Sofisticado sistema de defesa descoberto em campo de mineração da era bíblica

(dr) Tel Aviv University, Central Timna Valley Project

O arqueólogo Erez Ben-Yosef aponta para o local das escavações

O arqueólogo Erez Ben-Yosef aponta para o local das escavações

Arqueólogos descobriram elementos de uma portaria sofisticada em um campo de mineração que remonta à era bíblica, do Rei Davi e do Rei Salomão, no século X aC.

O campo fica em um local conhecido como Colina dos Escravos, no Vale de Timna, ao sul de Israel. Recentes escavações na fábrica de fundição de cobre revelaram um portão fortificado com estábulos para burros.

Os arqueólogos, liderados por Erez Ben-Yosef, da Universidade de Tel Aviv, em Israel, acreditam que essas características indicam que o assentamento da Idade do Ferro tinha um sistema de defesa altamente organizado e dependia de uma impressionante rede de comércio de longa distância.

Os vastos depósitos de cobre foram explorados por seres humanos durante centenas de anos.

Este campo de mineração em particular foi identificado pela primeira vez na década de 1930 pelo famoso arqueólogo bíblico americano Nelson Glueck. Ele o chamou de Colina dos Escravos, teorizando que as maciças paredes que cercavam o perímetro eram destinadas a impedir que os trabalhadores escravizados escapassem para o deserto.

Pesquisas anteriores da equipe de Ben-Yosef, no entanto, descobriram que os trabalhadores não tinham uma dieta típica de escravos.

Em vez disso, os metalúrgicos comiam bons cortes de carne, pistache e peixes importados do Mediterrâneo, sugerindo que tinham um status bastante elevado e eram valorizados pelo seu ofício.

Portaria fortificada

No novo estudo, publicado no Journal of Archaeological Science, Ben-Yosef e seus colegas se concentraram na única entrada para o campo de mineração.

Escavações em 2014 revelaram um portão proeminente com dois cômodos em cada lado da passagem principal, que conduziam ao assentamento.

(dr) Tel Aviv University, Central Timna Valley Project

O portão, que tinha um cômodo de cada lado de um corredor, teria sido uma característica proeminente na paisagem antiga

O portão, que tinha um cômodo de cada lado de um corredor, teria sido uma característica proeminente na paisagem antiga

O portão provavelmente teria sido um marco proeminente na área, servindo a uma importante função administrativa e defensiva: controlar o fluxo de bens e pessoas dentro e fora do campo.

“Embora não exista uma descrição explícita das minas do rei Salomão no Antigo Testamento, há referências a conflitos militares entre Israel e os edomitas no Vale Arava”, disse Ben-Yosef em um comunicado.

A Bíblia descreve uma batalha entre os edomitas, uma confederação tribal seminomádica, e o exército do Rei Davi no Vale Arabah (também chamado de Arava).

A exatidão histórica desse relato é debatida, mas a descoberta de elementos de uma fortificação sofisticada na Colina dos Escravos sugere que o cobre poderia ter sido o motivo das batalhas militares na região.

“O cobre era um produto raro e muito desafiador de se produzir”, disse Ben-Yosef. “Como o petróleo hoje, o cobre, talvez, podia ser a mercadoria mais cobiçada, no coração dos conflitos militares. A descoberta da fortificação indica um período de grave instabilidade e ameaças militares naquela época na região”.

O papel dos burros

Os pesquisadores também encontraram pilhas de esterco intactas em ambos os cômodos da portaria. Eles interpretaram essas áreas como estábulos para burros.

Embora os cientistas ainda estejam investigando o conteúdo do esterco, ele revela que os burros não foram alimentados com palha, mas sim com feno e bagaço de uva, provavelmente vindos da região do Mediterrâneo, a centenas de quilômetros de distância.

(dr) Tel Aviv University, Central Timna Valley Project

Os arqueólogos encontraram pilhas de esterco e interpretaram estas áreas como estábulos de burros

Os arqueólogos encontraram pilhas de esterco e interpretaram estas áreas como estábulos de burros

A comida sugere tratamento e cuidados especiais, de acordo com o papel-chave dos burros na produção de cobre e no comércio em uma região logisticamente desafiadora”, explicou Ben-Yosef.

O esterco também parecia estar empilhado deliberadamente contra uma parede da entrada, sugerindo que poderia ter sido coletado e usado como combustível para os fornos de fundição de cobre.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Líbano inicia luto nacional e recebe ajuda internacional

Diversos países enviam suprimentos médicos a Beirute. Presidente da França chega ao Líbano para avaliar situação. Megaexplosão deixou ao menos 137 mortos, incluindo diplomata alemão, e mais de 5 mil feridos. Beirute amanheceu nesta quinta-feira (06/08) …

StarShip finalmente levanta voo: a nave que um dia levará cem humanos para Marte e Lua

A SpaceX fez um lançamento de teste com sucesso do seu gigantesco protótipo do StarShip SN5 em Boca Chica, Texas (EUA), a uma altura planejada de 150 metros. A massiva torre de aço inoxidável flutuou no …

EUA conduzem lançamento de teste do míssil balístico Minuteman III

O projétil não tinha ogiva de combate, mas era equipado com três veículos recuperáveis que foram submetidos a testes. Militares dos EUA lançaram na manhã desta terça-feira (4) um míssil balístico Minuteman III a partir da …

Beirute soma mais de 100 mortos e 4000 feridos após explosões

O Líbano vive nesta quarta-feira (5) um dia de luto nacional, após as explosões na região portuária de Beirute, na tarde de ontem. A tragédia soma pelo menos 100 mortos, 4.000 feridos e 300.000 …

Mensagem na areia salva marinheiros desaparecidos no Oceano Pacífico

Trio de marinheiros que havia se desviado de rota e ficado sem combustível foi localizado numa pequena ilha da Micronésia após três dias. Aeronaves avistaram sinal gigante de SOS escrito na areia da praia. Três homens …

Problemas cardíacos duradouros se apresentam em 78% dos pacientes de coronavírus

O entusiastas do retorno da economia para a normalidade defendem suas opiniões geralmente com base no fato da maioria dos pacientes exibirem sintomas leves ou sequer ter qualquer sintoma de coronavírus, comparando negligentemente o Covid-19 …

Governo britânico vai pagar parte da conta de consumo em pubs e restaurantes

Incentivos não vão faltar para quem estava com saudades de frequentar bares, pubs e restaurantes no Reino Unido. Durante o mês de agosto, o governo britânico vai bancar parte da conta de quem sair …

Cientistas revelam origem de estranhos meteoritos encontrados na Terra

Uma equipe de cientistas norte-americanos teoriza que alguns dos meteoritos, que não se encaixam nas duas categorias principais, têm uma origem até hoje desconhecida por astrônomos. Um grupo significante de meteoritos, que existem hoje na Terra, …

Twitter pode ser multado em US$ 250 milhões por abuso de dados dos usuários

O Twitter confessou que, possivelmente, será multado em até US$ 250 milhões pela Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC, no original em inglês) por ter desrespeitado um acordo firmado em 2011 com a agência …

OMS afirma que não há solução milagrosa para lutar contra Covid-19

A Organização Mundial de Saúde avisou na segunda-feira que não há, nem haverá uma solução milagre contra a pandemis de Covid-19, não obstante a corrida que se verifica actualmente de forma a descobrir uma vacina …