Cientistas suspeitam que a minilua afinal seja lixo espacial do século passado. Astrônomos descobriram o corpo celeste 2020 SO, que está em uma …

Na ONU, Bolsonaro diz ser vítima de campanha de desinformação

Presidente defende política ambiental do governo e afirma que Amazônia e Pantanal sofrem campanha de desinformação internacional. Ele também elogia sua gestão da epidemia de covid-19, que já matou 137 mil. No discurso de abertura da …