SoftBank anuncia fundo voltado a empresas lideradas por negros

O SoftBank anunciou que fará um fundo de investimento voltado a empresas lideradas por negros. Segundo o TechCrunch, o comunicado foi feito em uma carta aos funcionários do banco de investimentos assinada pelo COO, Marcelo Claure.

A criação do fundo é uma resposta do SoftBank à onda de protestos nos Estados Unidos desencadeada pelo assassinato do segurança negro George Floyd pelo policial Dereck Chauvin. O crime ocorreu no dia 25 de maio e um vídeo registrou o policial usando o joelho para asfixiar o segurança.

O fundo, que ficará dentro do Opportunity Growth Fund, vai iniciar com um montante no valor de US$ 100 milhões, o que significa que há margem para que a SoftBank ou outro parceiro adicionem dinheiro ao longo do tempo.

“Fundadores e empreendedores negros têm muito potencial, mas eles têm de enfrentar barreiras que os fundadores brancos não precisam. Essa é uma oportunidade de remover essa barreira para uma nova geração de fundadores”, escreveu Claure na carta, segundo trecho publicado pelo Axios.

Além dos fundadores e líderes, para se tornar elegível ao aporte as empresas terão de “usar tecnologia para a disrupção de modelos tradicionais de negócios” e “criar oportunidades” para profissionais negros. “Prometo fazer o possível para ser um aliado dos negros norte-americanos que lutam contra essa injustiça há séculos. Somente reconhecendo e agindo sobre o racismo – mesmo em suas formas mais sutis – podemos erradicá-lo. Caso contrário, ele floresce em silêncio”, escreveu Claure.

O SoftBank disse que não tirará do fundo uma taxa de administração tradicional, “mas buscará colocar o máximo de capital possível nas mãos de fundadores e empresários negros”. De acordo com a empresa, atualmente apenas 1% dos fundadores apoiados são negros e a grande maioria dos investimentos foram feitos em startups fundadas por homens.

Por conta disso, o SoftBank também está desenvolvendo outros projetos para promover investimentos mais diversificados e inclusivos. Seu acelerador, o Emerge, voltado para fundadores sub-representados e criado em parceria com o WeWork Labs, apresentou seu primeiro grupo de empresas no mês passado. Para conhecer as 14 startups selecionadas, clique aqui.

O executivo também incentivou a equipe a doar para organizações que estão trabalhando em iniciativas para erradicar o racismo e a discriminação, e diz que o SoftBank fará doações.

O projeto é pertinente, considerando os eventos da semana passada que jogam luz ao racismo no país e no mundo, mas também acontece no momento em que o SoftBank foi atingido com força por suas práticas de investimento e também por possui sua parcela de culpa na questão racial – seja pelo pouco apoio em startups fundadas por negros ou por apoiar empresas que não se preocupam com questões raciais.

Algumas semanas atrás, o CEO e fundador de uma das empresas de seu portfólio, a Banjo, renunciou após ser revelado que ele já teve ligação com a KKK, uma seita supremacista branca que promove atos racistas. Antes disso, o nome do SoftBank esteve em destaque na mídia devido as grandes apostas em empresas como WeWork e Uber que não se pagaram e levaram problemas às demais empresas do grupo.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …