Só deveríamos começar a trabalhar e estudar depois das 10h

Se você é do tipo que gosta de acordar tarde e acredita que seria ideal se aquilo que chamamos de manhã pudesse simplesmente começar algumas horas mais tarde, não é o único.

De acordo com um especialista em sono do Reino Unido, não é você quem está fora de sintonia – é todo o nosso sistema atual de trabalho e escolaridade.

Paul Kelley, especialista do Instituto de Neurociência Circadiana e do Sono da Universidade de Oxford, na Inglaterra, afirma que a sociedade está no meio de uma crise de privação de sono, já que muitas vezes precisamos cumprir e nos adaptar a um expediente de trabalho com horários pouco naturais e impróprios para nossos relógios internos do corpo.

“Este é um enorme problema para a sociedade”, afirmou o pesquisador em entrevista ao jornal “The Guardian”. “Nós somos, em geral, uma sociedade privada de sono, mas o grupo de [pessoas entre] 14 a 24 anos é mais privado do que qualquer outro setor da sociedade. Isso traz sérias ameaças à saúde, ao desempenho do humor e à saúde mental”.

Novos horários desde a escola

O cientista sono está envolvido com o programa Teensleep, que visa recrutar 100 escolas em todo o Reino Unido para participar de um ensaio experimental na qual adotarão dias escolares começando mais tarde. De acordo com Kelley, jovens na Grã-Bretanha, em média, estão perdendo cerca de 10 horas de sono por semana por serem forçados a se acostumar com aulas num horário não natural, cedo demais.

Ele defende que as aulas devem começar às 8h30 para crianças de oito a dez anos, às 10h para adolescentes de 16 anos e às 11h para jovens de 18 anos. Ele explica que os horários aos quais nos acostumamos fazem sentido em certas idades – como aos 10 ou aos 55 anos -, mas isso varia ao muito longo da vida. “Dependendo da sua idade, você realmente precisa começar [o seu dia] em torno de 3 horas mais tarde, o que é inteiramente natural”.

Tudo errado com o horário de expediente

Se Kelley estiver certo, o que isso significa efetivamente é que, por toda a nossa vida, desde o início da nossa adolescência até o fim da meia-idade, estamos sendo acordados muito cedo. Todo dia.

“Os funcionários deveriam começar [seu expediente] às 10h”, afirmou o especialista no Festival Britânico de Ciência, acrescentando que quem já está trabalhando muito mais cedo do que isso todos os dias – ou seja, a maior parte da população – está normalmente privado de sono. “Todo mundo está sofrendo. Nós não podemos mudar ritmos de 24 horas”.

Não só o sono é crucial para a nossa memória, como não dormir o suficiente pode provocar uma enorme gama de problemas de saúde, incluindo doenças graves, como a doença de Alzheimer.

À luz de quanto os cientistas estão descobrindo sobre os perigos da privação do sono, mal podemos esperar para ver onde isso tudo vai chegar. Podem vir, aulas e expedientes começando mais tarde!

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …