Cientistas podem ter solucionado grande mistério de buracos espalhados pelo Polo Sul

Imagens de satélite parecem ter lançado alguma luz sobre os buracos estranhos que aparecem sazonalmente ao longo de todo o Polo Sul e seus possíveis propósitos, informa o jornal Express.

Segundo o jornal, quando as primeiras imagens aéreas da Antártica surgiram no início da década de 1970, os cientistas avistaram um buraco estranho na crosta de gelo durante o inverno, que desapareceu bizarramente assim que o verão começou. O mistério permaneceu sem solução desde então, com cientistas quebrando a cabeça para entender o que o buraco poderia indicar.

Durante o inverno de 2017-2018, na Antártica, ele estranhamente surgiu novamente na região, com tamanho estimado em 9.500 quilômetros quadrados, entretanto, novamente desapareceu. No entanto, os pesquisadores agora acreditam que possam ter encontrado uma resposta para o misterioso surgimento e desaparecimento.

Ao analisar uma série de imagens de satélite, os cientistas da Universidade de Nova York Abu Dhabi (NYUAD) passaram a acreditar que os buracos, conhecidos como polínias, seriam resultantes de tempestades ciclônicas na Antártica, que normalmente trazem ar quente e ondas de 15 metros, capazes de balançar o bloco de gelo e empurrá-lo em todas as direções.

Embora as polínias pareçam ruins, elas servem a um propósito funcional, sendo frequentemente utilizadas como caminhos para focas e pinguins, bem como um indicador de mudança climática, se houver. Para ilustrar o ponto, a cientista atmosférica da NYUAD, Diana Francis, comentou o novo estudo publicado no Journal of Geophysical Research.

“Uma vez aberta, a polínia funciona como uma janela através do gelo marinho, transferindo enormes quantidades de energia durante o inverno entre o oceano e a atmosfera”, observou, afirmando que as grandes polínias são notavelmente capazes de impactar o clima tanto regional quanto globalmente “à medida que modificam a circulação oceânica”.

“Isto inclui o impacto sobre a circulação atmosférica regional, a inversão da circulação global, as propriedades das águas profundas da Antártica e a absorção de carbono oceânico”, concluiu o estudo.

Francis também apontou que, dado o agravamento da taxa de mudança climática e o aumento da regularidade dos ciclones, as polínias devem estar em uma tendência ascendente, tornando-se maiores com o tempo quando está mais quente.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Razão pela qual tubarões caçam em torno da Europa e EUA é revelada

Tubarões e grandes prestadores marinhos evitam caçar em águas quentes equatoriais e preferem viver mais ao norte e ao sul, em zonas que compreendem a Europa, os Estados Unidos e a África do Sul. Os tubarões …

Os distanciamentos do coronavírus mudaram a maneira como a Terra se move

As pessoas têm ficado em casa para diminuir a velocidade com a qual o novo coronavírus se espalha. Mas essa atitude pode significar que o planeta também está se movendo um pouco menos. Pesquisadores que estudam …

Facebook não quis investigar desinformação vinda de site norte-americano

“Facebook” e “transparência” são duas palavras que geralmente estão juntas em pautas mais espinhosas, e desta vez não é diferente: segundo uma reportagem veiculada pelo jornal norte-americano The New York Times, a rede social mais …

Maduro denuncia navio turístico 'pirata' português que afundou embarcação da Marinha venezuelana

O presidente venezuelano Nicolás Maduro denunciou o ataque e afundamento de um barco da Marinha da Venezuela por um navio turístico "pirata", a noroeste da ilha de La Tortuga. Na noite de segunda-feira (30), o navio …

Mundo do futebol tenta atenuar perdas financeiras com reduções de salários

O mundo do futebol, como qualquer actividade que gera dinheiro e emprega pessoas, começa a sentir os efeitos do confinamento visto que em quase todas as partes do mundo não se pratica futebol e os …

Políticos da oposição pedem renúncia de Bolsonaro em manifesto

Haddad, Ciro, Boulos e outras lideranças endossam documento crítico à atuação do presidente diante da pandemia de coronavírus. Texto diz que Bolsonaro é um líder irresponsável e agrava a crise com mentiras e crimes. Políticos da …

Economia alemã pode encolher até 5,4% em 2020

Conselho de Consultores Econômicos aponta que pandemia de coronavírus vai, inevitavelmente, levar a Alemanha a uma recessão ainda no primeiro semestre deste ano. A pandemia do novo coronavírus vai, inevitavelmente, levar a Alemanha a uma recessão …

Tênis da Apple nunca comercializado é vendido em leilão por R$ 50 mil

  Você já ouviu falar dos tênis da Apple? Se disse não, está entre a maioria, porque a grande parte das pessoas, mesmo os fãs mais ardorosos da companhia, talvez sequer saibam que esses calçados tenham …

Coronavírus: custo alto pode deixar países mais pobres sem acesso a vacina contra covid-19

A geneticista molecular Kate Broderick faz parte de uma equipe de cientistas por trás de um dos 44 projetos que tentam desenvolver uma vacina para a covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, em todo …

NASA se prepara para alterar trajetória de asteroide

NASA desenvolve motor de íons que dará propulsão à missão DART, projetada para se colidir com o asteroide Didymos B. Enquanto o mundo se depara com a propagação da COVID-19, a NASA quer testar um método …