Sofisticado sistema de defesa descoberto em campo de mineração da era bíblica

(dr) Tel Aviv University, Central Timna Valley Project

O arqueólogo Erez Ben-Yosef aponta para o local das escavações

O arqueólogo Erez Ben-Yosef aponta para o local das escavações

Arqueólogos descobriram elementos de uma portaria sofisticada em um campo de mineração que remonta à era bíblica, do Rei Davi e do Rei Salomão, no século X aC.

O campo fica em um local conhecido como Colina dos Escravos, no Vale de Timna, ao sul de Israel. Recentes escavações na fábrica de fundição de cobre revelaram um portão fortificado com estábulos para burros.

Os arqueólogos, liderados por Erez Ben-Yosef, da Universidade de Tel Aviv, em Israel, acreditam que essas características indicam que o assentamento da Idade do Ferro tinha um sistema de defesa altamente organizado e dependia de uma impressionante rede de comércio de longa distância.

Os vastos depósitos de cobre foram explorados por seres humanos durante centenas de anos.

Este campo de mineração em particular foi identificado pela primeira vez na década de 1930 pelo famoso arqueólogo bíblico americano Nelson Glueck. Ele o chamou de Colina dos Escravos, teorizando que as maciças paredes que cercavam o perímetro eram destinadas a impedir que os trabalhadores escravizados escapassem para o deserto.

Pesquisas anteriores da equipe de Ben-Yosef, no entanto, descobriram que os trabalhadores não tinham uma dieta típica de escravos.

Em vez disso, os metalúrgicos comiam bons cortes de carne, pistache e peixes importados do Mediterrâneo, sugerindo que tinham um status bastante elevado e eram valorizados pelo seu ofício.

Portaria fortificada

No novo estudo, publicado no Journal of Archaeological Science, Ben-Yosef e seus colegas se concentraram na única entrada para o campo de mineração.

Escavações em 2014 revelaram um portão proeminente com dois cômodos em cada lado da passagem principal, que conduziam ao assentamento.

(dr) Tel Aviv University, Central Timna Valley Project

O portão, que tinha um cômodo de cada lado de um corredor, teria sido uma característica proeminente na paisagem antiga

O portão, que tinha um cômodo de cada lado de um corredor, teria sido uma característica proeminente na paisagem antiga

O portão provavelmente teria sido um marco proeminente na área, servindo a uma importante função administrativa e defensiva: controlar o fluxo de bens e pessoas dentro e fora do campo.

“Embora não exista uma descrição explícita das minas do rei Salomão no Antigo Testamento, há referências a conflitos militares entre Israel e os edomitas no Vale Arava”, disse Ben-Yosef em um comunicado.

A Bíblia descreve uma batalha entre os edomitas, uma confederação tribal seminomádica, e o exército do Rei Davi no Vale Arabah (também chamado de Arava).

A exatidão histórica desse relato é debatida, mas a descoberta de elementos de uma fortificação sofisticada na Colina dos Escravos sugere que o cobre poderia ter sido o motivo das batalhas militares na região.

“O cobre era um produto raro e muito desafiador de se produzir”, disse Ben-Yosef. “Como o petróleo hoje, o cobre, talvez, podia ser a mercadoria mais cobiçada, no coração dos conflitos militares. A descoberta da fortificação indica um período de grave instabilidade e ameaças militares naquela época na região”.

O papel dos burros

Os pesquisadores também encontraram pilhas de esterco intactas em ambos os cômodos da portaria. Eles interpretaram essas áreas como estábulos para burros.

Embora os cientistas ainda estejam investigando o conteúdo do esterco, ele revela que os burros não foram alimentados com palha, mas sim com feno e bagaço de uva, provavelmente vindos da região do Mediterrâneo, a centenas de quilômetros de distância.

(dr) Tel Aviv University, Central Timna Valley Project

Os arqueólogos encontraram pilhas de esterco e interpretaram estas áreas como estábulos de burros

Os arqueólogos encontraram pilhas de esterco e interpretaram estas áreas como estábulos de burros

A comida sugere tratamento e cuidados especiais, de acordo com o papel-chave dos burros na produção de cobre e no comércio em uma região logisticamente desafiadora”, explicou Ben-Yosef.

O esterco também parecia estar empilhado deliberadamente contra uma parede da entrada, sugerindo que poderia ter sido coletado e usado como combustível para os fornos de fundição de cobre.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …