Suspeito de plantar bombas ameaçou pessoas no Twitter e a rede não agiu

Na última sexta-feira (26), Cesar Sayoc foi preso pelas autoridades norte-americanas sob suspeita de enviar 14 dispositivos explosivos caseiros a figuras proeminentes do cenário político dos EUA.

Pouco antes disso, Cesar Sayoc ameaçou, publicamente via Twitter, a especialista política, ex-secretária de imprensa do Congresso e ex-repórter política Rochelle Ritchie.

Denunciando a publicação ao Twitter, a especialista recebeu a costumeira resposta de que o tweet ameaçador “não violava as regras do Twitter em relação a comportamento abusivo”.

A gente vai se ver com certeza. Abrace bem forte a seus entes queridos sempre que você sair de casa”, dizia o tweet. Após a prisão de Sayoc, Rochelle Ritchie expôs novamente o caso ao Twitter, desta vez de forma pública e com os devidos desdobramentos.

“Ei, Twitter, lembra de quando eu denunciei o cara que vinha fazendo ameaças contra mim após minha entrevista na Fox News e vocês mandaram uma resposta de m… sobre como vocês não achavam que era sério? Bom, adivinha só: é o mesmo cara que vem mandando bombas para políticos proeminentes!”

A rede se manifestou após a prisão de Sayoc, reconhecendo o erro e que deveria ter agido de forma mais firme.

Uma atualização: Nós cometemos um erro quando Rochelle Ritchie nos alertou quanto à ameaça feita contra ela. O tweet claramente violava as nossas regras e deveria ter sido removido. Nós sentimos muito por este erro”. Até a emissão deste comunicado, porém, o tweet de Sayoc ainda estava no ar.

A ameaça a Ritchie não foi a primeira proferida publicamente por Sayoc: em setembro, em uma resposta a um tweet do presidente Donald Trump, Sayoc postou um vídeo onde ele aparenta estar em uma passeata em favor do chefe de estado.

O texto da postagem ameaçava o ex-vice-presidente norte-americano Joe Biden, bem como o antigo promotor público Eric Holder. Ambas as figuras eram remetentes dos pacotes explosivos que levaram Sayoc à prisão.

Ciberia // CanalTech / CNN

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Um acelerador de partículas cósmico, muito mais poderoso do que o LHC foi descoberto no espaço

Cientistas rastrearam uma partícula fantasma para uma estrela despedaçada e descobriram um gigantesco acelerador de partículas cósmico. A partícula subatômica, chamada de neutrino, foi lançada em direção à Terra depois que a estrela condenada chegou muito …

Mulher de 'El Chapo' Guzmán é presa nos EUA acusada por narcotráfico

Foi presa nesta segunda-feira (22/02) nos Estados Unidos Emma Coronel Aispuro, 31, mulher de Joaquín "El Chapo" Guzmán, ex-líder do cartel de drogas mexicano Sinaloa. Aispuro, que tem cidadania mexicana e americana, foi presa no aeroporto …

Gana é o primeiro país do mundo a receber vacinas do programa Covax, da OMS

Gana recebeu nesta quarta-feira o primeiro lote mundial de vacinas financiadas pelo programa Covax, que proporciona aos países de renda baixa e média as primeiras doses de fármacos antiCovid. Os imunizantes foram enviados de …

Variante da Califórnia parece ser mais contagiosa e resistente a vacinas, aponta estudo

Um novo estudo confirma que a mutação do SARS-CoV-2 na Califórnia, EUA, é mais contagiosa e mais resistente a vacinas, embora a escala de sua ameaça ainda não esteja clara. Uma variante descoberta pela primeira vez …

Cheirinho de carro novo? Estudo alerta para risco de câncer em odor favorito de muitos

Um estudo publicado por pesquisadores da Universidade da California Riverside mostrou que o cheiro de carro novo, tão amado por todo mundo que acaba de comprar o seu veículo, pode ser um risco para saúde. Mas …

STJ anula quebra do sigilo de Flávio Bolsonaro no caso das "rachadinhas"

Ministros apontaram falta de fundamentação do juiz de 1ª instância. Decisões da próxima semana determinarão chance de o processo contra o senador ir adiante ou voltar ao início. A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça …

Troca de comando na Petrobras: Bolsonaro repete interferência de Dilma na estatal?

As ações da Petrobras derreteram depois que o presidente Jair Bolsonaro decidiu mudar o comando da empresa. Na noite de sexta-feira (19/02), Bolsonaro anunciou o general da reserva Joaquim Silva e Luna para substituir o …

Uruguai, último país da América do Sul a receber vacinas, começa imunização em março

O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, informou nesta segunda-feira (22) que as primeiras vacinas contra a Covid-19 chegarão nesta quinta-feira ao país, o único na América do Sul que ainda não possui doses …

Cada ponto brilhante neste novo mapa cósmico é um buraco negro supermassivo

A equipe internacional sinterizou um conjunto tão impressionante quanto inédito de sinais de rádio emitidos por buracos negros supermassivos. Se tivéssemos um telescópio capaz de mostrar quaisquer objetos do universo, independentemente de quão distantes eles estão, …

Desvendado enigma de inscrição na obra "O Grito" de Edvard Munch

Uma frase escrita sobre uma das obras de arte mais conhecidas do mundo foi, durante um século, motivo de conjeturas e controvérsias entre os especialistas de arte em todo o mundo. Uma análise com escâner infravermelho, …