Suprema Corte do Peru anula indulto ao ex-presidente Alberto Fujimori

Gobierno Peruano / Wikimedia

O antigo presidente do Perú, Alberto Kenya Fujimori

A Suprema Corte do Peru anulou nesta quarta-feira o indulto humanitário concedido ao ex-presidente Alberto Fujimori (1990-2000) e ordenou que ele seja novamente preso.

A anulação foi anunciada em uma mensagem divulgada no Twitter da Suprema Corte, que indicou que a decisão foi tomada pelo Tribunal de Investigação Preparatória, sob o comando do juiz Hugo Núñez Julca.

O juiz entendeu como procedente um pedido de não aplicação do indulto e determinou que Fujimori seja localizado e preso. Núñez Julca entendeu que a decisão tomada em 24 de dezembro pelo ex-presidente Pedro Pablo Kuczynski para conceder indulto a Fujimori por “razões humanitárias” carece de “efeitos jurídicos”.

O advogado de Fujimori, Miguel Pérez, afirmou que o ex-presidente ficou bastante consternado com a decisão da Justiça. Fujimori deve cumprir a sentença do juiz, mas questioná-la na Suprema Corte.

Ele está muito preocupado, me perguntou se isso era legal. Teoricamente, (a decisão) não era possível. Inclusive havia um relatório de um ex-presidente do Tribunal Constitucional que nos dava razão”, afirmou o advogado.

Pérez informou que Fujimori deve se apresentar na penitenciária da Polícia Nacional no distrito de Ate, em Lima, onde foi preso em 2009 para cumprir uma pena de 25 anos de prisão após ser condenado por crimes contra a humanidade.

O advogado disse que recorrerá da sentença porque a Corte Interamericana de Direitos Humanos (CorteIDH) afirmou neste ano que a “via correta” para analisar o caso seria civil e não penal.

O ex-ministro de Justiça Enrique Mendoza, que assinou o indulto concedido por Kuczynski a Fujimori, disse à emissora “RPP” que a medida foi tomada de acordo com os poderes presidenciais.

“Kuczynski levou em consideração uma série de questões de ordem médica. Constitucionalmente, o presidente está correto. Reitero que é um indulto constitucional e atende razões de ordem internacional, que são as razões humanitárias”, explicou o ex-ministro.

Apesar as explicações na concessão do indulto, a decisão foi muito questionada por ter sido tomada enquanto Kuczysnki enfrentava um processo de impeachment no Congresso. A ação só não avançou pelos votos contrários de um grupo de dissidentes do Força Popular liderados por Kenji Fujimori, filho mais novo do ex-presidente.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Apesar de ter vacinado mais da metade da população, Israel teme 2ª onda de Covid

O primeiro-ministro israelense, Naftali Bennett, alertou nesta terça-feira que o país pode enfrentar uma nova onda de coronavírus. Segundo ele, o aumento do número de doentes, causado pela chegada da variante Delta, “importada” por …

Cientistas resolvem enigma de esculturas de pedra de 3.200 anos da Turquia

Um recente estudo permitiu descobrir finalmente o significado e a função dos relevos em pedra criados há 3.200 anos no santuário de Yazilikaya, na Turquia, após 200 anos de conjeturas. No século XIII a.C., a alguns …

EUA não devem esperar retomada do diálogo com Pyongyang, diz irmã de Kim Jong-un

As expectativas de retomada do diálogo entre os EUA e a Coreia do Norte são erradas, podendo levar a uma "decepção ainda maior", declarou a irmã do líder norte-coreano. Na terça-feira (22), Kim Yo Jong, alta …

Ministro da Saúde diz que não há mudança de estratégia para a Coronavac

No início desta segunda-feira (21), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, revelou que não haverá qualquer mudança de estratégia para a aplicação da CoronaVac. A declaração do ministro foi feita em audiência ao Senado Federal, revelando …

Há 80 anos, Hitler invadia a URSS – e começava a perder a guerra

Adolf Hitler e seus generais vinham planejando há meses para este momento. No domingo, 22 de junho de 1941, havia chegado a hora: às 3h15 da manhã, a Wehrmacht, forças armadas nazistas, atacou a União …

Com apenas 2% da população imunizada, África quer fabricar suas próprias vacinas anticovid

A África do Sul anunciou nesta segunda-feira a primeira etapa para capacitar seu continente na produção de vacinas anticovid. A conclusão do projeto ainda não tem data prevista, mas a iniciativa já é vista …

Pessoas feias superestimam drasticamente suas aparências

Pessoas pouco atraentes parecem menos capazes de julgar com precisão sua própria atratividade, e tendem a superestimar sua aparência. Não faltam disparidades entre pessoas atraentes e pouco atraentes. Estudos mostram que os mais belos entre nós …

Noruega acusa Pequim de ciberataque contra serviços do governo

Pela primeira vez na história, o Serviço de Segurança Policial da Noruega (PST, na sigla em inglês) identificou a China como sendo responsável por um ataque hacker contra as autoridades do país nórdico. A agência de …

China supera marca de 1 bilhão de vacinas contra a covid-19 aplicadas

Quantia representa mais de um terço das doses aplicadas no mundo. Após início lento da imunização, autoridades chinesas querem vacinar completamente 40% da população até o final de junho. O número de doses de vacinas contra …

Brasileiros protestam no exterior contra Bolsonaro e gestão da epidemia

Dezenas de milhares de pessoas tomaram as ruas de várias capitais brasileiras neste sábado para protestar contra o presidente Jair Bolsonaro e sua gestão da pandemia, que já deixou mais de meio milhão de …