Cientistas podem ter solucionado grande mistério de buracos espalhados pelo Polo Sul

Imagens de satélite parecem ter lançado alguma luz sobre os buracos estranhos que aparecem sazonalmente ao longo de todo o Polo Sul e seus possíveis propósitos, informa o jornal Express.

Segundo o jornal, quando as primeiras imagens aéreas da Antártica surgiram no início da década de 1970, os cientistas avistaram um buraco estranho na crosta de gelo durante o inverno, que desapareceu bizarramente assim que o verão começou. O mistério permaneceu sem solução desde então, com cientistas quebrando a cabeça para entender o que o buraco poderia indicar.

Durante o inverno de 2017-2018, na Antártica, ele estranhamente surgiu novamente na região, com tamanho estimado em 9.500 quilômetros quadrados, entretanto, novamente desapareceu. No entanto, os pesquisadores agora acreditam que possam ter encontrado uma resposta para o misterioso surgimento e desaparecimento.

Ao analisar uma série de imagens de satélite, os cientistas da Universidade de Nova York Abu Dhabi (NYUAD) passaram a acreditar que os buracos, conhecidos como polínias, seriam resultantes de tempestades ciclônicas na Antártica, que normalmente trazem ar quente e ondas de 15 metros, capazes de balançar o bloco de gelo e empurrá-lo em todas as direções.

Embora as polínias pareçam ruins, elas servem a um propósito funcional, sendo frequentemente utilizadas como caminhos para focas e pinguins, bem como um indicador de mudança climática, se houver. Para ilustrar o ponto, a cientista atmosférica da NYUAD, Diana Francis, comentou o novo estudo publicado no Journal of Geophysical Research.

“Uma vez aberta, a polínia funciona como uma janela através do gelo marinho, transferindo enormes quantidades de energia durante o inverno entre o oceano e a atmosfera”, observou, afirmando que as grandes polínias são notavelmente capazes de impactar o clima tanto regional quanto globalmente “à medida que modificam a circulação oceânica”.

“Isto inclui o impacto sobre a circulação atmosférica regional, a inversão da circulação global, as propriedades das águas profundas da Antártica e a absorção de carbono oceânico”, concluiu o estudo.

Francis também apontou que, dado o agravamento da taxa de mudança climática e o aumento da regularidade dos ciclones, as polínias devem estar em uma tendência ascendente, tornando-se maiores com o tempo quando está mais quente.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

'TikTok foi feito para ser viciante': o homem que investigou as entranhas do aplicativo

Uma tela de celular, um vídeo vertical e um minuto da sua vida. Esses três elementos são a essência do Tik Tok, a rede social de vídeos curtos que está viciando os jovens e que já …

Vacinação contra COVID-19 será facultativa em Portugal; especialistas divergem sobre o tema

Portugal anunciou seu plano nacional de vacinação contra COVID-19 nesta quinta-feira (3). As vacinas serão distribuídas em 1.200 centros de saúde pública a partir de janeiro, de forma gratuita e facultativa. Especialistas ouvidos pela Sputnik Brasil …

Nosso sistema solar será destruído antes do que pensávamos

Embora o solo sob nossos pés pareça sólido e reconfortante (na maioria das vezes), nada neste Universo dura para sempre. Um dia, nosso sol morrerá, ejetando uma grande proporção de sua massa antes que seu núcleo …

Mãe em Estocolmo não é mais suspeita de aprisionar filho

Promotores suecos estão retirando seu caso contra uma mulher acusada de prender o filho por vários anos. De acordo com as últimas informações, não há provas suficientes de que ele havia sido detido contra sua …

Mistério de galáxia desprovida de matéria escura é revelado

As observações astronômicas apontam para forças de "maré" e comportamento "canibal" de uma galáxia vizinha, que explicariam a escassez deste componente invisível. Se alguma galáxia é pobre em matéria escura, pode ser devido a uma interação …

Maioria das vacinas da Moderna será reservada no início para os Estados Unidos

A Moderna espera disponibilizar entre 100 e 125 milhões de doses de sua vacina contra a Covid-19 no primeiro trimestre de 2021. A empresa anunciou, nesta quinta-feira que, no início, entre 85 e 100 …

Amazonas é 3º estado com mais queimadas, emissões e desmatamento

Pela primeira vez, o Amazonas assume a terceira posição nos três principais rankings que indicam o avanço da degradação florestal na Amazônia brasileira, incluindo indicadores de queimadas, emissões de gases de efeito estufa e desmatamento …

Sudão bane casamento infantil e mutilação genital feminina, mas prática apresenta desafios

Depois de derrubar o ditador Omar al-Bashir no ano passado, o Sudão deu importante passo para reverter alguns dos tantos horrores cometidos contra a população feminina no país – e tornou ilegal tanto o casamento …

Namíbia elege deputado chamado Adolf Hitler

O nome de um recém-eleito político da Namíbia, vem chamando atenção na mídia nacionais e internacionais. "Adolf Hitler teve uma vitória esmagadora nas eleições regionais na Namíbia", relatou o portal de notícias alemão Spiegel Online nesta …

Astrônomos mapeiam 1 milhão de galáxias previamente desconhecidas

Cerca de um milhão de galáxias previamente desconhecidas para além da Via Láctea foram adicionadas a um mapa detalhado de seção de espaço. Pesquisas sobre o espaço normalmente demoram anos para serem completas, mas um novo …